Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgan, Brian
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maciel, Ruberval Franco, Rocha, Cláudia Hilsdorf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18068
Resumo: ABSTRACT: Utilizing duoethnography (NORRIS; SAWYER, 2012), the authors explore challenges and opportunities for critical language teaching in times of crisis. Following a brief introduction of research methodology, the authors’ trioethnography dialogically examines three topical areas of particular concern in Brazil and Canada: 1. The potency of affect and its relevance for applied linguistics and language teacher education; 2. The re-emergence of “literacy wars” in education, with attention to their ideological and epistemological interconnections to social power relations; 3. Emerging implications for language and literacy pedagogies in which the authors share classroom experiences and transgressive strategies informed by plurilingual and affective insights. The complexity and variety of settings discussed in this final section help promote the possibilities for critical research and teaching in these difficult and dangerous times.KEYWORDS: language education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography.RESUMO: Utilizando a duoetnografia (NORRIS; SAWYER, 2012), os autores exploram desafios e oportunidades para o ensino crítico de línguas em tempos de crise. Após uma breve introdução à metodologia de pesquisa, a trioetnografia utilizada pelos autores examina dialogicamente três áreas temáticas de particular interesse no Brasil e no Canadá: 1. A potência do afeto e sua relevância para a linguística aplicada e a formação de professores de línguas; 2. O ressurgimento das “guerras de letramentos” na educação, no que diz respeito às suas interconexões ideológicas e epistemológicas com as relações sociais de poder; 3. Implicações emergentes para práticas de ensino de língua e de letramentos, por meio das quais os autores compartilham experiências de sala de aula e estratégias transgressivas informadas por abordagens plurilíngues e afetivas. A complexidade e variedade de aspectos discutidos neste artigo ajudam a promover as possibilidades de pesquisa e ensino críticos nestes tempos difíceis e perigosos.PALAVRAS-CHAVE: educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.
id UFMG-7_e45ce6b85c862589ff1a6546d623cdeb
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18068
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivaslanguage education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography; educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.ABSTRACT: Utilizing duoethnography (NORRIS; SAWYER, 2012), the authors explore challenges and opportunities for critical language teaching in times of crisis. Following a brief introduction of research methodology, the authors’ trioethnography dialogically examines three topical areas of particular concern in Brazil and Canada: 1. The potency of affect and its relevance for applied linguistics and language teacher education; 2. The re-emergence of “literacy wars” in education, with attention to their ideological and epistemological interconnections to social power relations; 3. Emerging implications for language and literacy pedagogies in which the authors share classroom experiences and transgressive strategies informed by plurilingual and affective insights. The complexity and variety of settings discussed in this final section help promote the possibilities for critical research and teaching in these difficult and dangerous times.KEYWORDS: language education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography.RESUMO: Utilizando a duoetnografia (NORRIS; SAWYER, 2012), os autores exploram desafios e oportunidades para o ensino crítico de línguas em tempos de crise. Após uma breve introdução à metodologia de pesquisa, a trioetnografia utilizada pelos autores examina dialogicamente três áreas temáticas de particular interesse no Brasil e no Canadá: 1. A potência do afeto e sua relevância para a linguística aplicada e a formação de professores de línguas; 2. O ressurgimento das “guerras de letramentos” na educação, no que diz respeito às suas interconexões ideológicas e epistemológicas com as relações sociais de poder; 3. Implicações emergentes para práticas de ensino de língua e de letramentos, por meio das quais os autores compartilham experiências de sala de aula e estratégias transgressivas informadas por abordagens plurilíngues e afetivas. A complexidade e variedade de aspectos discutidos neste artigo ajudam a promover as possibilidades de pesquisa e ensino críticos nestes tempos difíceis e perigosos.PALAVRAS-CHAVE: educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMorgan, BrianMaciel, Ruberval FrancoRocha, Cláudia Hilsdorf2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18068Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG/*ref*/YAZAN, B.; CANAGARAJAH, A. S.; JAIN, R. (ed.). Autoethnographies in English Language Teaching: Transnational Identities, Pedagogies, and Practices. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003001522./*ref*/AHMED, S. The Cultural Politics of Emotion. Edinburgh, UK: University of Edinburgh Press, 2004./*ref*/ANWARUDDIN, S. M. Why Critical Literacy Should Turn to ‘The Affective Turn’: Making a Case for Critical Affective Literacy. