Dislexia: uma análise histórica e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8213 |
Resumo: | A dislexia, pautada na tradição positivista, é entendida como uma desordem neurobiológica que compromete a linguagem escrita. Contrariando a visão hegemônica, pesquisadores sociointeracionistas postulam que as dificuldades de leitura e escrita são decorrentes de uma multiplicidade de fatores, entre eles, afetivos, socioeducacionais, pedagógicos, linguísticos, culturais e políticos. A fim de corroborar o segundo paradigma, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso de uma criança encaminhada para avaliação clínica por suspeita de dislexia. Para tanto, contrapõem-se os pressupostos teóricos e procedimentos avaliativos que embasam ambas as perspectivas. Os resultados levam a entender que, se de um lado, os testes-padrão, centrados no produto metalinguístico, sugerem o comprometimento cerebral; de outro, o diagnóstico processual das dificuldades possibilita a ressignificação da queixa. |
id |
UFMG-7_97f4f8fd86b6e41662dd7862aa6133aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8213 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dislexia: uma análise histórica e socialDislexia; Avaliação da escrita; Processos de linguagemA dislexia, pautada na tradição positivista, é entendida como uma desordem neurobiológica que compromete a linguagem escrita. Contrariando a visão hegemônica, pesquisadores sociointeracionistas postulam que as dificuldades de leitura e escrita são decorrentes de uma multiplicidade de fatores, entre eles, afetivos, socioeducacionais, pedagógicos, linguísticos, culturais e políticos. A fim de corroborar o segundo paradigma, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso de uma criança encaminhada para avaliação clínica por suspeita de dislexia. Para tanto, contrapõem-se os pressupostos teóricos e procedimentos avaliativos que embasam ambas as perspectivas. Os resultados levam a entender que, se de um lado, os testes-padrão, centrados no produto metalinguístico, sugerem o comprometimento cerebral; de outro, o diagnóstico processual das dificuldades possibilita a ressignificação da queixa.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqSignor, Rita2015-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8213Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 4 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 4 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 4 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8213/8602http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8213/857http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8213/858Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8213Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dislexia: uma análise histórica e social |
title |
Dislexia: uma análise histórica e social |
spellingShingle |
Dislexia: uma análise histórica e social Signor, Rita Dislexia; Avaliação da escrita; Processos de linguagem |
title_short |
Dislexia: uma análise histórica e social |
title_full |
Dislexia: uma análise histórica e social |
title_fullStr |
Dislexia: uma análise histórica e social |
title_full_unstemmed |
Dislexia: uma análise histórica e social |
title_sort |
Dislexia: uma análise histórica e social |
author |
Signor, Rita |
author_facet |
Signor, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Signor, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia; Avaliação da escrita; Processos de linguagem |
topic |
Dislexia; Avaliação da escrita; Processos de linguagem |
description |
A dislexia, pautada na tradição positivista, é entendida como uma desordem neurobiológica que compromete a linguagem escrita. Contrariando a visão hegemônica, pesquisadores sociointeracionistas postulam que as dificuldades de leitura e escrita são decorrentes de uma multiplicidade de fatores, entre eles, afetivos, socioeducacionais, pedagógicos, linguísticos, culturais e políticos. A fim de corroborar o segundo paradigma, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso de uma criança encaminhada para avaliação clínica por suspeita de dislexia. Para tanto, contrapõem-se os pressupostos teóricos e procedimentos avaliativos que embasam ambas as perspectivas. Os resultados levam a entender que, se de um lado, os testes-padrão, centrados no produto metalinguístico, sugerem o comprometimento cerebral; de outro, o diagnóstico processual das dificuldades possibilita a ressignificação da queixa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8213 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8213/8602 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8213/857 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/8213/858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 4 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 4 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 4 (2015) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100394012672 |