The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Juliana Irani Villanueva dos, Dutra, Alessandra, Rosa, Vanderley Flor da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16751
Resumo: RESUMO:Este trabalho discute a aplicação da ferramenta tecnológica Webquest para ministrar os conteúdos de avaliação educacional e de avaliação aos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição particular de ensino superior da cidade de Londrina-PR. A questão principal de investigação é: de que forma os graduandos concluintes do curso de Pedagogia percebem a utilização da Webquest em uma atividade didática? Essa questão é relevante porque, atualmente, além de tal recurso ser uma forma diferenciada de ferramenta tecnológica em sala de aula, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação tem possibilitado um impacto qualitativo no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e experimental. O ponto de partida são as concepções de Kenski (2003), Dodge (1996) e Ramos (2008), o planejamento, a intervenção pedagógica e a avaliação de uma atividade didática utilizando a Webquest. Os resultados indicam que a atividade contribui para a aprendizagem, motiva os alunos e permite que os graduandos se familiarizem e conheçam uma proposta de uso da tecnologia como contribuidora do processo de ensino-aprendizagem.    ABSTRACT:This work discusses the application of the technological tool Webquest to teach contents of educational evaluation and evaluation to the students of the Pedagogy course from a private institution of higher education of Londrina-PR. The main question of investigation is: in which way do the pedagogy course undergraduate students perceive the use of the Webquest in a didactic activity? This question is relevant because, currently, besides being a different technological tool in the classroom, the use of Communication and Information Technologies has taken a qualitative impact in the teaching-learning process. For that, the bibliographical descriptive, field and experimental researches were used as the methodology. The starting point is the conceptions discussed by Kenski (2003), Dodge (1996), and Ramos (2008), about the planning, the pedagogical intervention and the evaluation of a didactic activity using the Webquest. The results indicate that the activity contribute to the learning, motivating the students and allowing them to know and get familiar with the purpose of the technological use as a contributor of the teaching-learning process.
id UFMG-9_17d28cff5bfcc2cb83ee144ab4fefa18
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16751
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy courseA Webquest como recurso pedagógico no curso de Pedagogiaavaliação educacionalTecnologias de Informação e Comunicaçãowebquestensino-aprendizagem.RESUMO:Este trabalho discute a aplicação da ferramenta tecnológica Webquest para ministrar os conteúdos de avaliação educacional e de avaliação aos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição particular de ensino superior da cidade de Londrina-PR. A questão principal de investigação é: de que forma os graduandos concluintes do curso de Pedagogia percebem a utilização da Webquest em uma atividade didática? Essa questão é relevante porque, atualmente, além de tal recurso ser uma forma diferenciada de ferramenta tecnológica em sala de aula, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação tem possibilitado um impacto qualitativo no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e experimental. O ponto de partida são as concepções de Kenski (2003), Dodge (1996) e Ramos (2008), o planejamento, a intervenção pedagógica e a avaliação de uma atividade didática utilizando a Webquest. Os resultados indicam que a atividade contribui para a aprendizagem, motiva os alunos e permite que os graduandos se familiarizem e conheçam uma proposta de uso da tecnologia como contribuidora do processo de ensino-aprendizagem.    ABSTRACT:This work discusses the application of the technological tool Webquest to teach contents of educational evaluation and evaluation to the students of the Pedagogy course from a private institution of higher education of Londrina-PR. The main question of investigation is: in which way do the pedagogy course undergraduate students perceive the use of the Webquest in a didactic activity? This question is relevant because, currently, besides being a different technological tool in the classroom, the use of Communication and Information Technologies has taken a qualitative impact in the teaching-learning process. For that, the bibliographical descriptive, field and experimental researches were used as the methodology. The starting point is the conceptions discussed by Kenski (2003), Dodge (1996), and Ramos (2008), about the planning, the pedagogical intervention and the evaluation of a didactic activity using the Webquest. The results indicate that the activity contribute to the learning, motivating the students and allowing them to know and get familiar with the purpose of the technological use as a contributor of the teaching-learning process.Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1675110.17851/1983-3652.10.1.164-177Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-1771983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16751/13508Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrais, Jacqueline Lidiane de SouzaReis, Juliana Irani Villanueva dosDutra, AlessandraRosa, Vanderley Flor da2020-07-22T22:05:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16751Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:05:47Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
A Webquest como recurso pedagógico no curso de Pedagogia
title The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
spellingShingle The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
avaliação educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação
webquest
ensino-aprendizagem.
title_short The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
title_full The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
title_fullStr The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
title_full_unstemmed The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
title_sort The webquest as a pedagogical resource in the Pedagogy course
author Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
author_facet Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Reis, Juliana Irani Villanueva dos
Dutra, Alessandra
Rosa, Vanderley Flor da
author_role author
author2 Reis, Juliana Irani Villanueva dos
Dutra, Alessandra
Rosa, Vanderley Flor da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Reis, Juliana Irani Villanueva dos
Dutra, Alessandra
Rosa, Vanderley Flor da
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação
webquest
ensino-aprendizagem.
topic avaliação educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação
webquest
ensino-aprendizagem.
description RESUMO:Este trabalho discute a aplicação da ferramenta tecnológica Webquest para ministrar os conteúdos de avaliação educacional e de avaliação aos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição particular de ensino superior da cidade de Londrina-PR. A questão principal de investigação é: de que forma os graduandos concluintes do curso de Pedagogia percebem a utilização da Webquest em uma atividade didática? Essa questão é relevante porque, atualmente, além de tal recurso ser uma forma diferenciada de ferramenta tecnológica em sala de aula, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação tem possibilitado um impacto qualitativo no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e experimental. O ponto de partida são as concepções de Kenski (2003), Dodge (1996) e Ramos (2008), o planejamento, a intervenção pedagógica e a avaliação de uma atividade didática utilizando a Webquest. Os resultados indicam que a atividade contribui para a aprendizagem, motiva os alunos e permite que os graduandos se familiarizem e conheçam uma proposta de uso da tecnologia como contribuidora do processo de ensino-aprendizagem.    ABSTRACT:This work discusses the application of the technological tool Webquest to teach contents of educational evaluation and evaluation to the students of the Pedagogy course from a private institution of higher education of Londrina-PR. The main question of investigation is: in which way do the pedagogy course undergraduate students perceive the use of the Webquest in a didactic activity? This question is relevant because, currently, besides being a different technological tool in the classroom, the use of Communication and Information Technologies has taken a qualitative impact in the teaching-learning process. For that, the bibliographical descriptive, field and experimental researches were used as the methodology. The starting point is the conceptions discussed by Kenski (2003), Dodge (1996), and Ramos (2008), about the planning, the pedagogical intervention and the evaluation of a didactic activity using the Webquest. The results indicate that the activity contribute to the learning, motivating the students and allowing them to know and get familiar with the purpose of the technological use as a contributor of the teaching-learning process.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16751
10.17851/1983-3652.10.1.164-177
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16751
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.1.164-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16751/13508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177
Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177
Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 164-177
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142297206784