Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir uma pesquisa que investigou representações construídas em memoriais de aprendizagem escritos por professores pré-serviço de línguas estrangeiras (LEs) em um universidade federal de Minas Gerais. O foco foi não apenas compreender como esses professores significam seus processos de aprendizagem de LE, mas também problematizar os possíveis impactos dessas significações em sua futura vida profissional. A pesquisa adotou uma perspectiva inter/transdisciplinar (Linguística Aplicada, Análise do Discurso francesa e Análise Dialógica do Discurso) para examinar como a LE, o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos são representados. Os resultados acenam que a relação dos professores no que diz respeito as suas experiências de aprendizagem na LE é norteada por representações que revelam sua incompletude, bem como sua constante e contínua interpelação de tornar-se sujeito na LE. |
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Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeirasO objetivo deste trabalho é discutir uma pesquisa que investigou representações construídas em memoriais de aprendizagem escritos por professores pré-serviço de línguas estrangeiras (LEs) em um universidade federal de Minas Gerais. O foco foi não apenas compreender como esses professores significam seus processos de aprendizagem de LE, mas também problematizar os possíveis impactos dessas significações em sua futura vida profissional. A pesquisa adotou uma perspectiva inter/transdisciplinar (Linguística Aplicada, Análise do Discurso francesa e Análise Dialógica do Discurso) para examinar como a LE, o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos são representados. Os resultados acenam que a relação dos professores no que diz respeito as suas experiências de aprendizagem na LE é norteada por representações que revelam sua incompletude, bem como sua constante e contínua interpelação de tornar-se sujeito na LE.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBrito, Cristiane Carvalho de Paula2014-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625/5295http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5625/363http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5625/364info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-17T00:42:06Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5625Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-08-17T00:42:06Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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