A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petinelli Souza, Susane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Camisão de Oliveira, Marianna Eliza, de Oliveira Martins da Silva, Priscilla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2525
Resumo: Foram analisados os discursos produzidos em uma das unidades de uma empresa de cosméticos. Para tal foi necessário caracterizar o sistema religioso segundo Pagès et al (2008), caracterizar a empresa e os discursos que por lá circulam. A pesquisa é qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de observação não participante, aplicação de questionário aberto, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A análise realizada nos materiais foi uma análise de discurso. Tal procedimento analítico permitiu que alguns enunciados fossem evidenciados. Também permitiu observar-se que os enunciados levam à configuração de práticas no cotidiano das consultoras e diretora, incitando certos comportamentos e valores organizacionais. Para Pagès a filosofia Mary Kay seria uma ideologia, mas neste estudo também se trata da produção de subjetividades e discursos organizacionais. O estudo conclui que discursos empresariais e religiosos circulam na unidade organizacional investigada. 
id UFMG-18_76b2b71fea603057daab5e67ca3fbd1b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2525
network_acronym_str UFMG-18
network_name_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSAdiscursos – ideologia – produção de subjetividade.Foram analisados os discursos produzidos em uma das unidades de uma empresa de cosméticos. Para tal foi necessário caracterizar o sistema religioso segundo Pagès et al (2008), caracterizar a empresa e os discursos que por lá circulam. A pesquisa é qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de observação não participante, aplicação de questionário aberto, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A análise realizada nos materiais foi uma análise de discurso. Tal procedimento analítico permitiu que alguns enunciados fossem evidenciados. Também permitiu observar-se que os enunciados levam à configuração de práticas no cotidiano das consultoras e diretora, incitando certos comportamentos e valores organizacionais. Para Pagès a filosofia Mary Kay seria uma ideologia, mas neste estudo também se trata da produção de subjetividades e discursos organizacionais. O estudo conclui que discursos empresariais e religiosos circulam na unidade organizacional investigada. Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2014-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de discursos organizacionaisapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/252510.25113/farol.v2i3.2525Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015): Abril; 11-70Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 2 Núm. 3 (2015): Abril; 11-70Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 2 No. 3 (2015): Abril; 11-702358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2525/2434Copyright (c) 2014 Susane Petinelli Souza, Marianna Eliza Camisão de Oliveira, Priscilla de Oliveira Martins da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPetinelli Souza, SusaneCamisão de Oliveira, Marianna Elizade Oliveira Martins da Silva, Priscilla2018-06-18T01:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2525Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-06-18T01:20:46Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
title A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
spellingShingle A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
Petinelli Souza, Susane
discursos – ideologia – produção de subjetividade.
title_short A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
title_full A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
title_fullStr A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
title_sort A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
author Petinelli Souza, Susane
author_facet Petinelli Souza, Susane
Camisão de Oliveira, Marianna Eliza
de Oliveira Martins da Silva, Priscilla
author_role author
author2 Camisão de Oliveira, Marianna Eliza
de Oliveira Martins da Silva, Priscilla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petinelli Souza, Susane
Camisão de Oliveira, Marianna Eliza
de Oliveira Martins da Silva, Priscilla
dc.subject.por.fl_str_mv discursos – ideologia – produção de subjetividade.
topic discursos – ideologia – produção de subjetividade.
description Foram analisados os discursos produzidos em uma das unidades de uma empresa de cosméticos. Para tal foi necessário caracterizar o sistema religioso segundo Pagès et al (2008), caracterizar a empresa e os discursos que por lá circulam. A pesquisa é qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de observação não participante, aplicação de questionário aberto, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A análise realizada nos materiais foi uma análise de discurso. Tal procedimento analítico permitiu que alguns enunciados fossem evidenciados. Também permitiu observar-se que os enunciados levam à configuração de práticas no cotidiano das consultoras e diretora, incitando certos comportamentos e valores organizacionais. Para Pagès a filosofia Mary Kay seria uma ideologia, mas neste estudo também se trata da produção de subjetividades e discursos organizacionais. O estudo conclui que discursos empresariais e religiosos circulam na unidade organizacional investigada. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de discursos organizacionais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2525
10.25113/farol.v2i3.2525
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2525
identifier_str_mv 10.25113/farol.v2i3.2525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2525/2434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015): Abril; 11-70
Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 2 Núm. 3 (2015): Abril; 11-70
Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 2 No. 3 (2015): Abril; 11-70
2358-6311
reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
collection Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br
_version_ 1754643244156715008