O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ailton Vitor
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aranha, Antônia Vitória Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413
Resumo: Este artigo tem como objetivo indicar os significados acerca do trabalho encontrados no cotidiano de escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e resulta de pesquisa cujo objeto tomado como referência de estudo constituiu-se nas relações entre educação, lazer e trabalho identificadas no interior dessas escolas. Toma-se como princípio de pesquisa a dialética materialista, considerando um processo segundo a qual se leva em conta a totalidade investigada a partir de um processo de concretização pelo qual se identificam as contradições encontradas num movimento recíproco recíproco, de correlações em espiral, por meio do qual se busca apreender a realidade pesquisada. No percurso metodológico cumprido, cujo foco foram as relações que os sujeitos estabelecem nas atividades e nas manifestações culturais relacionadas e/ou próximas ao lazer e inseridas nos processos educacionais/formativos das escolas de EPT, revelaram-se os modos de entender e de viver o trabalho pelos sujeitos das práticas e dos processos educacionais de duas escolas: o Coltec (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) e os Campi I e II do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Os procedimentos metodológicos utilizados podem ser descritos em dois movimentos de pesquisa interligados e integrados: pesquisa bibliográfica e documental, levando em conta a análise da produção acadêmica relacionada à problemática proposta; e pesquisa de campo, propriamente dita, por meio de observação direta do ambiente escolar e de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. Do ponto de vista dos alunos, pode-se dizer que o trabalho é algo que eles projetam para um futuro próximo, algo que o trabalho escolar que realizam poderá potencializar em termos da formação que recebem na escola e do que está em pauta nessa formação; identificamos que os espaços e os tempos escolares quase reproduzem os espaços e os tempos da dinâmica de um possível posto de trabalho. Para os professores, ressalta-se o entendimento do trabalho como algo complexo, algo que nos constitui, uma contribuição qualquer que implica a contrapartida do salário, o que, no fim das contas, remete ao entendimento de trabalho produtivo, abrindo-se espaço para as tensões em relação ao debate sobre a abordagem do trabalho em educação.
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