Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Tamião de Souza, Jéssica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232
Resumo: Apresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD.
id UFMG-2_71093992a403a5e38ee3a95a4cafa591
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/36232
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distânciaCompetência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação.CIApresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 3 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 3 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 3 (2021)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232/28363CICopyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela Tamião de Souza, Jéssica de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane2021-09-21T23:28:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/36232Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-09-21T23:28:01Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
title Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
spellingShingle Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
Gabriela Tamião de Souza, Jéssica
Competência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação.
CI
title_short Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
title_full Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
title_fullStr Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
title_full_unstemmed Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
title_sort Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
author Gabriela Tamião de Souza, Jéssica
author_facet Gabriela Tamião de Souza, Jéssica
de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane
author_role author
author2 de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Tamião de Souza, Jéssica
de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação.
CI
topic Competência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação.
CI
description Apresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232/28363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 3 (2021)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 3 (2021)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 3 (2021)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086647181312