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [S.l.], v. 37, n. 3, p. 381-396, 2015. DOI: 10.1080/01596306.2015.1042429/*ref*/ARAÚJO FREIRE, A. M. A radical capacidade de amar, ou, o amor radical em Paulo Freire, Joe Kincheloe e Jesus Gomez, nosso eterno Pato. Trabajo Social Global, Granada, v. 1, n. 2, p. 234-241, 2010. DOI: https://doi.org/10.30827/tsg-gsw.v1i2.913/*ref*/AZEVEDO, A. F. de. Sentidos do corpo: metáfora e interdiscurso. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 14, n. 2, p. 321-335, maio/ago., 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017.140206.3613/*ref*/BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1990./*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a./*ref*/BAKHTIN, M. A forma espacial da personagem. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. p. 21-90./*ref*/BARBOSA, D.; SALOMÃO, J. B.; PEREIRA, F. G.; MACIEL, R. F. Translanguaging and Affective Assemblage in Health Literacy. In: GARCIA, O.; MACIEL, R. F. Translanguaging: uma perspective transnacional. Campinas: Pontes. In press./*ref*/BARKHUIZEN, G. (ed.). Reflections on Language Teacher Identity Research. New York: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315643465/*ref*/BENESCH, S. Critical English for Academic Purposes: Theory, Politics and Practice. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410601803/*ref*/BENESCH, S. Pedagogy and Emotions: Exploring English Language Teachers’ Emotion Labor. New York: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315736181/*ref*/BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic Frame. London; New York: Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315687537/*ref*/BLOMMAERT, J. Mathematics and Its Ideologies. (An Anthropologist’s Observations). Semiotic Review, [S.l.], v. 3, p. 5-12, 2020. Available at: https://semioticreview.com/ojs/index.php/sr/article/view/43. Access on: Nov. 20, 2020./*ref*/BOVEDA, M.; BHATTACHARYA, K. Love as De/Colonial Onto-Epistemology: A Post-Oppositional Approach to Contextualized Research Ethics. The Urban Review, [S.l.], n. 51, p. 5-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11256-018-00493-z/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014, Seção 1, p. 8-11./*ref*/BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília: MS, 2010./*ref*/BREAULT, R. A. Emerging Issues in Duoethnography. International Journal of Qualitative Studies in Education, Raipur, India, v. 29, n. 6, p. 777-794, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/09518398.2016.1162866/*ref*/BRUZ, I.; MOURA, G. H.; MACIEL, R. F. B; MARTIN, I; MORGAN, B. Transglocality in English Teacher Education: A Transnational Polyethnography of the Glendon D-TEIL Experience in Cuba. In: BARNAWI, O. Z.; AHMED, A. TESOL Teacher Education in a Transnational World: Turning Challenges into Innovative Projects. New York: Routledge, 2021. v. 1, p. 191-208. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003008668-12/*ref*/BUNZEN, C. Letramento e/ou literacia?. Entrevista com Clecio Bunzen (UFPE). CENPEC Educação, 2019. Available at: https://www.cenpec.org.br/tematicas/letramento-e-ou-literacia-distincoes-e-aproximacoes. Access on: Nov. 20, 2020./*ref*/BUSCH, B. The Linguistic Repertoire Revisited. Applied Linguistics, Oxford, v. 33, n. 5, p. 503-523, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/ams056/*ref*/CUMMINS, J. Educating Multilingual Learners: A Critical Analysis of Theoretical Concepts. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2021./*ref*/DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1987./*ref*/DERRIDA, J. Of Grammatology. Transl. G.C. Spivak. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997./*ref*/DIAS, C. Da corpografia: ensaio sobre a língua/escrita na materialidade. Santa Maria: UFSM/PPGL, 2008. (Coleção Cogitare)/*ref*/DUBOC, A. P. M. Teaching with an Attitude: Finding Ways to the Conundrum of a Postmodern Curriculum. Creative Education, Scientific Research, [S.l.], v. 4, n. 12B: 58-65, 2013. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2013.412A2009/*ref*/DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. What’s Behind a Literacy War? A Discursive and Political Analysis of the Neoconservative Brazilian Literacy Policy. Journal of Multicultural Discourses, [S.l.], v. 15, N. 4, P. 436-457, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17447143.2020.1800714./*ref*/FOUCAULT, M. The Subject and Power. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (ed.). Michel Foucault: Beyond Structuralism and Hermeneutics. 2. ed. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1983. p. 208-226./*ref*/FOUCAULT, M. Tecnologias do eu y otros textos afines. Trad. Mercedes Allen de Salazar. Barcelona: Paidós, 1995./*ref*/FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013./*ref*/FERRAZ, D.; MORGAN, B. Transnational Dialogue on Language Education in Canada and Brazil: How do We Move Forward in the Face of Neoconservative/Neoliberal Times? Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 195-218, 2019. DOI: https://doi.org/10.1287/e8823a56-c7b8-40ed-b619-776231f9e405/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 1970./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016/*ref*/FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003[1999]./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004[1996]./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013[1995]./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014[1992]./*ref*/GARDINER, M. O carnaval de Bakhtin: a utopia como crítica. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 211-256./*ref*/HIRSCHKOP, K. Bakhtin, discurso e democracia. