A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Igor Cardoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Marineide Jardim, Soares, Jeanne Vieira, Souza, Diego Alves, Santos, Eliane Macedo Sobrinho, Santos, Hércules Otacílio, Costa, Kattyanne de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2989
Resumo: Resumo: O trabalho teve como objetivo relatar a experiência dos alunos do 5° período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí em elaborar artigos científicos de revisão sistemática de literatura, que é uma investigação de cunho científico, e, consequentemente, apresentá-los em formato de pôsteres. Esta apresentação ocorreu na I Mostra de Artigos Científicos da Gestão Ambiental que foi idealizada e organizada como parte das exigências da disciplina de Metodologia Científica. Os pôsteres foram organizados lado a lado no corredor do IFNMG onde cada autor se posicionou ao lado de seu trabalho para explicações. Para cada um foram disponibilizados cinco minutos para apresentação e vinte minutos para as explanações dos pareceristas que avaliaram a apresentação seguindo um modelo de barema criado para a ocasião. Ao final das avaliações, a menor média foi de 74,21%, o que demonstra que os trabalhos apresentados tiveram qualidade científica. A vivência dos discentes configurou-se como nova forma de trilhar novos caminhos para renovar o processo educativo da gestão ambiental.  Abstract: This paper aims to report an experience of the students from the 5th period of the Technological Course in Environmental Management of the IFNMG - Campus Araçuaí to elaborate scientific articles of systematic literature review. This research of a centific nature was later displayed in format of poster by students. This presentation was part of the 1st Scientific Articles’ Show of Environmental Management that was idealized and organized as part of the requirements for scientific methodology classes. The posters were organized side by side in the IFNMG corridor where each author stands next to their work for public elucidations. Each of them had five minutes for presentation and twenty minutes for the elucidations of reviewers that evaluate the presentation following a model of barema. At the end of the analysis, the lowest average was 74.21%, which shows that the work was of scientific quality. The experience of the speeches was set up as a new way of finding new paths to renew the educational process of environmental management
id UFMG-1_edd063078e3f498eaacbfd7f305654d8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/2989
network_acronym_str UFMG-1
network_name_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience reportPalavras-chaveRevisão sistemática de literatura. Apresentação de pôster. Evento científico. Jequitinhonha. Meio ambiente. KeywordsSystematic review of literature. Presentation poster. Scientific communication. Environmental managementCiências ambientaisResumo: O trabalho teve como objetivo relatar a experiência dos alunos do 5° período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí em elaborar artigos científicos de revisão sistemática de literatura, que é uma investigação de cunho científico, e, consequentemente, apresentá-los em formato de pôsteres. Esta apresentação ocorreu na I Mostra de Artigos Científicos da Gestão Ambiental que foi idealizada e organizada como parte das exigências da disciplina de Metodologia Científica. Os pôsteres foram organizados lado a lado no corredor do IFNMG onde cada autor se posicionou ao lado de seu trabalho para explicações. Para cada um foram disponibilizados cinco minutos para apresentação e vinte minutos para as explanações dos pareceristas que avaliaram a apresentação seguindo um modelo de barema criado para a ocasião. Ao final das avaliações, a menor média foi de 74,21%, o que demonstra que os trabalhos apresentados tiveram qualidade científica. A vivência dos discentes configurou-se como nova forma de trilhar novos caminhos para renovar o processo educativo da gestão ambiental.  Abstract: This paper aims to report an experience of the students from the 5th period of the Technological Course in Environmental Management of the IFNMG - Campus Araçuaí to elaborate scientific articles of systematic literature review. This research of a centific nature was later displayed in format of poster by students. This presentation was part of the 1st Scientific Articles’ Show of Environmental Management that was idealized and organized as part of the requirements for scientific methodology classes. The posters were organized side by side in the IFNMG corridor where each author stands next to their work for public elucidations. Each of them had five minutes for presentation and twenty minutes for the elucidations of reviewers that evaluate the presentation following a model of barema. At the end of the analysis, the lowest average was 74.21%, which shows that the work was of scientific quality. The experience of the speeches was set up as a new way of finding new paths to renew the educational process of environmental managementUniversidade Federal de Minas Gerais2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2989Agrarian Sciences Journal; Vol. 9 No. 3 (2017); 49-60Caderno de Ciências Agrárias; v. 9 n. 3 (2017); 49-602447-62181984-6738reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2989/1815Copyright (c) 2017 Igor Cardoso Costa, Marineide Jardim Rodrigues, Jeanne Vieira Soares, Diego Alves Souza, Eliane Macedo Sobrinho Santos, Hércules Otacílio Santos, Kattyanne de Souza Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Igor CardosoRodrigues, Marineide JardimSoares, Jeanne VieiraSouza, Diego AlvesSantos, Eliane Macedo SobrinhoSantos, Hércules OtacílioCosta, Kattyanne de Souza2019-02-01T19:30:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/2989Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmgPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/oaiccaufmg@ica.ufmg.br2447-62181984-6738opendoar:2019-02-01T19:30:23Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
