GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078 |
Resumo: | A análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa. A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual. A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas. |
id |
UFMG-5_28285e37d6ab381c8886dabde18df67f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/48078 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORKINTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN EL CONTEXTO DE LA TRANSFORMACIÓN DEL TRABAJO DOCENTEINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO CONTEXTO DA TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DOCENTEInteligência ArtificialTrabalho docenteformação de professorestecnologias digitaisArtificial Intelligenceteaching workteacher trainingdigital technologiesInteligencia Artificialtrabalho del docenteformación del profesoradotecnologias digitalesA análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa. A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual. A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas.Educação em Revista 2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078Educação em Revista ; v. 401982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078/43375Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Eucidio Pimenta2024-02-21T14:55:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48078Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2024-02-21T14:55:22Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN EL CONTEXTO DE LA TRANSFORMACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO CONTEXTO DA TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK |
spellingShingle |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK Arruda, Eucidio Pimenta Inteligência Artificial Trabalho docente formação de professores tecnologias digitais Artificial Intelligence teaching work teacher training digital technologies Inteligencia Artificial trabalho del docente formación del profesorado tecnologias digitales |
title_short |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK |
title_full |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK |
title_fullStr |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK |
title_full_unstemmed |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK |
title_sort |
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK |
author |
Arruda, Eucidio Pimenta |
author_facet |
Arruda, Eucidio Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Eucidio Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial Trabalho docente formação de professores tecnologias digitais Artificial Intelligence teaching work teacher training digital technologies Inteligencia Artificial trabalho del docente formación del profesorado tecnologias digitales |
topic |
Inteligência Artificial Trabalho docente formação de professores tecnologias digitais Artificial Intelligence teaching work teacher training digital technologies Inteligencia Artificial trabalho del docente formación del profesorado tecnologias digitales |
description |
A análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa. A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual. A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion TEXTO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078/43375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 40 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120217341952 |