O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar o trabalho dos programadores da distribuição do gás. O trabalho integra tele-atendimento, o controle e a gestão de processo informatizado. Os registros das comunicações e as auto-confrontações evidenciaram a complexidade derivada da negociação com os clientes, fornecedores e demais atores envolvidos no processo. Viu-se que fatores exteriores ao posto de trabalho, em especial o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de gás explica o retrabalho, os conflitos e a extensão da jornada de trabalho dos programadores. |
id |
UFMG-23_6bce38ea29c0657555aeefbadbb21d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8660 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overloadSaúde do TrabalhadorErgonomiaIndústria do processo.600 O objetivo deste estudo é analisar o trabalho dos programadores da distribuição do gás. O trabalho integra tele-atendimento, o controle e a gestão de processo informatizado. Os registros das comunicações e as auto-confrontações evidenciaram a complexidade derivada da negociação com os clientes, fornecedores e demais atores envolvidos no processo. Viu-se que fatores exteriores ao posto de trabalho, em especial o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de gás explica o retrabalho, os conflitos e a extensão da jornada de trabalho dos programadores.Universidade Federal de Minas Gerais2011-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 1 (2011); 23-32Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2011); 23-32Trabalho & Educação; Vol. 20 No 1 (2011); 23-32Trabalho & Educação; v. 20 n. 1 (2011); 23-322238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660/6170Guida, HilkaTeixeira, JosueDuarte, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8660Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
title |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
spellingShingle |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload Guida, Hilka Saúde do Trabalhador Ergonomia Indústria do processo. 600 |
title_short |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
title_full |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
title_fullStr |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
title_full_unstemmed |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
title_sort |
O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload |
author |
Guida, Hilka |
author_facet |
Guida, Hilka Teixeira, Josue Duarte, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Josue Duarte, Francisco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guida, Hilka Teixeira, Josue Duarte, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde do Trabalhador Ergonomia Indústria do processo. 600 |
topic |
Saúde do Trabalhador Ergonomia Indústria do processo. 600 |
description |
O objetivo deste estudo é analisar o trabalho dos programadores da distribuição do gás. O trabalho integra tele-atendimento, o controle e a gestão de processo informatizado. Os registros das comunicações e as auto-confrontações evidenciaram a complexidade derivada da negociação com os clientes, fornecedores e demais atores envolvidos no processo. Viu-se que fatores exteriores ao posto de trabalho, em especial o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de gás explica o retrabalho, os conflitos e a extensão da jornada de trabalho dos programadores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660/6170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 1 (2011); 23-32 Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2011); 23-32 Trabalho & Educação; Vol. 20 No 1 (2011); 23-32 Trabalho & Educação; v. 20 n. 1 (2011); 23-32 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511045910528 |