Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17014 |
Resumo: | O estudo de usuários da informação é imprescindível para o conhecimento do uso, aperfeiçoamento, relações e distribuição de recursos de sistemas de informação. Objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades, hábitos de uso da informação de usuários reais ou potenciais. Na Arquivologia, os estudos voltados para usuários são exíguos. Este trabalho objetivou traçar o perfil do usuário interno de um serviço de arquivo de recursos humanos de uma instituição pública, bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo arquivo e as necessidades de informação deste usuário. A metodologia consistiu na análise exploratória quantitativa de dados, para traçar o perfil e avaliação do serviço de arquivo através de aplicação de questionário, e num segundo momento analise qualitativa verificando as necessidades de informação através de entrevista, aliada com observação não participante que verificou o processo de busca e recuperação da informação. Os resultados apontam para usuários em sua maioria do sexo feminino, com mais de 10 anos de serviço, que utilizam diariamente o serviço arquivístico. Os usuários utilizam o sistema de recursos humanos, embora sua confiabilidade não seja total, devido a erro humano. Concluiu-se que o serviço de arquivo interno de Recursos Humanos atende de maneira satisfatória as demandas de seus usuários. |
id |
UFMG-20_9d62b95290c76cd5efffd627e8b1b7a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17014 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação.estudo de usuáriosusuários internos de arquivosnecessidades de informação.O estudo de usuários da informação é imprescindível para o conhecimento do uso, aperfeiçoamento, relações e distribuição de recursos de sistemas de informação. Objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades, hábitos de uso da informação de usuários reais ou potenciais. Na Arquivologia, os estudos voltados para usuários são exíguos. Este trabalho objetivou traçar o perfil do usuário interno de um serviço de arquivo de recursos humanos de uma instituição pública, bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo arquivo e as necessidades de informação deste usuário. A metodologia consistiu na análise exploratória quantitativa de dados, para traçar o perfil e avaliação do serviço de arquivo através de aplicação de questionário, e num segundo momento analise qualitativa verificando as necessidades de informação através de entrevista, aliada com observação não participante que verificou o processo de busca e recuperação da informação. Os resultados apontam para usuários em sua maioria do sexo feminino, com mais de 10 anos de serviço, que utilizam diariamente o serviço arquivístico. Os usuários utilizam o sistema de recursos humanos, embora sua confiabilidade não seja total, devido a erro humano. Concluiu-se que o serviço de arquivo interno de Recursos Humanos atende de maneira satisfatória as demandas de seus usuários.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2017-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17014Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 6 No. 2 (2016): Publicações Contínuas 2016Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 6 Núm. 2 (2016): Publicações Contínuas 2016Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 6 No 2 (2016): Publicações Contínuas 2016Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 6 n. 2 (2016): Publicações Contínuas 20162237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17014/13783Copyright (c) 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessBalbino, Giseli Milani Santiago2023-04-09T00:57:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17014Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-09T00:57:14Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
title |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
spellingShingle |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. Balbino, Giseli Milani Santiago estudo de usuários usuários internos de arquivos necessidades de informação. |
title_short |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
title_full |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
title_fullStr |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
title_full_unstemmed |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
title_sort |
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. |
author |
Balbino, Giseli Milani Santiago |
author_facet |
Balbino, Giseli Milani Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbino, Giseli Milani Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudo de usuários usuários internos de arquivos necessidades de informação. |
topic |
estudo de usuários usuários internos de arquivos necessidades de informação. |
description |
O estudo de usuários da informação é imprescindível para o conhecimento do uso, aperfeiçoamento, relações e distribuição de recursos de sistemas de informação. Objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades, hábitos de uso da informação de usuários reais ou potenciais. Na Arquivologia, os estudos voltados para usuários são exíguos. Este trabalho objetivou traçar o perfil do usuário interno de um serviço de arquivo de recursos humanos de uma instituição pública, bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo arquivo e as necessidades de informação deste usuário. A metodologia consistiu na análise exploratória quantitativa de dados, para traçar o perfil e avaliação do serviço de arquivo através de aplicação de questionário, e num segundo momento analise qualitativa verificando as necessidades de informação através de entrevista, aliada com observação não participante que verificou o processo de busca e recuperação da informação. Os resultados apontam para usuários em sua maioria do sexo feminino, com mais de 10 anos de serviço, que utilizam diariamente o serviço arquivístico. Os usuários utilizam o sistema de recursos humanos, embora sua confiabilidade não seja total, devido a erro humano. Concluiu-se que o serviço de arquivo interno de Recursos Humanos atende de maneira satisfatória as demandas de seus usuários. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17014 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17014/13783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 6 No. 2 (2016): Publicações Contínuas 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 6 Núm. 2 (2016): Publicações Contínuas 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 6 No 2 (2016): Publicações Contínuas 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 6 n. 2 (2016): Publicações Contínuas 2016 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463413129216 |