Editorial 25.2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ailton Vitor
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579
Resumo: A Trabalho & Educação publica, neste número, artigos que tratam desde as questões relacionadas a uma análise clínica do trabalho, considerando a organização da saúde do trabalhador e uma análise do trabalho prescrito e sua distinção do trabalho real, passando por abordagens do trabalho docente, no que diz respeito ao envelhecimento dos(as) trabalhadores(as) da educação, seu desgaste na função docente, a produção de saberes na sua atuação em disciplinas de formação técnica e como a interação e o diálogo de saberes na aproximação entre teoria e prática desempenham papel fundamental na formação docente inicial.Numa outra vertente de análises, não necessariamente orgânicas, mas relacionadas pela problemática do formação profissional técnica de nível médio na Educação Profissional, os estudos publicados neste número indicam a necessidade de potencializar a capacidade de decisão e produção autônoma por parte dos discentes em formação, de como essa potencialização é relevante e, especialmente, nos casos da Educação de Jovens e Adultos em assentamentos de reforma agrária. Além disso, tratam de aspectos como o significado dessa formação em nível médio, quando os discentes se apresentam para os processos seletivos de contratação para a indústria, e de como o trabalho do técnico em segurança do trabalho  faz diferença na formação do trabalhador, em geral.A abordagem do trabalho feminino e do infanto-juvenil também comparece nesta edição, particularmente o trabalho feminino, num contexto em que se estudam o perfil socieconômico e produtivo dos catadores de caranguejo no Estado do Pará.Finalmente, na nossa seção Resumos, os estudos referenciados oferecem análises: dos cursos de licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia naquilo que esses cursos podem indicar de relação com uma formação humana integral e com o Ensino Médio Integrado (EMI); dos saberes tácitos e explícitos no trabalho de cozinheiros, tendo em vista os processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); da divisão social e moral do trabalho, ao lidar com uma análise clínica do trabalho cotidiano de diaristas nas suas “dramáticas do uso de si”; e do tripé Trabalho-Capital-Estado na obra de István Mészáros, que instaura uma ‘ontologia singularmente humana a partir do trabalho’, na recuperação do caráter revolucionário da teoria social marxiana...
id UFMG-23_056cffb9f21a22d6f82fc3f9d041b11a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9579
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Editorial 25.2EditorialTrabalho & Educação25.2 | EditorialWork & Education25.2A Trabalho & Educação publica, neste número, artigos que tratam desde as questões relacionadas a uma análise clínica do trabalho, considerando a organização da saúde do trabalhador e uma análise do trabalho prescrito e sua distinção do trabalho real, passando por abordagens do trabalho docente, no que diz respeito ao envelhecimento dos(as) trabalhadores(as) da educação, seu desgaste na função docente, a produção de saberes na sua atuação em disciplinas de formação técnica e como a interação e o diálogo de saberes na aproximação entre teoria e prática desempenham papel fundamental na formação docente inicial.Numa outra vertente de análises, não necessariamente orgânicas, mas relacionadas pela problemática do formação profissional técnica de nível médio na Educação Profissional, os estudos publicados neste número indicam a necessidade de potencializar a capacidade de decisão e produção autônoma por parte dos discentes em formação, de como essa potencialização é relevante e, especialmente, nos casos da Educação de Jovens e Adultos em assentamentos de reforma agrária. Além disso, tratam de aspectos como o significado dessa formação em nível médio, quando os discentes se apresentam para os processos seletivos de contratação para a indústria, e de como o trabalho do técnico em segurança do trabalho  faz diferença na formação do trabalhador, em geral.A abordagem do trabalho feminino e do infanto-juvenil também comparece nesta edição, particularmente o trabalho feminino, num contexto em que se estudam o perfil socieconômico e produtivo dos catadores de caranguejo no Estado do Pará.Finalmente, na nossa seção Resumos, os estudos referenciados oferecem análises: dos cursos de licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia naquilo que esses cursos podem indicar de relação com uma formação humana integral e com o Ensino Médio Integrado (EMI); dos saberes tácitos e explícitos no trabalho de cozinheiros, tendo em vista os processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); da divisão social e moral do trabalho, ao lidar com uma análise clínica do trabalho cotidiano de diaristas nas suas “dramáticas do uso de si”; e do tripé Trabalho-Capital-Estado na obra de István Mészáros, que instaura uma ‘ontologia singularmente humana a partir do trabalho’, na recuperação do caráter revolucionário da teoria social marxiana...Universidade Federal de Minas Gerais2016-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 7-13Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2016); 7-13Trabalho & Educação; Vol. 25 No 2 (2016); 7-13Trabalho & Educação; v. 25 n. 2 (2016); 7-132238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579/6817Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Ailton Vitor2019-02-01T19:52:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9579Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:56Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial 25.2
title Editorial 25.2
spellingShingle Editorial 25.2
Guimarães, Ailton Vitor
Editorial
Trabalho & Educação
25.2 | Editorial
Work & Education
25.2
title_short Editorial 25.2
title_full Editorial 25.2
title_fullStr Editorial 25.2
title_full_unstemmed Editorial 25.2
title_sort Editorial 25.2
author Guimarães, Ailton Vitor
author_facet Guimarães, Ailton Vitor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ailton Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
Trabalho & Educação
25.2 | Editorial
Work & Education
25.2
topic Editorial
Trabalho & Educação
25.2 | Editorial
Work & Education
25.2
description A Trabalho & Educação publica, neste número, artigos que tratam desde as questões relacionadas a uma análise clínica do trabalho, considerando a organização da saúde do trabalhador e uma análise do trabalho prescrito e sua distinção do trabalho real, passando por abordagens do trabalho docente, no que diz respeito ao envelhecimento dos(as) trabalhadores(as) da educação, seu desgaste na função docente, a produção de saberes na sua atuação em disciplinas de formação técnica e como a interação e o diálogo de saberes na aproximação entre teoria e prática desempenham papel fundamental na formação docente inicial.Numa outra vertente de análises, não necessariamente orgânicas, mas relacionadas pela problemática do formação profissional técnica de nível médio na Educação Profissional, os estudos publicados neste número indicam a necessidade de potencializar a capacidade de decisão e produção autônoma por parte dos discentes em formação, de como essa potencialização é relevante e, especialmente, nos casos da Educação de Jovens e Adultos em assentamentos de reforma agrária. Além disso, tratam de aspectos como o significado dessa formação em nível médio, quando os discentes se apresentam para os processos seletivos de contratação para a indústria, e de como o trabalho do técnico em segurança do trabalho  faz diferença na formação do trabalhador, em geral.A abordagem do trabalho feminino e do infanto-juvenil também comparece nesta edição, particularmente o trabalho feminino, num contexto em que se estudam o perfil socieconômico e produtivo dos catadores de caranguejo no Estado do Pará.Finalmente, na nossa seção Resumos, os estudos referenciados oferecem análises: dos cursos de licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia naquilo que esses cursos podem indicar de relação com uma formação humana integral e com o Ensino Médio Integrado (EMI); dos saberes tácitos e explícitos no trabalho de cozinheiros, tendo em vista os processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); da divisão social e moral do trabalho, ao lidar com uma análise clínica do trabalho cotidiano de diaristas nas suas “dramáticas do uso de si”; e do tripé Trabalho-Capital-Estado na obra de István Mészáros, que instaura uma ‘ontologia singularmente humana a partir do trabalho’, na recuperação do caráter revolucionário da teoria social marxiana...
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9579/6817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 7-13
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2016); 7-13
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 2 (2016); 7-13
Trabalho & Educação; v. 25 n. 2 (2016); 7-13
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1754831141918998528