SOLUÇÃO HOMONÍMICA E SOLUÇÃO POLISSÊMICA NOS LEARNER’S DICTIONARIES: ANÁLISE DE CASOS E PROPOSTA DE TRATAMENTO
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4105 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos dois conceitos que julgamos ser fundamentais para a organização de obras lexicográficas: a solução homonímica e a solução polissêmica. Avaliamos de que forma a adoção de uma dessas soluções determina e influencia a apresentação da macro e da microestrutura dos dicionários. A partir do exame de verbetes extraídos aleatoriamente de quatro learner’s dictionaries, percebemos que: (i) são empregadas quatro configurações distintas para as soluções, (ii) não há uma aplicação única nas obras para o mesmo fenômeno e (iii) não há consistência entre verbetes extraídos do mesmo dicionário. Ao final, apresentamos nossa sugestão para o tratamento desses fenômenos nos learner’s dictionaries, com especial atenção aos subsídios fornecidos pela Semântica Cognitiva. |
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SOLUÇÃO HOMONÍMICA E SOLUÇÃO POLISSÊMICA NOS LEARNER’S DICTIONARIES: ANÁLISE DE CASOS E PROPOSTA DE TRATAMENTONeste trabalho, apresentamos dois conceitos que julgamos ser fundamentais para a organização de obras lexicográficas: a solução homonímica e a solução polissêmica. Avaliamos de que forma a adoção de uma dessas soluções determina e influencia a apresentação da macro e da microestrutura dos dicionários. A partir do exame de verbetes extraídos aleatoriamente de quatro learner’s dictionaries, percebemos que: (i) são empregadas quatro configurações distintas para as soluções, (ii) não há uma aplicação única nas obras para o mesmo fenômeno e (iii) não há consistência entre verbetes extraídos do mesmo dicionário. Ao final, apresentamos nossa sugestão para o tratamento desses fenômenos nos learner’s dictionaries, com especial atenção aos subsídios fornecidos pela Semântica Cognitiva.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESOliveira, Ana Flávia Souto de2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4105Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4105/4839http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4105/89info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-27T13:41:13Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4105Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2013-12-27T13:41:13Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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