Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805 |
Resumo: | RESUMO:Neste trabalho faremos uma apresentação e revisão bibliográfica do percurso histórico da semiótica francesa, que possibilita abordagem da imagem científica. Ilustraremos com uma breve análise de imagens científicas apresentadas em dois filmes da franquia Star Wars: a primeira, fotografia de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), e a segunda, de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), ambos dirigidos por George Lucas. Para isso, utilizaremos ferramentas do arcabouço teórico proposto pelos semioticistas Jean-François Bordron (2013), Jacques Fontanille (2007) e Maria Giulia Dondero (2010a). Procuramos analisar o universo visual dos filmes deStar Wars, já que as narrativas ocorrem em uma galáxiafictícia e diversas viagens pelo espaço sideral são constantemente apresentadas. Assim, abordaremos a vulgarização a ser feita de determinadas imagens científicas para o público-alvo, a fim de que possam ser compreendidas. PALAVRAS-CHAVE: cinema; fotografia; semiótica; Star Wars. ABSTRACT:In this work we will present a bibliographical review and presentation of the historical of the French semiotics that allows to approach the scientific image. We will illustrate with a brief analysis of scientific images presented in two Star Wars franchise films: the first photograph of Star Wars Episode I: The Phantom Menace (1999) and the second of StarWars Episode III: Revenge of the Sith (2005), both directed by George Lucas. To that end, we will use tools from the theoretical framework proposed by the Semioticists Jean-François Bordron (2009), Jacques Fontanille (2007) and Maria Giulia Dondero (2010a). We will try to analyze the visual universe of the Star Wars films, since the narratives occur in a fictitious galaxy and several sideways space travels are constantly presented, thus, we will approach the vulgarization to be made of certain scientific images for the target audience so that they can be understood. KEYWORDS: cinema; photography; semiotics; Star Wars. |
id |
UFMG-9_2d47960921eef628bc402496e5968b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16805 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Scientific images in semiotics and photographs of Star WarsImagens científicas na semiótica e fotografias de Star WarscinemafotografiasemióticaStar Wars.RESUMO:Neste trabalho faremos uma apresentação e revisão bibliográfica do percurso histórico da semiótica francesa, que possibilita abordagem da imagem científica. Ilustraremos com uma breve análise de imagens científicas apresentadas em dois filmes da franquia Star Wars: a primeira, fotografia de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), e a segunda, de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), ambos dirigidos por George Lucas. Para isso, utilizaremos ferramentas do arcabouço teórico proposto pelos semioticistas Jean-François Bordron (2013), Jacques Fontanille (2007) e Maria Giulia Dondero (2010a). Procuramos analisar o universo visual dos filmes deStar Wars, já que as narrativas ocorrem em uma galáxiafictícia e diversas viagens pelo espaço sideral são constantemente apresentadas. Assim, abordaremos a vulgarização a ser feita de determinadas imagens científicas para o público-alvo, a fim de que possam ser compreendidas. PALAVRAS-CHAVE: cinema; fotografia; semiótica; Star Wars. ABSTRACT:In this work we will present a bibliographical review and presentation of the historical of the French semiotics that allows to approach the scientific image. We will illustrate with a brief analysis of scientific images presented in two Star Wars franchise films: the first photograph of Star Wars Episode I: The Phantom Menace (1999) and the second of StarWars Episode III: Revenge of the Sith (2005), both directed by George Lucas. To that end, we will use tools from the theoretical framework proposed by the Semioticists Jean-François Bordron (2009), Jacques Fontanille (2007) and Maria Giulia Dondero (2010a). We will try to analyze the visual universe of the Star Wars films, since the narratives occur in a fictitious galaxy and several sideways space travels are constantly presented, thus, we will approach the vulgarization to be made of certain scientific images for the target audience so that they can be understood. KEYWORDS: cinema; photography; semiotics; Star Wars.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1680510.17851/1983-3652.11.2.290-303Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-3031983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805/13566Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuirado, Natália Cipolaro2020-07-24T12:58:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16805Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:58:30Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars Imagens científicas na semiótica e fotografias de Star Wars |
title |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars |
spellingShingle |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars Guirado, Natália Cipolaro cinema fotografia semiótica Star Wars. |
title_short |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars |
title_full |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars |
title_fullStr |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars |
title_full_unstemmed |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars |
title_sort |
Scientific images in semiotics and photographs of Star Wars |
author |
Guirado, Natália Cipolaro |
author_facet |
Guirado, Natália Cipolaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guirado, Natália Cipolaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema fotografia semiótica Star Wars. |
topic |
cinema fotografia semiótica Star Wars. |
description |
RESUMO:Neste trabalho faremos uma apresentação e revisão bibliográfica do percurso histórico da semiótica francesa, que possibilita abordagem da imagem científica. Ilustraremos com uma breve análise de imagens científicas apresentadas em dois filmes da franquia Star Wars: a primeira, fotografia de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), e a segunda, de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), ambos dirigidos por George Lucas. Para isso, utilizaremos ferramentas do arcabouço teórico proposto pelos semioticistas Jean-François Bordron (2013), Jacques Fontanille (2007) e Maria Giulia Dondero (2010a). Procuramos analisar o universo visual dos filmes deStar Wars, já que as narrativas ocorrem em uma galáxiafictícia e diversas viagens pelo espaço sideral são constantemente apresentadas. Assim, abordaremos a vulgarização a ser feita de determinadas imagens científicas para o público-alvo, a fim de que possam ser compreendidas. PALAVRAS-CHAVE: cinema; fotografia; semiótica; Star Wars. ABSTRACT:In this work we will present a bibliographical review and presentation of the historical of the French semiotics that allows to approach the scientific image. We will illustrate with a brief analysis of scientific images presented in two Star Wars franchise films: the first photograph of Star Wars Episode I: The Phantom Menace (1999) and the second of StarWars Episode III: Revenge of the Sith (2005), both directed by George Lucas. To that end, we will use tools from the theoretical framework proposed by the Semioticists Jean-François Bordron (2009), Jacques Fontanille (2007) and Maria Giulia Dondero (2010a). We will try to analyze the visual universe of the Star Wars films, since the narratives occur in a fictitious galaxy and several sideways space travels are constantly presented, thus, we will approach the vulgarization to be made of certain scientific images for the target audience so that they can be understood. KEYWORDS: cinema; photography; semiotics; Star Wars. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805 10.17851/1983-3652.11.2.290-303 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.2.290-303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805/13566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303 Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303 Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 290-303 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142433521664 |