GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Eucidio Pimenta
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078
Resumo: A análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa. A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual. A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas.
id UFMG-5_28285e37d6ab381c8886dabde18df67f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/48078
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORKINTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN EL CONTEXTO DE LA TRANSFORMACIÓN DEL TRABAJO DOCENTEINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO CONTEXTO DA TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DOCENTEInteligência ArtificialTrabalho docenteformação de professorestecnologias digitaisArtificial Intelligenceteaching workteacher trainingdigital technologiesInteligencia Artificialtrabalho del docenteformación del profesoradotecnologias digitalesA análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa. A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual. A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas.Educação em Revista 2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078Educação em Revista ; v. 401982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078/43375Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Eucidio Pimenta2024-02-21T14:55:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48078Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2024-02-21T14:55:22Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN EL CONTEXTO DE LA TRANSFORMACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO CONTEXTO DA TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
title GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
spellingShingle GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
Arruda, Eucidio Pimenta
Inteligência Artificial
Trabalho docente
formação de professores
tecnologias digitais
Artificial Intelligence
teaching work
teacher training
digital technologies
Inteligencia Artificial
trabalho del docente
formación del profesorado
tecnologias digitales
title_short GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
title_full GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
title_fullStr GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
title_full_unstemmed GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
title_sort GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF THE TRANSFORMATION OF TEACHING WORK
author Arruda, Eucidio Pimenta
author_facet Arruda, Eucidio Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Eucidio Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
Trabalho docente
formação de professores
tecnologias digitais
Artificial Intelligence
teaching work
teacher training
digital technologies
Inteligencia Artificial
trabalho del docente
formación del profesorado
tecnologias digitales
topic Inteligência Artificial
Trabalho docente
formação de professores
tecnologias digitais
Artificial Intelligence
teaching work
teacher training
digital technologies
Inteligencia Artificial
trabalho del docente
formación del profesorado
tecnologias digitales
description A análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa. A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual. A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
TEXTO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078/43375
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 40
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120217341952