Casey Heynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16605 |
Resumo: | O registro audiovisual de um conflito entre estudantes australianos, Casey Heynes (http://www.youtube.com/watch?v=eyVilspkzBg), ficou conhecido mundialmente por meio da difusão em sites de compartilhamento de vídeos. As imagens apresentam a agressão a um estudante que reage subitamente, e, com uma força inesperada, derruba o agressor. As imagens impressionaram o mundo e levantaram uma importante discussão nas escolas, alertando pais e professores sobre um tipo de violência conhecida como bullying. Neste trabalho, analisa-se, sob a perspectiva da semiótica de linha francesa, o acontecimento como sequência de ações e reações que constroem diferentes sentidos no processo enunciativo. A partir da investigação do plano do conteúdo, privilegiamos o nível narrativo do percurso gerativo de sentido, especialmente o percurso da paixão. Dessa forma, pela confrontação entre sujeito agressor e sujeito agredido na relação homem-mundo, vislumbram-se percursos passionais em que se pode tangenciar, pelas categorias aspectuais, as gradações que particularizam o bullying no vídeo citado. |
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Casey Heynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeoBullying. Semiótica francesa. Audiovisual. Paixões.O registro audiovisual de um conflito entre estudantes australianos, Casey Heynes (http://www.youtube.com/watch?v=eyVilspkzBg), ficou conhecido mundialmente por meio da difusão em sites de compartilhamento de vídeos. As imagens apresentam a agressão a um estudante que reage subitamente, e, com uma força inesperada, derruba o agressor. As imagens impressionaram o mundo e levantaram uma importante discussão nas escolas, alertando pais e professores sobre um tipo de violência conhecida como bullying. Neste trabalho, analisa-se, sob a perspectiva da semiótica de linha francesa, o acontecimento como sequência de ações e reações que constroem diferentes sentidos no processo enunciativo. A partir da investigação do plano do conteúdo, privilegiamos o nível narrativo do percurso gerativo de sentido, especialmente o percurso da paixão. Dessa forma, pela confrontação entre sujeito agressor e sujeito agredido na relação homem-mundo, vislumbram-se percursos passionais em que se pode tangenciar, pelas categorias aspectuais, as gradações que particularizam o bullying no vídeo citado.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1660510.17851/1983-3652.5.1.13-24Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 13-24Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 13-24Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 13-24Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 13-241983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16605/13365Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Isabel Cristina Vieira CoimbraPereira, Daniervelin Renata MarquesSerrano, Paulo Henrique2020-07-18T18:41:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16605Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:41:57Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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