Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanitz, Andreia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luz, Raquel Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para os seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam.
id UFMG-7_b0a8981599746014181621f36fc485ba
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13751
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interaçãoletramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face.O presente trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para os seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESCNPqKanitz, AndreiaLuz, Raquel Leão2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2057http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2058http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2059Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13751Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
title Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
spellingShingle Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
Kanitz, Andreia
letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face.
title_short Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
title_full Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
title_fullStr Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
title_full_unstemmed Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
title_sort Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
author Kanitz, Andreia
author_facet Kanitz, Andreia
Luz, Raquel Leão
author_role author
author2 Luz, Raquel Leão
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanitz, Andreia
Luz, Raquel Leão
dc.subject.por.fl_str_mv letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face.
topic letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face.
description O presente trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para os seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2057
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2058
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101733044225