O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2533 |
Resumo: | Para contribuir com a discussão sobre a Teoria da Atividade histórico-cultural de origem russa, proveniente de autores das áreas da Educação e Psicologia como Vygotsky, Leontiev e Davydov, esse artigo objetiva apresentar o entendimento dos pesquisadores contemporâneos dessa teoria sobre os princípios teórico-metodológicos que regem essas metodologias. Mediante entrevistas e participação em diferentes atividades realizadas no Center for Research on Activity Learning and Development da Universidade de Helsinki, Finlândia - um dos mais comprometidos espaços de produção acadêmica para o desenvolvimento de estudos sobre aprendizagem de origem russa - foi possível compreender os conceitos que embasam as pesquisas intervencionistas pelas diferentes gerações de estudiosos, nas análises sobre as atividades individuais e coletivas das organizações. A análise do material produzido durante a pesquisa apontou duas importantes contribuições da Teoria da Atividade para os estudos de aprendizagem organizacional: o princípio intervencionista e o Sistema de Atividade como unidade teórica de análise. |
id |
UFMG-18_85fe84f193e7bc6f76677f579c8e608f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2533 |
network_acronym_str |
UFMG-18 |
network_name_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLEPesquisa IntervencionistaTeoria da AtividadeCRADLESistema de Atividade.Para contribuir com a discussão sobre a Teoria da Atividade histórico-cultural de origem russa, proveniente de autores das áreas da Educação e Psicologia como Vygotsky, Leontiev e Davydov, esse artigo objetiva apresentar o entendimento dos pesquisadores contemporâneos dessa teoria sobre os princípios teórico-metodológicos que regem essas metodologias. Mediante entrevistas e participação em diferentes atividades realizadas no Center for Research on Activity Learning and Development da Universidade de Helsinki, Finlândia - um dos mais comprometidos espaços de produção acadêmica para o desenvolvimento de estudos sobre aprendizagem de origem russa - foi possível compreender os conceitos que embasam as pesquisas intervencionistas pelas diferentes gerações de estudiosos, nas análises sobre as atividades individuais e coletivas das organizações. A análise do material produzido durante a pesquisa apontou duas importantes contribuições da Teoria da Atividade para os estudos de aprendizagem organizacional: o princípio intervencionista e o Sistema de Atividade como unidade teórica de análise.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2014-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/253310.25113/farol.v1i2.2533Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014): Dezembro; 528-593Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dezembro; 528-593Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 1 No. 2 (2014): Dezembro; 528-5932358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2533/2268Copyright (c) 2014 Marcio Pascoal Cassandre, Marco Antonio Pereira-Querolinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassandre, Marcio PascoalPereira-Querol, Marco Antonio2018-05-25T03:20:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2533Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-25T03:20:36Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
title |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
spellingShingle |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE Cassandre, Marcio Pascoal Pesquisa Intervencionista Teoria da Atividade CRADLE Sistema de Atividade. |
title_short |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
title_full |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
title_fullStr |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
title_full_unstemmed |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
title_sort |
O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE |
author |
Cassandre, Marcio Pascoal |
author_facet |
Cassandre, Marcio Pascoal Pereira-Querol, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira-Querol, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassandre, Marcio Pascoal Pereira-Querol, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Intervencionista Teoria da Atividade CRADLE Sistema de Atividade. |
topic |
Pesquisa Intervencionista Teoria da Atividade CRADLE Sistema de Atividade. |
description |
Para contribuir com a discussão sobre a Teoria da Atividade histórico-cultural de origem russa, proveniente de autores das áreas da Educação e Psicologia como Vygotsky, Leontiev e Davydov, esse artigo objetiva apresentar o entendimento dos pesquisadores contemporâneos dessa teoria sobre os princípios teórico-metodológicos que regem essas metodologias. Mediante entrevistas e participação em diferentes atividades realizadas no Center for Research on Activity Learning and Development da Universidade de Helsinki, Finlândia - um dos mais comprometidos espaços de produção acadêmica para o desenvolvimento de estudos sobre aprendizagem de origem russa - foi possível compreender os conceitos que embasam as pesquisas intervencionistas pelas diferentes gerações de estudiosos, nas análises sobre as atividades individuais e coletivas das organizações. A análise do material produzido durante a pesquisa apontou duas importantes contribuições da Teoria da Atividade para os estudos de aprendizagem organizacional: o princípio intervencionista e o Sistema de Atividade como unidade teórica de análise. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2533 10.25113/farol.v1i2.2533 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2533 |
identifier_str_mv |
10.25113/farol.v1i2.2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2533/2268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Marcio Pascoal Cassandre, Marco Antonio Pereira-Querol info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Marcio Pascoal Cassandre, Marco Antonio Pereira-Querol |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014): Dezembro; 528-593 Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dezembro; 528-593 Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 1 No. 2 (2014): Dezembro; 528-593 2358-6311 reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
collection |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br |
_version_ |
1754643244160909312 |