O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marise Nogueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153
Resumo: O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais, no encontro da epistemologia compreensiva com o objeto cultura profissional. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidade dos grupos profissionais e totalidade social. Para isto, apresenta o conceito de saber profissional, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe. 
id UFMG-5_10e15cc62d9855bfda970fb0c2d73eb4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21153
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicaseducaçãoO artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais, no encontro da epistemologia compreensiva com o objeto cultura profissional. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidade dos grupos profissionais e totalidade social. Para isto, apresenta o conceito de saber profissional, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153/17051https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153/17052https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153/17053Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Marise Nogueira2023-05-29T15:53:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21153Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:54Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
title O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
spellingShingle O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
Ramos, Marise Nogueira
educação
title_short O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
title_full O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
title_fullStr O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
title_full_unstemmed O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
title_sort O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
author Ramos, Marise Nogueira
author_facet Ramos, Marise Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marise Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv educação
topic educação
description O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais, no encontro da epistemologia compreensiva com o objeto cultura profissional. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidade dos grupos profissionais e totalidade social. Para isto, apresenta o conceito de saber profissional, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153/17051
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153/17052
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153/17053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121296326656