A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872 |
Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário. |
id |
UFMG-18_c20bc2bd5cbab563d7cd094114a1ec0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3872 |
network_acronym_str |
UFMG-18 |
network_name_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”Ensino de MarketingHistória do MarketingEAESP/FGVHistória das disciplinasHistória da Administração.O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem Históricaapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/387210.25113/farol.v3i8.3872Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 3 n. 8 (2016): Dezembro; 888-956Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 3 Núm. 8 (2016): Dezembro; 888-956Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 3 No. 8 (2016): Dezembro; 888-9562358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872/2354Copyright (c) 2017 Marcelo Rosa Boschi, Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronninfo:eu-repo/semantics/openAccessBoschi, Marcelo RosaBarros, Denise FrancaSauerbronn, João Felipe Rammelt2018-05-29T00:05:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3872Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-29T00:05:08Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
title |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
spellingShingle |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” Boschi, Marcelo Rosa Ensino de Marketing História do Marketing EAESP/FGV História das disciplinas História da Administração. |
title_short |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
title_full |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
title_fullStr |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
title_full_unstemmed |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
title_sort |
A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE” |
author |
Boschi, Marcelo Rosa |
author_facet |
Boschi, Marcelo Rosa Barros, Denise Franca Sauerbronn, João Felipe Rammelt |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Denise Franca Sauerbronn, João Felipe Rammelt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boschi, Marcelo Rosa Barros, Denise Franca Sauerbronn, João Felipe Rammelt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Marketing História do Marketing EAESP/FGV História das disciplinas História da Administração. |
topic |
Ensino de Marketing História do Marketing EAESP/FGV História das disciplinas História da Administração. |
description |
O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872 10.25113/farol.v3i8.3872 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872 |
identifier_str_mv |
10.25113/farol.v3i8.3872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872/2354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcelo Rosa Boschi, Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcelo Rosa Boschi, Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 3 n. 8 (2016): Dezembro; 888-956 Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 3 Núm. 8 (2016): Dezembro; 888-956 Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 3 No. 8 (2016): Dezembro; 888-956 2358-6311 reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
collection |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br |
_version_ |
1798045929879633920 |