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 93-127./*ref*/HOLM, J.; KAJANDER, A. Ontario Math Has Always Covered the ‘Basics’. The Conversation, Waltham, MA, May 2, 2019. Available in: https://theconversation.com/ontario-math-has-always-covered-the-basics-115445. Access on: Jan 19, 2021./*ref*/HSU, F. Resisting the Coloniality of English: A Research Review of Strategies. CATESOL Journal, [S.l.], v. 29, n. 1, p. 11-132, 2017./*ref*/KATO, M. No mundo da escrita. Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986./*ref*/KAYSER, E. Os limites das políticas otimistas e pessimistas na crise do Covid-19 ou o “duelo” Slavoj Zizek vs Byung Chul Han. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, April 16, 2020. Available at: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598108-os-limites-das-politicas-otimistas-e-pessimistas-na-crise-do-covid-19-ou-o-duelo-slavoj-zizek-vs-byung-chul-han-artigo-de-erick-kayser. Access on: Jul. 28, 2020./*ref*/KEATING, A. L. Teaching Transformation: Transcultural Classroom Dialogues. New York: Palgrave; Macmillan, 2007. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230604988/*ref*/KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019./*ref*/KOHAN, W. Paulo Freire mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019./*ref*/KUBOTA, R.; LIN, A. (ed.). Race, Culture, and Identities in Second Language Education: Exploring Critically Engaged Practice. New York: Routledge, 2009. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203876657/*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Doing and Seeing. New York: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203832530/*ref*/LACAN, J. The Mirror Stage as Formative of the I. Écrits: A selection. Trans. A. Sheridan. New York, NY: W. W. Norton, 1977./*ref*/LEMKE, J. Feeling & Meaning: A Unitary Bio-Semiotic Account. In: TRIFONAS, P. P. (ed.). International Handbook of Semiotics. New York: Springer, 2015. p. 589-616. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-9404-6_27/*ref*/LIBERALI, F. Construir o inédito viável em meio a crise do coronavírus – lições que aprendemos, vivemos e propomos. In: LIBERALI, F.; FUGA, V. P.; CORRÊA, U. C.; CARVALHO, D. M. P. (org.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas: Pontes, 2020. p. 13-21./*ref*/MACIEL, R. F.; BARBOSA, D. A. Clampeando o cordão: a maternidade como um espaço multissemiótico de (des)construção de sentidos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, p. 28-52, 2019. DOI: https://doi.org.10.14393/LL63-v35nEsp2019-2./*ref*/MACIEL, R. F.; GARCÍA, O. Translanguaging, 2019. Available at: https://youtu.be/6TYRn5Yk4jE. Access on: Nov. 25, 2019./*ref*/MACIEL, R. F; PEREIRA, F. G. As dinâmicas das linguagens para além das fronteiras linguísticas e semióticas: diálogos entre multimodalidade e translinguagem em contextos médicos. In. GOMES, N.; MACIEL, R. F.; BARBOSA, V. L. (org.). Olhares sobre o texto verbal e não verbal. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2020./*ref*/MACIEL, R. F.; ROCHA, C. H. Dialogues on Translingual Research and Practice: Weaving Threads with Suresh Canagarajah’s Views. Revista X, Curitiba, v. 15, p. 7-31, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i1.71807./*ref*/MACIEL, R. F.; RUDD, R.; Health Literacy Interview, 2019. Available at: https://youtu.be/yPme61qvSfg. Access on: Nov. 20, 2019./*ref*/MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and Reconstituting Languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (ed.). Disinventing and Reconstituting Languages. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2007. p. 1-41. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853599255-003/*ref*/MASSUMI, B. Politics of Affect. Cambridge: Polity Press; Kindle Edition, 2015./*ref*/MBEMBE, A. Necropolítica. Artes & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, p. 123-151, 2016./*ref*/MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017./*ref*/MIGNOLO, W.; WALSH, C. E. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham, NC: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371779/*ref*/MILLER, E. R.; GKONOU, C. Language Teacher Agency, Emotion Labor and Emotional Rewards in Tertiary-Level English Language Programs. System, [S.l.], v. 79, n. 1, p. 49-59, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2018.03.002/*ref*/MILLS, K. A. Literacy Theories for the Digital Age: Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. New York: Multilingual Matters, 2016. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783094639/*ref*/MONTE MÓR, W. Learning by Design: Reconstructing Knowledge Processes in Teaching and Learning Practices. In: KALANTZIS, M.; COPE, B. (ed.). Learning by Design. Melbourne, VIC: Victorian Schools Innovation Commission and Common Ground. 2015. p. 186-210. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137539724_11/*ref*/MORGAN, B.; CLARKE, M. Identity in Second Language Teaching and Learning. In: HINKEL, E. (ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. New York: Routledge, 2011. v. 2. p. 817-836./*ref*/MORGAN, B.; MARTIN, I; MACIEL, R. F. The Walkyria Effect: Inspiring Transnational Language Teacher Education. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 1, p. 8-21, 2019./*ref*/MOTHA, S. Race, Empire, and English Language Teaching. New York: Teachers College Press, 2014./*ref*/MOTHA, S.; LIN, A. ‘Non‐coercive rearrangements’: theorizing desire in TESOL. