EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820 |
Resumo: | Os tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para oensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidadecarece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) detrabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação). |
id |
UFMG-23_fb4654a01ff0c078cb6cd74024f8ea6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8820 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIAOs tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para oensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidadecarece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) detrabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação).Universidade Federal de Minas Gerais2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820Trabalho & Educação; Vol. 15 No. 2 (2006); 119-120Trabalho & Educação; Vol. 15 Núm. 2 (2006); 119-120Trabalho & Educação; Vol. 15 No 2 (2006); 119-120Trabalho & Educação; v. 15 n. 2 (2006); 119-1202238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820/6324Mill, DanielFidalgo, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8820Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:28Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA Mill, Daniel |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA |
author |
Mill, Daniel |
author_facet |
Mill, Daniel Fidalgo, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Fidalgo, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mill, Daniel Fidalgo, Fernando |
description |
Os tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para oensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidadecarece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) detrabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820/6324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 15 No. 2 (2006); 119-120 Trabalho & Educação; Vol. 15 Núm. 2 (2006); 119-120 Trabalho & Educação; Vol. 15 No 2 (2006); 119-120 Trabalho & Educação; v. 15 n. 2 (2006); 119-120 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511784108032 |