Francis Bacon e a reforma do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bernardo Jefferson de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42768
Resumo: This paper focus on Fracis Bacon’s educational ideas. We try to show how theses ideas are part of his critique of the traditional knowledge as well as important elements of his proposal of the advancement of learning. His plans to reform educational practices and institutions reveals characteristics of his conception of science that reinforce its progressive, collaborative and operative aspects.
id UFMG-5_5e6d5f839777eb463a588c136e27c41d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42768
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Francis Bacon e a reforma do conhecimentoCiência ModernaUtopiaEducação ModernaThis paper focus on Fracis Bacon’s educational ideas. We try to show how theses ideas are part of his critique of the traditional knowledge as well as important elements of his proposal of the advancement of learning. His plans to reform educational practices and institutions reveals characteristics of his conception of science that reinforce its progressive, collaborative and operative aspects.Este artigo procura apresentar as idéias de Francis Bacon sobre a educação e mostra como essas idéias se articulam com sua proposta de reforma do conhecimento. Tal reforma, a Grande Instauração, envolvia tanto a crítica aos objetivos do conhecimento tradicional e dos métodos para alcançá-lo e transmiti-lo, quanto a fundamentação do conhecimento como algo progressivo, colaborativo e operativo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42768Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42768/32598Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bernardo Jefferson de2023-05-29T14:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42768Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Francis Bacon e a reforma do conhecimento
title Francis Bacon e a reforma do conhecimento
spellingShingle Francis Bacon e a reforma do conhecimento
Oliveira, Bernardo Jefferson de
Ciência Moderna
Utopia
Educação Moderna
title_short Francis Bacon e a reforma do conhecimento
title_full Francis Bacon e a reforma do conhecimento
title_fullStr Francis Bacon e a reforma do conhecimento
title_full_unstemmed Francis Bacon e a reforma do conhecimento
title_sort Francis Bacon e a reforma do conhecimento
author Oliveira, Bernardo Jefferson de
author_facet Oliveira, Bernardo Jefferson de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bernardo Jefferson de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Moderna
Utopia
Educação Moderna
topic Ciência Moderna
Utopia
Educação Moderna
description This paper focus on Fracis Bacon’s educational ideas. We try to show how theses ideas are part of his critique of the traditional knowledge as well as important elements of his proposal of the advancement of learning. His plans to reform educational practices and institutions reveals characteristics of his conception of science that reinforce its progressive, collaborative and operative aspects.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42768
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42768/32598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 13
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120225730560