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 48, n. 2, p. 331-359, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/tesq.126/*ref*/NASCIMENTO, E. A. O corpo deslizando sentidos: arte, protesto e discurso nas fronteiras com o social a partir das obras de Halter. In: OSORIO, E. M. R.; DI CAMARGO JR, I. (org.). Mikail Bakhtin: a arte como resposta responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 53-78./*ref*/NORRIS, J.; SAWYER, R. D. Toward a Dialogic Methodology. In: NORRIS, J.; SAWYER, R. D.; LUND, D. (ed.). Duoethnography: Dialogic Methods for Social, Health, and Educational Research. Walnut Creek: Left Coast Press, 2012. p. 9-39./*ref*/NORTON, B.; MORGAN, B. Poststructuralism. In: CHAPELLE, C. (ed.). The Concise Encyclopedia of Applied Linguistics. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2020, p. 901-907. DOI: 10.1002/9781405198431.wbeal0924/*ref*/ORLANDI. E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001./*ref*/ORTEGA, L. Ontologies of Language, Second Language Acquisition, and World Englishes. World Englishes, [S.l.], v. 37, p. 64-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/weng.12303/*ref*/OTT, B. L. Affect in Critical Studies. In: NUSSBAUM, J. (ed.). Oxford Research Encyclopedia of Communication. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 1-26. DOI: 10.1093/acrefore/9780190228613.013.56./*ref*/RAMANATHAN, V. Bodies and Language: Health, Ailments, Disabilities. Bristol, England: Multilingual Matters, 2009. DOI: https://doi.org/10.21832/9781847692375/*ref*/REAGAN, T. Objectification, Positivism and Language Studies: A Reconsideration. Critical Inquiry in Language Studies, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 41-60, 2004. DOI: 10.1207/s15427595cils0101_3/*ref*/ROCHA, C. H. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no Ensino Fundamental I: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade [Reflections and Proposals Concerning Foreign Language Teaching in Primary School: Plurilingualism, Multiliteracies and Transculturality]. Campinas: Pontes Editores, 2012./*ref*/ROCHA, C. H. Práticas de letramento crítico, ensino plurilíngue e língua inglesa em contexto acadêmico-universitário [Critical Literacy Practices, Plurilingual Teaching and English Language in Higher School Contexts]. Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, [S.l.], n. 20, p. 9-35, 2013./*ref*/ROCHA, C. H. Language Education in the Fluidity of the Burnout Society: The Decolonial Potential of the Translingual Approach. D. E. L. T. A., São Paulo, n. 35-4, p. 1-39, 2019./*ref*/ROCHA, C. H. Escute com seu corpo: o potencial subversivo do afeto em tempos sombrios. Revista X, v. 15, n. 4, p. 115-125, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76202/*ref*/ROCHA, C. H.; MACIEL. R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Edição ampliada. Campinas: Pontes Editores, 2015a./*ref*/ROCHA, C. H.; MACIEL. R. F. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorias bakhtinianas. D.E.L.T.A., São Paulo, n. 31-2, p. 411-445, 2015b. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450437081883001191/*ref*/ROCHA. C. H.; MACIEL, R. F.; MORGAN, B. Critical perspectives in language education and literacies: discussing key points. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, Dossiê Temático em Linguística Aplicada: horizontes multidisciplinares, v. 10, n. 23, p. 64-79, 2017./*ref*/ROCHA, C. H.; MACIEL. R. F. Brazilian Views of Literacies Studies: Major Issues and Ongoing Social and Educational Challenges. Research in the Teaching of English, [S.l.], v. 54, n. 4, p. 446-451, May, 2020./*ref*/ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019./*ref*/SHIN, H.; STERZUK, A. Discourses, Practices, and Realities of Multilingualism in Higher Education. TESL Canada Journal, [S.l.], v. 36, n. 1, p. 147-159, 2019. DOI: https://doi.org/10.18806/tesl.v36i1.1307/*ref*/SNYDER, I. Literacy Wars: Why Teaching Children to Read and Write is a Battleground in Australia. Melbourne: Allen & Unwin, 2008./*ref*/SOARES, M. Letramento em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998./*ref*/SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003./*ref*/SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 78, 2007, p. 3-46. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.753/*ref*/STANLEY, J. How Fascism Works: The Politics of Us and Them. New York: Random House, 2018./*ref*/TIHANOV, G. A importância do grotesco. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 166-180, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000200011/*ref*/WELLMER, A. The Persistence of Modernity: Essays on Aesthetics, Ethics, and Postmodernism. Cambridge, MA: MIT Press, 1991./*ref*/WINDLE, J.; MORGAN, B. Remix Nationalism and Critical Language Education. In: McINTOSH, K. (ed.). Applied Linguistics and Language Teaching in the Neo-Nationalist Era. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2020. p. 267-294. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56550-3_11/*ref*/YAZAN, B.; CANAGARAJAH, A. S.; JAIN, R. (ed.). Autoethnographies in English Language Teaching: Transnational Identities, Pedagogies, and Practices. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003001522.Copyright (c) 2021 Cláudia Hilsdorf Rocha, Brian Morgan, Ruberval Franco Macielhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesseng2021-05-05T12:03:32Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18068Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-05-05T12:03:32Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
title Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
spellingShingle Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
Morgan, Brian
language education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography; educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.
