O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davel, Eduardo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Calasans, Fábia Virgínia Marques, Moura, Maria Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2545
Resumo: O jardineiro como metáfora é campo rico em ensinamentos sobre a condição humana (HARRISON, 2008; COOPER, 2006). No entanto, Huzzard e Spoelstra (2011) são os únicos pesquisadores que examinam a metáfora do jardineiro no campo da administração, propondo que o líder torne-se facilitador do crescimento de seus liderados. A pesquisa ilustra e aprofunda empiricamente as quatro práticas da jardinagem propostas por Huzzard e Spoelstra (2011), mas também criar e fundamentar três novas práticas: semear, manusear e colher. Os resultados da pesquisa contribuem para (a) enriquecer o conhecimento sobre o conceito de liderança com base na metáfora do jardineiro, (b) aprofundar a idéia de liderança como processo que busca facilitar o desenvolvimento do coletivo de trabalho e (c) discutir sobre as repercussões desta metáfora para a pesquisa futura sobre liderança.
id UFMG-18_16d7439fc7000cdf7f346823b8635c1b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2545
network_acronym_str UFMG-18
network_name_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository_id_str
spelling O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIROLiderançaMetáforaJardineiroPrática.O jardineiro como metáfora é campo rico em ensinamentos sobre a condição humana (HARRISON, 2008; COOPER, 2006). No entanto, Huzzard e Spoelstra (2011) são os únicos pesquisadores que examinam a metáfora do jardineiro no campo da administração, propondo que o líder torne-se facilitador do crescimento de seus liderados. A pesquisa ilustra e aprofunda empiricamente as quatro práticas da jardinagem propostas por Huzzard e Spoelstra (2011), mas também criar e fundamentar três novas práticas: semear, manusear e colher. Os resultados da pesquisa contribuem para (a) enriquecer o conhecimento sobre o conceito de liderança com base na metáfora do jardineiro, (b) aprofundar a idéia de liderança como processo que busca facilitar o desenvolvimento do coletivo de trabalho e (c) discutir sobre as repercussões desta metáfora para a pesquisa futura sobre liderança.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetáforaapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/254510.25113/farol.v2i3.2545Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015): Abril; 135-188Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 2 Núm. 3 (2015): Abril; 135-188Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 2 No. 3 (2015): Abril; 135-1882358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2545/2436Copyright (c) 2014 Eduardo Davel, Fábia Virgínia Marques Calasans, Maria Suzana Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessDavel, EduardoCalasans, Fábia Virgínia MarquesMoura, Maria Suzana2018-06-18T01:23:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2545Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-06-18T01:23:48Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
title O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
spellingShingle O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
Davel, Eduardo
Liderança
Metáfora
Jardineiro
Prática.
title_short O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
title_full O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
title_fullStr O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
title_full_unstemmed O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
title_sort O LÍDER COMO FACILITADOR: APRENDENDO COM A METÁFORA DO JARDINEIRO
author Davel, Eduardo
author_facet Davel, Eduardo
Calasans, Fábia Virgínia Marques
Moura, Maria Suzana
author_role author
author2 Calasans, Fábia Virgínia Marques
Moura, Maria Suzana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davel, Eduardo
Calasans, Fábia Virgínia Marques
Moura, Maria Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Metáfora
Jardineiro
Prática.
topic Liderança
Metáfora
Jardineiro
Prática.
description O jardineiro como metáfora é campo rico em ensinamentos sobre a condição humana (HARRISON, 2008; COOPER, 2006). No entanto, Huzzard e Spoelstra (2011) são os únicos pesquisadores que examinam a metáfora do jardineiro no campo da administração, propondo que o líder torne-se facilitador do crescimento de seus liderados. A pesquisa ilustra e aprofunda empiricamente as quatro práticas da jardinagem propostas por Huzzard e Spoelstra (2011), mas também criar e fundamentar três novas práticas: semear, manusear e colher. Os resultados da pesquisa contribuem para (a) enriquecer o conhecimento sobre o conceito de liderança com base na metáfora do jardineiro, (b) aprofundar a idéia de liderança como processo que busca facilitar o desenvolvimento do coletivo de trabalho e (c) discutir sobre as repercussões desta metáfora para a pesquisa futura sobre liderança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Metáfora
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2545
10.25113/farol.v2i3.2545
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2545
identifier_str_mv 10.25113/farol.v2i3.2545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2545/2436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Eduardo Davel, Fábia Virgínia Marques Calasans, Maria Suzana Moura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Eduardo Davel, Fábia Virgínia Marques Calasans, Maria Suzana Moura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015): Abril; 135-188
Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 2 Núm. 3 (2015): Abril; 135-188
Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 2 No. 3 (2015): Abril; 135-188
2358-6311
reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
collection Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br
_version_ 1754643244181880832