Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Per Musi |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992014000100022 |
Resumo: | O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da História Cultural, baseada em aportes teórico-metodológicos da fenomenologia e da dialética. Desse modo, foram privilegiadas a escuta e as observações das autoras frente às gravações da época. Os festivais de música popular brasileira foram realizados durante a ditadura militar no Brasil, na década de 60 do século XX, abrigando, entre outras, manifestações das chamadas canções de protesto, da autoria de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, entre outros. As conclusões apontam algumas convergências entre as características das canções analisadas, revelando também que elas atuaram veladamente como instrumento político de contestação. |
id |
UFMG-3_251140911d0ab4187a1bcdec93c2cab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1517-75992014000100022 |
network_acronym_str |
UFMG-3 |
network_name_str |
Per Musi |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popularfestivais de música popular brasileiracanções de protestohistória da culturafenomenologia da músicaMúsica Popular BrasileiraO presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da História Cultural, baseada em aportes teórico-metodológicos da fenomenologia e da dialética. Desse modo, foram privilegiadas a escuta e as observações das autoras frente às gravações da época. Os festivais de música popular brasileira foram realizados durante a ditadura militar no Brasil, na década de 60 do século XX, abrigando, entre outras, manifestações das chamadas canções de protesto, da autoria de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, entre outros. As conclusões apontam algumas convergências entre as características das canções analisadas, revelando também que elas atuaram veladamente como instrumento político de contestação.Escola de Música da UFMG2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992014000100022Per Musi n.29 2014reponame:Per Musiinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S1517-75992014000100022info:eu-repo/semantics/openAccessFreire,Vanda Lima BellardAugusto,Erika Soarespor2014-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S1517-75992014000100022Revistahttp://www.scielo.br/revistas/pm/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpantoniom@fgvnf.br||permusi@ufmg.br2317-63771517-7599opendoar:2014-05-30T00:00Per Musi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
title |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
spellingShingle |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular Freire,Vanda Lima Bellard festivais de música popular brasileira canções de protesto história da cultura fenomenologia da música Música Popular Brasileira |
title_short |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
title_full |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
title_fullStr |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
title_full_unstemmed |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
title_sort |
Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular |
author |
Freire,Vanda Lima Bellard |
author_facet |
Freire,Vanda Lima Bellard Augusto,Erika Soares |
author_role |
author |
author2 |
Augusto,Erika Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire,Vanda Lima Bellard Augusto,Erika Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
festivais de música popular brasileira canções de protesto história da cultura fenomenologia da música Música Popular Brasileira |
topic |
festivais de música popular brasileira canções de protesto história da cultura fenomenologia da música Música Popular Brasileira |
description |
O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da História Cultural, baseada em aportes teórico-metodológicos da fenomenologia e da dialética. Desse modo, foram privilegiadas a escuta e as observações das autoras frente às gravações da época. Os festivais de música popular brasileira foram realizados durante a ditadura militar no Brasil, na década de 60 do século XX, abrigando, entre outras, manifestações das chamadas canções de protesto, da autoria de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, entre outros. As conclusões apontam algumas convergências entre as características das canções analisadas, revelando também que elas atuaram veladamente como instrumento político de contestação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992014000100022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992014000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1517-75992014000100022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Per Musi n.29 2014 reponame:Per Musi instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Per Musi |
collection |
Per Musi |
repository.name.fl_str_mv |
Per Musi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
antoniom@fgvnf.br||permusi@ufmg.br |
_version_ |
1750220845148536832 |