title_short Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
title_full Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
title_fullStr Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
title_full_unstemmed Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
title_sort Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices / Letramentos em Tempos de Crise: Uma Trioetnografia de Afetos e Práticas Transgressivas
author Morgan, Brian
author_facet Morgan, Brian
Maciel, Ruberval Franco
Rocha, Cláudia Hilsdorf
author_role author
author2 Maciel, Ruberval Franco
Rocha, Cláudia Hilsdorf
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgan, Brian
Maciel, Ruberval Franco
Rocha, Cláudia Hilsdorf
dc.subject.por.fl_str_mv language education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography; educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.
topic language education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography; educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.
description ABSTRACT: Utilizing duoethnography (NORRIS; SAWYER, 2012), the authors explore challenges and opportunities for critical language teaching in times of crisis. Following a brief introduction of research methodology, the authors’ trioethnography dialogically examines three topical areas of particular concern in Brazil and Canada: 1. The potency of affect and its relevance for applied linguistics and language teacher education; 2. The re-emergence of “literacy wars” in education, with attention to their ideological and epistemological interconnections to social power relations; 3. Emerging implications for language and literacy pedagogies in which the authors share classroom experiences and transgressive strategies informed by plurilingual and affective insights. The complexity and variety of settings discussed in this final section help promote the possibilities for critical research and teaching in these difficult and dangerous times.KEYWORDS: language education; critical literacies and pedagogies; affect; duoethnography.RESUMO: Utilizando a duoetnografia (NORRIS; SAWYER, 2012), os autores exploram desafios e oportunidades para o ensino crítico de línguas em tempos de crise. Após uma breve introdução à metodologia de pesquisa, a trioetnografia utilizada pelos autores examina dialogicamente três áreas temáticas de particular interesse no Brasil e no Canadá: 1. A potência do afeto e sua relevância para a linguística aplicada e a formação de professores de línguas; 2. O ressurgimento das “guerras de letramentos” na educação, no que diz respeito às suas interconexões ideológicas e epistemológicas com as relações sociais de poder; 3. Implicações emergentes para práticas de ensino de língua e de letramentos, por meio das quais os autores compartilham experiências de sala de aula e estratégias transgressivas informadas por abordagens plurilíngues e afetivas. A complexidade e variedade de aspectos discutidos neste artigo ajudam a promover as possibilidades de pesquisa e ensino críticos nestes tempos difíceis e perigosos.PALAVRAS-CHAVE: educação linguística; letramentos e pedagogias críticos; afeto; duoetnografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18068
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18068
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv /*ref*/YAZAN, B.; CANAGARAJAH, A. S.; JAIN, R. (ed.). Autoethnographies in English Language Teaching: Transnational Identities, Pedagogies, and Practices. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003001522.
/*ref*/AHMED, S. The Cultural Politics of Emotion. Edinburgh, UK: University of Edinburgh Press, 2004.
/*ref*/ANWARUDDIN, S. M. Why Critical Literacy Should Turn to ‘The Affective Turn’: Making a Case for Critical Affective Literacy. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [S.l.], v. 37, n. 3, p. 381-396, 2015. DOI: 10.1080/01596306.2015.1042429
/*ref*/ARAÚJO FREIRE, A. M. A radical capacidade de amar, ou, o amor radical em Paulo Freire, Joe Kincheloe e Jesus Gomez, nosso eterno Pato. Trabajo Social Global, Granada, v. 1, n. 2, p. 234-241, 2010. DOI: https://doi.org/10.30827/tsg-gsw.v1i2.913
/*ref*/AZEVEDO, A. F. de. Sentidos do corpo: metáfora e interdiscurso. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 14, n. 2, p. 321-335, maio/ago., 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017.140206.3613
/*ref*/BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1990.
/*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
/*ref*/BAKHTIN, M. A forma espacial da personagem. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. p. 21-90.
/*ref*/BARBOSA, D.; SALOMÃO, J. B.; PEREIRA, F. G.; MACIEL, R. F. Translanguaging and Affective Assemblage in Health Literacy. In: GARCIA, O.; MACIEL, R. F. Translanguaging: uma perspective transnacional. Campinas: Pontes. In press.
