A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boschi, Marcelo Rosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, Denise Franca, Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.
id UFMG-18_c20bc2bd5cbab563d7cd094114a1ec0f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3872
network_acronym_str UFMG-18
network_name_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository_id_str
spelling A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”Ensino de MarketingHistória do MarketingEAESP/FGVHistória das disciplinasHistória da Administração.O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem Históricaapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/387210.25113/farol.v3i8.3872Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 3 n. 8 (2016): Dezembro; 888-956Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 3 Núm. 8 (2016): Dezembro; 888-956Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 3 No. 8 (2016): Dezembro; 888-9562358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872/2354Copyright (c) 2017 Marcelo Rosa Boschi, Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronninfo:eu-repo/semantics/openAccessBoschi, Marcelo RosaBarros, Denise FrancaSauerbronn, João Felipe Rammelt2018-05-29T00:05:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3872Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-29T00:05:08Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
title A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
spellingShingle A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
Boschi, Marcelo Rosa
Ensino de Marketing
História do Marketing
EAESP/FGV
História das disciplinas
História da Administração.
title_short A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
title_full A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
title_fullStr A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
title_full_unstemmed A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
title_sort A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
author Boschi, Marcelo Rosa
author_facet Boschi, Marcelo Rosa
Barros, Denise Franca
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
author_role author
author2 Barros, Denise Franca
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boschi, Marcelo Rosa
Barros, Denise Franca
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Marketing
História do Marketing
EAESP/FGV
História das disciplinas
História da Administração.
topic Ensino de Marketing
História do Marketing
EAESP/FGV
História das disciplinas
História da Administração.
description O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Abordagem Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872
10.25113/farol.v3i8.3872
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872
identifier_str_mv 10.25113/farol.v3i8.3872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3872/2354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Rosa Boschi, Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Rosa Boschi, Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 3 n. 8 (2016): Dezembro; 888-956
Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 3 Núm. 8 (2016): Dezembro; 888-956
Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 3 No. 8 (2016): Dezembro; 888-956
2358-6311
reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
collection Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br
_version_ 1798045929879633920