title A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
spellingShingle A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
Costa, Igor Cardoso
Palavras-chave
Revisão sistemática de literatura. Apresentação de pôster. Evento científico. Jequitinhonha. Meio ambiente. Keywords
Systematic review of literature. Presentation poster. Scientific communication. Environmental management
Ciências ambientais
title_short A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
title_full A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
title_fullStr A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
title_full_unstemmed A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
title_sort A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report
author Costa, Igor Cardoso
author_facet Costa, Igor Cardoso
Rodrigues, Marineide Jardim
Soares, Jeanne Vieira
Souza, Diego Alves
Santos, Eliane Macedo Sobrinho
Santos, Hércules Otacílio
Costa, Kattyanne de Souza
author_role author
author2 Rodrigues, Marineide Jardim
Soares, Jeanne Vieira
Souza, Diego Alves
Santos, Eliane Macedo Sobrinho
Santos, Hércules Otacílio
Costa, Kattyanne de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Igor Cardoso
Rodrigues, Marineide Jardim
Soares, Jeanne Vieira
Souza, Diego Alves
Santos, Eliane Macedo Sobrinho
Santos, Hércules Otacílio
Costa, Kattyanne de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Revisão sistemática de literatura. Apresentação de pôster. Evento científico. Jequitinhonha. Meio ambiente. Keywords
Systematic review of literature. Presentation poster. Scientific communication. Environmental management
Ciências ambientais
topic Palavras-chave
Revisão sistemática de literatura. Apresentação de pôster. Evento científico. Jequitinhonha. Meio ambiente. Keywords
Systematic review of literature. Presentation poster. Scientific communication. Environmental management
Ciências ambientais
description Resumo: O trabalho teve como objetivo relatar a experiência dos alunos do 5° período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí em elaborar artigos científicos de revisão sistemática de literatura, que é uma investigação de cunho científico, e, consequentemente, apresentá-los em formato de pôsteres. Esta apresentação ocorreu na I Mostra de Artigos Científicos da Gestão Ambiental que foi idealizada e organizada como parte das exigências da disciplina de Metodologia Científica. Os pôsteres foram organizados lado a lado no corredor do IFNMG onde cada autor se posicionou ao lado de seu trabalho para explicações. Para cada um foram disponibilizados cinco minutos para apresentação e vinte minutos para as explanações dos pareceristas que avaliaram a apresentação seguindo um modelo de barema criado para a ocasião. Ao final das avaliações, a menor média foi de 74,21%, o que demonstra que os trabalhos apresentados tiveram qualidade científica. A vivência dos discentes configurou-se como nova forma de trilhar novos caminhos para renovar o processo educativo da gestão ambiental.  Abstract: This paper aims to report an experience of the students from the 5th period of the Technological Course in Environmental Management of the IFNMG - Campus Araçuaí to elaborate scientific articles of systematic literature review. This research of a centific nature was later displayed in format of poster by students. This presentation was part of the 1st Scientific Articles’ Show of Environmental Management that was idealized and organized as part of the requirements for scientific methodology classes. The posters were organized side by side in the IFNMG corridor where each author stands next to their work for public elucidations. Each of them had five minutes for presentation and twenty minutes for the elucidations of reviewers that evaluate the presentation following a model of barema. At the end of the analysis, the lowest average was 74.21%, which shows that the work was of scientific quality. The experience of the speeches was set up as a new way of finding new paths to renew the educational process of environmental management
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2989
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2989/1815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian Sciences Journal; Vol. 9 No. 3 (2017); 49-60
Caderno de Ciências Agrárias; v. 9 n. 3 (2017); 49-60
2447-6218
1984-6738
reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
collection Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ccaufmg@ica.ufmg.br
_version_ 1797042442902437888