RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enoque, Alessandro Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borges, Alex Fernando, Borges, Jacquelaine Florindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2518
Resumo: Embora haja uma rica tradição sociológica que tem por objeto temáticas relacionadas ao universo religioso, ainda são incipientes os esforços que buscam relacionar os fenômenos de natureza organizacional e a religiãoem si.  Emoutro extremo, há uma vigorosa busca, por parte dos pesquisadores, no sentido de melhor compreender a dinâmica cultural relacionada ao universo do consumo, especialmente no que tange a sua dimensão simbólica. É objeto deste trabalho teórico, portanto, melhor compreender a natureza particular do comportamento de consumo do simbólico presente na mercantilização de artigos religiosos.  Partindo do modelo de transferência de sentido proposto por McCracken (1986), o artigo aponta seus limites, em grande parte derivados da natureza específica deste tipo de negócio, e propõe um modelo, inspirado nos trabalhos de Pierre Bourdieu, que seja melhor adaptável ao consumo de artigos religiosos.
id UFMG-18_91f4b8e69ecb1a7391586e486ac64f95
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2518
network_acronym_str UFMG-18
network_name_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository_id_str
spelling RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADESReligiãoConsumoConsumo do simbólicoArtigos religiososBourdieu.Embora haja uma rica tradição sociológica que tem por objeto temáticas relacionadas ao universo religioso, ainda são incipientes os esforços que buscam relacionar os fenômenos de natureza organizacional e a religiãoem si.  Emoutro extremo, há uma vigorosa busca, por parte dos pesquisadores, no sentido de melhor compreender a dinâmica cultural relacionada ao universo do consumo, especialmente no que tange a sua dimensão simbólica. É objeto deste trabalho teórico, portanto, melhor compreender a natureza particular do comportamento de consumo do simbólico presente na mercantilização de artigos religiosos.  Partindo do modelo de transferência de sentido proposto por McCracken (1986), o artigo aponta seus limites, em grande parte derivados da natureza específica deste tipo de negócio, e propõe um modelo, inspirado nos trabalhos de Pierre Bourdieu, que seja melhor adaptável ao consumo de artigos religiosos.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/251810.25113/farol.v2i4.2518Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015): Agosto; 488-532Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 2 Núm. 4 (2015): Agosto; 488-532Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 2 No. 4 (2015): Agosto; 488-5322358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2518/2445Copyright (c) 2015 Alessandro Gomes Enoque, Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnoque, Alessandro GomesBorges, Alex FernandoBorges, Jacquelaine Florindo2018-06-18T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2518Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-06-18T01:38:44Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
title RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
spellingShingle RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
Enoque, Alessandro Gomes
Religião
Consumo
Consumo do simbólico
Artigos religiosos
Bourdieu.
title_short RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_fullStr RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
title_sort RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES
author Enoque, Alessandro Gomes
author_facet Enoque, Alessandro Gomes
Borges, Alex Fernando
Borges, Jacquelaine Florindo
author_role author
author2 Borges, Alex Fernando
Borges, Jacquelaine Florindo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Enoque, Alessandro Gomes
Borges, Alex Fernando
Borges, Jacquelaine Florindo
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Consumo
Consumo do simbólico
Artigos religiosos
Bourdieu.
topic Religião
Consumo
Consumo do simbólico
Artigos religiosos
Bourdieu.
description Embora haja uma rica tradição sociológica que tem por objeto temáticas relacionadas ao universo religioso, ainda são incipientes os esforços que buscam relacionar os fenômenos de natureza organizacional e a religiãoem si.  Emoutro extremo, há uma vigorosa busca, por parte dos pesquisadores, no sentido de melhor compreender a dinâmica cultural relacionada ao universo do consumo, especialmente no que tange a sua dimensão simbólica. É objeto deste trabalho teórico, portanto, melhor compreender a natureza particular do comportamento de consumo do simbólico presente na mercantilização de artigos religiosos.  Partindo do modelo de transferência de sentido proposto por McCracken (1986), o artigo aponta seus limites, em grande parte derivados da natureza específica deste tipo de negócio, e propõe um modelo, inspirado nos trabalhos de Pierre Bourdieu, que seja melhor adaptável ao consumo de artigos religiosos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2518
10.25113/farol.v2i4.2518
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2518
identifier_str_mv 10.25113/farol.v2i4.2518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2518/2445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alessandro Gomes Enoque, Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo Borges
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alessandro Gomes Enoque, Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo Borges
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015): Agosto; 488-532
Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 2 Núm. 4 (2015): Agosto; 488-532
Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 2 No. 4 (2015): Agosto; 488-532
2358-6311
reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
collection Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br
_version_ 1754643244151472128