Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para os seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam. |
id |
UFMG-7_b0a8981599746014181621f36fc485ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13751 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interaçãoletramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face.O presente trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para os seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESCNPqKanitz, AndreiaLuz, Raquel Leão2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2057http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2058http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2059Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13751Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
title |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
spellingShingle |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação Kanitz, Andreia letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face. |
title_short |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
title_full |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
title_fullStr |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
title_full_unstemmed |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
title_sort |
Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação |
author |
Kanitz, Andreia |
author_facet |
Kanitz, Andreia Luz, Raquel Leão |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Raquel Leão |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanitz, Andreia Luz, Raquel Leão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face. |
topic |
letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para os seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2057 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2058 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13751/2059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101733044225 |