Videorresenhas em ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Flávia Thaís Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Williany Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16840
Resumo: RESUMO: As diversificadas formas de interatividade conferidas às redes sociais no ambiente digital têm proporcionado a proliferação de uma variedade de textos cada vez mais híbridos em suas semioses. Muitos deles fruto de uma nova roupagem que os gêneros assumem com novas estruturas e funções, dando origem a novos gêneros. Haja vista esse contexto, o presente estudo tem por objeto de investigação a videorresenha, gênero que se assemelha à resenha, porém apresenta características multimodais que modificam seus aspectos estruturais e funcionais. Assim, objetivamos reconhecer o gênero videorresenha, identificando-o a partir de uma descrição estrutural e funcional em canais do YouTube.PALAVRAS-CHAVE: videorresenha; ambiente Digital; YouTube. ABSTRACT: The diverse forms of interaction granted to the social networks in the digital environment have provided a spread of a variety of increasingly hybrid texts in their semioses. Many of them result from a new guise that the genres assume with new structures and functions giving rise to new genres. Considering this context, this study has as its investigation object the video review, a genre that resembles the review, but contains multimodal characteristics that modify its structural and functional aspects. Thus, we aim at recognizing the video review genre, identifying it from a structural and functional description, especially on YouTube channels.KEYWORDS: video review; digital environment; YouTube.
id UFMG-9_96ebf7c4f59b6f603f971529a5c68b1a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16840
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Videorresenhas em ambiente digitalvideorresenhaambiente DigitalYouTube.RESUMO: As diversificadas formas de interatividade conferidas às redes sociais no ambiente digital têm proporcionado a proliferação de uma variedade de textos cada vez mais híbridos em suas semioses. Muitos deles fruto de uma nova roupagem que os gêneros assumem com novas estruturas e funções, dando origem a novos gêneros. Haja vista esse contexto, o presente estudo tem por objeto de investigação a videorresenha, gênero que se assemelha à resenha, porém apresenta características multimodais que modificam seus aspectos estruturais e funcionais. Assim, objetivamos reconhecer o gênero videorresenha, identificando-o a partir de uma descrição estrutural e funcional em canais do YouTube.PALAVRAS-CHAVE: videorresenha; ambiente Digital; YouTube. ABSTRACT: The diverse forms of interaction granted to the social networks in the digital environment have provided a spread of a variety of increasingly hybrid texts in their semioses. Many of them result from a new guise that the genres assume with new structures and functions giving rise to new genres. Considering this context, this study has as its investigation object the video review, a genre that resembles the review, but contains multimodal characteristics that modify its structural and functional aspects. Thus, we aim at recognizing the video review genre, identifying it from a structural and functional description, especially on YouTube channels.KEYWORDS: video review; digital environment; YouTube.Universidade Federal de Minas Gerais2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1684010.17851/1983-3652.12.2.1-29Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-291983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16840/13601Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBritto, Flávia Thaís Alvesda Silva, Williany Miranda2020-07-24T12:53:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16840Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:53:39Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Videorresenhas em ambiente digital
title Videorresenhas em ambiente digital
spellingShingle Videorresenhas em ambiente digital
Britto, Flávia Thaís Alves
videorresenha
ambiente Digital
YouTube.
title_short Videorresenhas em ambiente digital
title_full Videorresenhas em ambiente digital
title_fullStr Videorresenhas em ambiente digital
title_full_unstemmed Videorresenhas em ambiente digital
title_sort Videorresenhas em ambiente digital
author Britto, Flávia Thaís Alves
author_facet Britto, Flávia Thaís Alves
da Silva, Williany Miranda
author_role author
author2 da Silva, Williany Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Flávia Thaís Alves
da Silva, Williany Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv videorresenha
ambiente Digital
YouTube.
topic videorresenha
ambiente Digital
YouTube.
description RESUMO: As diversificadas formas de interatividade conferidas às redes sociais no ambiente digital têm proporcionado a proliferação de uma variedade de textos cada vez mais híbridos em suas semioses. Muitos deles fruto de uma nova roupagem que os gêneros assumem com novas estruturas e funções, dando origem a novos gêneros. Haja vista esse contexto, o presente estudo tem por objeto de investigação a videorresenha, gênero que se assemelha à resenha, porém apresenta características multimodais que modificam seus aspectos estruturais e funcionais. Assim, objetivamos reconhecer o gênero videorresenha, identificando-o a partir de uma descrição estrutural e funcional em canais do YouTube.PALAVRAS-CHAVE: videorresenha; ambiente Digital; YouTube. ABSTRACT: The diverse forms of interaction granted to the social networks in the digital environment have provided a spread of a variety of increasingly hybrid texts in their semioses. Many of them result from a new guise that the genres assume with new structures and functions giving rise to new genres. Considering this context, this study has as its investigation object the video review, a genre that resembles the review, but contains multimodal characteristics that modify its structural and functional aspects. Thus, we aim at recognizing the video review genre, identifying it from a structural and functional description, especially on YouTube channels.KEYWORDS: video review; digital environment; YouTube.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16840
10.17851/1983-3652.12.2.1-29
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16840
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.12.2.1-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16840/13601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29
Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29
Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29
Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 1-29
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142831980544