/*ref*/BARKHUIZEN, G. (ed.). Reflections on Language Teacher Identity Research. New York: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315643465
/*ref*/BENESCH, S. Critical English for Academic Purposes: Theory, Politics and Practice. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410601803
/*ref*/BENESCH, S. Pedagogy and Emotions: Exploring English Language Teachers’ Emotion Labor. New York: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315736181
/*ref*/BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic Frame. London; New York: Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315687537
/*ref*/BLOMMAERT, J. Mathematics and Its Ideologies. (An Anthropologist’s Observations). Semiotic Review, [S.l.], v. 3, p. 5-12, 2020. Available at: https://semioticreview.com/ojs/index.php/sr/article/view/43. Access on: Nov. 20, 2020.
/*ref*/BOVEDA, M.; BHATTACHARYA, K. Love as De/Colonial Onto-Epistemology: A Post-Oppositional Approach to Contextualized Research Ethics. The Urban Review, [S.l.], n. 51, p. 5-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11256-018-00493-z
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014, Seção 1, p. 8-11.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília: MS, 2010.
/*ref*/BREAULT, R. A. Emerging Issues in Duoethnography. International Journal of Qualitative Studies in Education, Raipur, India, v. 29, n. 6, p. 777-794, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/09518398.2016.1162866
/*ref*/BRUZ, I.; MOURA, G. H.; MACIEL, R. F. B; MARTIN, I; MORGAN, B. Transglocality in English Teacher Education: A Transnational Polyethnography of the Glendon D-TEIL Experience in Cuba. In: BARNAWI, O. Z.; AHMED, A. TESOL Teacher Education in a Transnational World: Turning Challenges into Innovative Projects. New York: Routledge, 2021. v. 1, p. 191-208. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003008668-12
/*ref*/BUNZEN, C. Letramento e/ou literacia?. Entrevista com Clecio Bunzen (UFPE). CENPEC Educação, 2019. Available at: https://www.cenpec.org.br/tematicas/letramento-e-ou-literacia-distincoes-e-aproximacoes. Access on: Nov. 20, 2020.
/*ref*/BUSCH, B. The Linguistic Repertoire Revisited. Applied Linguistics, Oxford, v. 33, n. 5, p. 503-523, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/ams056
/*ref*/CUMMINS, J. Educating Multilingual Learners: A Critical Analysis of Theoretical Concepts. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2021.
/*ref*/DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1987.
/*ref*/DERRIDA, J. Of Grammatology. Transl. G.C. Spivak. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.
/*ref*/DIAS, C. Da corpografia: ensaio sobre a língua/escrita na materialidade. Santa Maria: UFSM/PPGL, 2008. (Coleção Cogitare)
/*ref*/DUBOC, A. P. M. Teaching with an Attitude: Finding Ways to the Conundrum of a Postmodern Curriculum. Creative Education, Scientific Research, [S.l.], v. 4, n. 12B: 58-65, 2013. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2013.412A2009
/*ref*/DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. What’s Behind a Literacy War? A Discursive and Political Analysis of the Neoconservative Brazilian Literacy Policy. Journal of Multicultural Discourses, [S.l.], v. 15, N. 4, P. 436-457, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17447143.2020.1800714.
/*ref*/FOUCAULT, M. The Subject and Power. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (ed.). Michel Foucault: Beyond Structuralism and Hermeneutics. 2. ed. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1983. p. 208-226.
/*ref*/FOUCAULT, M. Tecnologias do eu y otros textos afines. Trad. Mercedes Allen de Salazar. Barcelona: Paidós, 1995.
/*ref*/FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
/*ref*/FERRAZ, D.; MORGAN, B. Transnational Dialogue on Language Education in Canada and Brazil: How do We Move Forward in the Face of Neoconservative/Neoliberal Times? Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 195-218, 2019. DOI: https://doi.org/10.1287/e8823a56-c7b8-40ed-b619-776231f9e405
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 1970.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016
/*ref*/FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003[1999].
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004[1996].
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013[1995].
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014[1992].
/*ref*/GARDINER, M. O carnaval de Bakhtin: a utopia como crítica. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 211-256.
/*ref*/HIRSCHKOP, K. Bakhtin, discurso e democracia. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 93-127.
/*ref*/HOLM, J.; KAJANDER, A. Ontario Math Has Always Covered the ‘Basics’. The Conversation, Waltham, MA, May 2, 2019. Available in: https://theconversation.com/ontario-math-has-always-covered-the-basics-115445. Access on: Jan 19, 2021.
/*ref*/HSU, F. Resisting the Coloniality of English: A Research Review of Strategies. CATESOL Journal, [S.l.], v. 29, n. 1, p. 11-132, 2017.
/*ref*/KATO, M. No mundo da escrita. Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
/*ref*/KAYSER, E. Os limites das políticas otimistas e pessimistas na crise do Covid-19 ou o “duelo” Slavoj Zizek vs Byung Chul Han. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, April 16, 2020. Available at: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598108-os-limites-das-politicas-otimistas-e-pessimistas-na-crise-do-covid-19-ou-o-duelo-slavoj-zizek-vs-byung-chul-han-artigo-de-erick-kayser. Access on: Jul. 28, 2020.
