Inácio Correia Pamplona: um “herói” para o sertão mineiro setecentista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5510 |
Resumo: | O presente artigo busca elucidar a constituição “épica” de uma das figuras mais emblemáticas e paradoxais da história colonial mineira, o mestre de campo Inácio Correia Pamplona. A construção alegórica do personagem foi edificada pelos homens que integravam a entrada de 1769, rumo à conquista do sertão mineiro, a partir de poemas que foram compostos durante a expedição. Os poemas exaltam a imagem de Pamplona como um “herói” para o sertão, figura extraordinária por seus feitos guerreiros, seu valor e sua magnanimidade. No entanto, em contrapartida, o que se pretende é colocar a figura mítica no seu devido lugar: o sertão oeste das Minas Gerais na segunda metade do setecentos, demonstrando que esta visão romantizada foi fruto de motivações políticas específicas que acabaram por tornar o sertanista uma figura transcendental aos olhos de seus homens. |
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Inácio Correia Pamplona: um “herói” para o sertão mineiro setecentistaSertãoEntradasMinas Gerais setecentista.O presente artigo busca elucidar a constituição “épica” de uma das figuras mais emblemáticas e paradoxais da história colonial mineira, o mestre de campo Inácio Correia Pamplona. A construção alegórica do personagem foi edificada pelos homens que integravam a entrada de 1769, rumo à conquista do sertão mineiro, a partir de poemas que foram compostos durante a expedição. Os poemas exaltam a imagem de Pamplona como um “herói” para o sertão, figura extraordinária por seus feitos guerreiros, seu valor e sua magnanimidade. No entanto, em contrapartida, o que se pretende é colocar a figura mítica no seu devido lugar: o sertão oeste das Minas Gerais na segunda metade do setecentos, demonstrando que esta visão romantizada foi fruto de motivações políticas específicas que acabaram por tornar o sertanista uma figura transcendental aos olhos de seus homens.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5510Temporalidades; Vol. 6 No. 1 (2014): Edição 12 - Temporalidades, Belo Horizonte, v. 6, n. 1 (jan/abr. 2014); 67-83Temporalidades; v. 6 n. 1 (2014): Edição 12 - Temporalidades, Belo Horizonte, v. 6, n. 1 (jan/abr. 2014); 67-831984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5510/3440Copyright (c) 2014 Maria Emília Aparecida de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Maria Emília Aparecida de2019-02-01T19:43:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5510Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:25Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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