O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassandre, Marcio Pascoal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira-Querol, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2533
Resumo: Para contribuir com a discussão sobre a Teoria da Atividade histórico-cultural de origem russa, proveniente de autores das áreas da Educação e Psicologia como Vygotsky, Leontiev e Davydov, esse artigo objetiva apresentar o entendimento dos pesquisadores contemporâneos dessa teoria sobre os princípios teórico-metodológicos que regem essas metodologias. Mediante entrevistas e participação em diferentes atividades realizadas no Center for Research on Activity Learning and Development da Universidade de Helsinki, Finlândia - um dos mais comprometidos espaços de produção acadêmica para o desenvolvimento de estudos sobre aprendizagem de origem russa - foi possível compreender os conceitos que embasam as pesquisas intervencionistas pelas diferentes gerações de estudiosos, nas análises sobre as atividades individuais e coletivas das organizações. A análise do material produzido durante a pesquisa apontou duas importantes contribuições da Teoria da Atividade para os estudos de aprendizagem organizacional: o princípio intervencionista e o Sistema de Atividade como unidade teórica de análise.
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