/*ref*/KEATING, A. L. Teaching Transformation: Transcultural Classroom Dialogues. New York: Palgrave; Macmillan, 2007. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230604988
/*ref*/KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
/*ref*/KOHAN, W. Paulo Freire mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
/*ref*/KUBOTA, R.; LIN, A. (ed.). Race, Culture, and Identities in Second Language Education: Exploring Critically Engaged Practice. New York: Routledge, 2009. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203876657
/*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Doing and Seeing. New York: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203832530
/*ref*/LACAN, J. The Mirror Stage as Formative of the I. Écrits: A selection. Trans. A. Sheridan. New York, NY: W. W. Norton, 1977.
/*ref*/LEMKE, J. Feeling & Meaning: A Unitary Bio-Semiotic Account. In: TRIFONAS, P. P. (ed.). International Handbook of Semiotics. New York: Springer, 2015. p. 589-616. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-9404-6_27
/*ref*/LIBERALI, F. Construir o inédito viável em meio a crise do coronavírus – lições que aprendemos, vivemos e propomos. In: LIBERALI, F.; FUGA, V. P.; CORRÊA, U. C.; CARVALHO, D. M. P. (org.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas: Pontes, 2020. p. 13-21.
/*ref*/MACIEL, R. F.; BARBOSA, D. A. Clampeando o cordão: a maternidade como um espaço multissemiótico de (des)construção de sentidos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, p. 28-52, 2019. DOI: https://doi.org.10.14393/LL63-v35nEsp2019-2.
/*ref*/MACIEL, R. F.; GARCÍA, O. Translanguaging, 2019. Available at: https://youtu.be/6TYRn5Yk4jE. Access on: Nov. 25, 2019.
/*ref*/MACIEL, R. F; PEREIRA, F. G. As dinâmicas das linguagens para além das fronteiras linguísticas e semióticas: diálogos entre multimodalidade e translinguagem em contextos médicos. In. GOMES, N.; MACIEL, R. F.; BARBOSA, V. L. (org.). Olhares sobre o texto verbal e não verbal. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2020.
/*ref*/MACIEL, R. F.; ROCHA, C. H. Dialogues on Translingual Research and Practice: Weaving Threads with Suresh Canagarajah’s Views. Revista X, Curitiba, v. 15, p. 7-31, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i1.71807.
/*ref*/MACIEL, R. F.; RUDD, R.; Health Literacy Interview, 2019. Available at: https://youtu.be/yPme61qvSfg. Access on: Nov. 20, 2019.
/*ref*/MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and Reconstituting Languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (ed.). Disinventing and Reconstituting Languages. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2007. p. 1-41. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853599255-003
/*ref*/MASSUMI, B. Politics of Affect. Cambridge: Polity Press; Kindle Edition, 2015.
/*ref*/MBEMBE, A. Necropolítica. Artes & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, p. 123-151, 2016.
/*ref*/MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.
/*ref*/MIGNOLO, W.; WALSH, C. E. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham, NC: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371779
/*ref*/MILLER, E. R.; GKONOU, C. Language Teacher Agency, Emotion Labor and Emotional Rewards in Tertiary-Level English Language Programs. System, [S.l.], v. 79, n. 1, p. 49-59, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2018.03.002
/*ref*/MILLS, K. A. Literacy Theories for the Digital Age: Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. New York: Multilingual Matters, 2016. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783094639
/*ref*/MONTE MÓR, W. Learning by Design: Reconstructing Knowledge Processes in Teaching and Learning Practices. In: KALANTZIS, M.; COPE, B. (ed.). Learning by Design. Melbourne, VIC: Victorian Schools Innovation Commission and Common Ground. 2015. p. 186-210. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137539724_11
/*ref*/MORGAN, B.; CLARKE, M. Identity in Second Language Teaching and Learning. In: HINKEL, E. (ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. New York: Routledge, 2011. v. 2. p. 817-836.
/*ref*/MORGAN, B.; MARTIN, I; MACIEL, R. F. The Walkyria Effect: Inspiring Transnational Language Teacher Education. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 1, p. 8-21, 2019.
/*ref*/MOTHA, S. Race, Empire, and English Language Teaching. New York: Teachers College Press, 2014.
/*ref*/MOTHA, S.; LIN, A. ‘Non‐coercive rearrangements’: theorizing desire in TESOL. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 48, n. 2, p. 331-359, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/tesq.126
/*ref*/NASCIMENTO, E. A. O corpo deslizando sentidos: arte, protesto e discurso nas fronteiras com o social a partir das obras de Halter. In: OSORIO, E. M. R.; DI CAMARGO JR, I. (org.). Mikail Bakhtin: a arte como resposta responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 53-78.
