Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Eliana Borges Correia de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Andréa Tereza Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424
Resumo: O estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras.
id UFMG-5_6b4a7e332c003b6b16bd4a7ff3857b6e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21424
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexõesEducação InfantilleituraescritaO estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras.Educação em Revista 2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): Dossiê: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424/29590Copyright (c) 2020 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Eliana Borges Correia deFerreira, Andréa Tereza Brito2023-05-29T12:50:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21424Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:50:25Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
title Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
spellingShingle Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
Albuquerque, Eliana Borges Correia de
Educação Infantil
leitura
escrita
title_short Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
title_full Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
title_fullStr Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
title_full_unstemmed Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
title_sort Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões
author Albuquerque, Eliana Borges Correia de
author_facet Albuquerque, Eliana Borges Correia de
Ferreira, Andréa Tereza Brito
author_role author
author2 Ferreira, Andréa Tereza Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Eliana Borges Correia de
Ferreira, Andréa Tereza Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
leitura
escrita
topic Educação Infantil
leitura
escrita
description O estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424/29590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): Dossiê: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122463391744