Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424 |
Resumo: | O estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras. |
id |
UFMG-5_6b4a7e332c003b6b16bd4a7ff3857b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21424 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexõesEducação InfantilleituraescritaO estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras.Educação em Revista 2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): Dossiê: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424/29590Copyright (c) 2020 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Eliana Borges Correia deFerreira, Andréa Tereza Brito2023-05-29T12:50:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21424Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:50:25Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
title |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
spellingShingle |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões Albuquerque, Eliana Borges Correia de Educação Infantil leitura escrita |
title_short |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
title_full |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
title_fullStr |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
title_sort |
Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões |
author |
Albuquerque, Eliana Borges Correia de |
author_facet |
Albuquerque, Eliana Borges Correia de Ferreira, Andréa Tereza Brito |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Andréa Tereza Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Eliana Borges Correia de Ferreira, Andréa Tereza Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil leitura escrita |
topic |
Educação Infantil leitura escrita |
description |
O estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424/29590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): Dossiê: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711122463391744 |