Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niquini, Roberta Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Teixeira, Liliane Reis, de Sousa, Clóvis Arlindo, Nagai-Manelli, Roberta, da Luz, Andréa Aparecida, Turte, Samantha Lemos, Fischer, Frida Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165
Resumo: Embora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística multivariado. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino, maior jornada de trabalho e demanda e o baixo controle e apoio social no trabalho.   Destaca-se a necessidade de atenção dos alunos e docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.
id UFMG-5_631c2e590f3170b6ff5421a45f68e7d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21165
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmicoTrabalhadoresTrabalho e EstudoEducação SuperiorDesempenho AcadêmicoAuto-AvaliaçãoEmbora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística multivariado. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino, maior jornada de trabalho e demanda e o baixo controle e apoio social no trabalho.   Destaca-se a necessidade de atenção dos alunos e docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165/17077https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165/17078Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNiquini, Roberta PereiraTeixeira, Liliane Reisde Sousa, Clóvis ArlindoNagai-Manelli, Robertada Luz, Andréa AparecidaTurte, Samantha LemosFischer, Frida Marina2023-05-29T15:55:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21165Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:55:24Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
title Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
spellingShingle Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
Niquini, Roberta Pereira
Trabalhadores
Trabalho e Estudo
Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Auto-Avaliação
title_short Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
title_full Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
title_fullStr Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
title_full_unstemmed Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
title_sort Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
author Niquini, Roberta Pereira
author_facet Niquini, Roberta Pereira
Teixeira, Liliane Reis
de Sousa, Clóvis Arlindo
Nagai-Manelli, Roberta
da Luz, Andréa Aparecida
Turte, Samantha Lemos
Fischer, Frida Marina
author_role author
author2 Teixeira, Liliane Reis
de Sousa, Clóvis Arlindo
Nagai-Manelli, Roberta
da Luz, Andréa Aparecida
Turte, Samantha Lemos
Fischer, Frida Marina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Niquini, Roberta Pereira
Teixeira, Liliane Reis
de Sousa, Clóvis Arlindo
Nagai-Manelli, Roberta
da Luz, Andréa Aparecida
Turte, Samantha Lemos
Fischer, Frida Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhadores
Trabalho e Estudo
Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Auto-Avaliação
topic Trabalhadores
Trabalho e Estudo
Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Auto-Avaliação
description Embora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística multivariado. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino, maior jornada de trabalho e demanda e o baixo controle e apoio social no trabalho.   Destaca-se a necessidade de atenção dos alunos e docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165/17077
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165/17078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121313103872