/*ref*/NORRIS, J.; SAWYER, R. D. Toward a Dialogic Methodology. In: NORRIS, J.; SAWYER, R. D.; LUND, D. (ed.). Duoethnography: Dialogic Methods for Social, Health, and Educational Research. Walnut Creek: Left Coast Press, 2012. p. 9-39.
/*ref*/NORTON, B.; MORGAN, B. Poststructuralism. In: CHAPELLE, C. (ed.). The Concise Encyclopedia of Applied Linguistics. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2020, p. 901-907. DOI: 10.1002/9781405198431.wbeal0924
/*ref*/ORLANDI. E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
/*ref*/ORTEGA, L. Ontologies of Language, Second Language Acquisition, and World Englishes. World Englishes, [S.l.], v. 37, p. 64-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/weng.12303
/*ref*/OTT, B. L. Affect in Critical Studies. In: NUSSBAUM, J. (ed.). Oxford Research Encyclopedia of Communication. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 1-26. DOI: 10.1093/acrefore/9780190228613.013.56.
/*ref*/RAMANATHAN, V. Bodies and Language: Health, Ailments, Disabilities. Bristol, England: Multilingual Matters, 2009. DOI: https://doi.org/10.21832/9781847692375
/*ref*/REAGAN, T. Objectification, Positivism and Language Studies: A Reconsideration. Critical Inquiry in Language Studies, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 41-60, 2004. DOI: 10.1207/s15427595cils0101_3
/*ref*/ROCHA, C. H. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no Ensino Fundamental I: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade [Reflections and Proposals Concerning Foreign Language Teaching in Primary School: Plurilingualism, Multiliteracies and Transculturality]. Campinas: Pontes Editores, 2012.
/*ref*/ROCHA, C. H. Práticas de letramento crítico, ensino plurilíngue e língua inglesa em contexto acadêmico-universitário [Critical Literacy Practices, Plurilingual Teaching and English Language in Higher School Contexts]. Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, [S.l.], n. 20, p. 9-35, 2013.
/*ref*/ROCHA, C. H. Language Education in the Fluidity of the Burnout Society: The Decolonial Potential of the Translingual Approach. D. E. L. T. A., São Paulo, n. 35-4, p. 1-39, 2019.
/*ref*/ROCHA, C. H. Escute com seu corpo: o potencial subversivo do afeto em tempos sombrios. Revista X, v. 15, n. 4, p. 115-125, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76202
/*ref*/ROCHA, C. H.; MACIEL. R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Edição ampliada. Campinas: Pontes Editores, 2015a.
/*ref*/ROCHA, C. H.; MACIEL. R. F. Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorias bakhtinianas. D.E.L.T.A., São Paulo, n. 31-2, p. 411-445, 2015b. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450437081883001191
/*ref*/ROCHA. C. H.; MACIEL, R. F.; MORGAN, B. Critical perspectives in language education and literacies: discussing key points. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, Dossiê Temático em Linguística Aplicada: horizontes multidisciplinares, v. 10, n. 23, p. 64-79, 2017.
/*ref*/ROCHA, C. H.; MACIEL. R. F. Brazilian Views of Literacies Studies: Major Issues and Ongoing Social and Educational Challenges. Research in the Teaching of English, [S.l.], v. 54, n. 4, p. 446-451, May, 2020.
/*ref*/ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
/*ref*/SHIN, H.; STERZUK, A. Discourses, Practices, and Realities of Multilingualism in Higher Education. TESL Canada Journal, [S.l.], v. 36, n. 1, p. 147-159, 2019. DOI: https://doi.org/10.18806/tesl.v36i1.1307
/*ref*/SNYDER, I. Literacy Wars: Why Teaching Children to Read and Write is a Battleground in Australia. Melbourne: Allen & Unwin, 2008.
/*ref*/SOARES, M. Letramento em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
/*ref*/SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
/*ref*/SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 78, 2007, p. 3-46. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.753
/*ref*/STANLEY, J. How Fascism Works: The Politics of Us and Them. New York: Random House, 2018.
/*ref*/TIHANOV, G. A importância do grotesco. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 166-180, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000200011
/*ref*/WELLMER, A. The Persistence of Modernity: Essays on Aesthetics, Ethics, and Postmodernism. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.
/*ref*/WINDLE, J.; MORGAN, B. Remix Nationalism and Critical Language Education. In: McINTOSH, K. (ed.). Applied Linguistics and Language Teaching in the Neo-Nationalist Era. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2020. p. 267-294. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56550-3_11
/*ref*/YAZAN, B.; CANAGARAJAH, A. S.; JAIN, R. (ed.). Autoethnographies in English Language Teaching: Transnational Identities, Pedagogies, and Practices. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003001522.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Hilsdorf Rocha, Brian Morgan, Ruberval Franco Maciel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Hilsdorf Rocha, Brian Morgan, Ruberval Franco Maciel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101680615424