Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniervelin Renata Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16612
Resumo: Editorial para Revista Texto Livre, volume 5, número 2, 2012   Este volume 5, número 2, da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia reúne 11 artigos em torno dos eixos Educação e Tecnologia e Produção Textual e Tecnologia. Diversificada em seus olhares, esta edição traz importantes contribuições sobre formação de professores, ferramentas digitais para ensino de línguas, especificidades do hipertexto e outros estudos que contemplam as influências do ciberespaço nas práticas educativas. Abrindo o número, Gerson Bruno Forgiarini de Quadros foca em seu artigo “Aprendendo idiomas em ambientes virtuais na internet” a aprendizagem de língua espanhola em uma comunidade virtual do Livemocha. Em “Formación docente y la aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de e/le en las escuelas técnicas”, Jorgelina Tallei e Iandra María Weirich Silva Coelho procuram refletir sobre o lugar do professor e do aluno em cursos específicos também para o ensino de língua espanhola pelas novas tecnologias. Angélica Ilha Gonçalves, em “Aprendizagem de língua espanhola na EaD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?”, discute e descreve características que um professor tutor para tornar a prática de ensino-aprendizagem de línguas mais eficiente. Ainda nesse eixo temático, Fátima Faya Cerqueiro mostra um bom exemplo de ferramenta digital para ensino de línguas no texto “La producción oral en lenguas extranjeras más allá del aula con el foro de voz VOXOPOP”. Patrícia Margarida Farias Coelho enfatiza em “Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas” o uso dos aplicativos e games educativos e a necessidade de adequação das escolas para atender o novo perfil de seu público. Carlos Henrique Silva de Castro dá exemplos e aborda criticamente a criação de comunidades interativas em “Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional”. No artigo “Sites de Editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor”, Laura Márcia Luiza Ferreira relata o como os sites de editoras de livros didáticos ajudam no trabalho do professor em sala de aula. Julianna Silva Glória, em “A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola”, demonstra novos aspectos agregados às tarefas escolares pelo suporte digital. Em “A formação do professor para o uso das TICS em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre”, de Darlan Machado Dorneles, o Projeto Um computador por aluno é discutido tendo em vista o uso de tecnologias para formação dos professores. “Explorando a autoria de hipertexto por meio de um processo e de uma ferramenta para a retextualização digital”, de autoria de Antônio Robson de Paula e Ivan L. M. Ricarte, apresenta uma revisão de pesquisas sobre a produção de hipertextos a partir de textos lineares. Por fim, Izabel Cristina Diniz e Leila Aparecida Anastácio dedicam o texto “Natureza do hipertexto no jornalismo digital em dois suplementos para o público infantil” à abordagem dos hipertextos em jornais online para verificar a adequação das práticas ao público-alvo e ao contexto. Incentivamos a leitura de todas essas referências na relação entre linguagem e tecnologia, acreditando que se constituem elas importantes tendências nas pesquisas acadêmicas.   Daniervelin Renata Marques Pereira Comissão Editorial Executiva da Revista Texto Livre
id UFMG-9_a8fb91d43fc55cc35496dedecc918702
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16612
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling EditorialLinguagemTecnologiaEducaçãoSemióticaSistemas de Informação Editorial para Revista Texto Livre, volume 5, número 2, 2012   Este volume 5, número 2, da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia reúne 11 artigos em torno dos eixos Educação e Tecnologia e Produção Textual e Tecnologia. Diversificada em seus olhares, esta edição traz importantes contribuições sobre formação de professores, ferramentas digitais para ensino de línguas, especificidades do hipertexto e outros estudos que contemplam as influências do ciberespaço nas práticas educativas. Abrindo o número, Gerson Bruno Forgiarini de Quadros foca em seu artigo “Aprendendo idiomas em ambientes virtuais na internet” a aprendizagem de língua espanhola em uma comunidade virtual do Livemocha. Em “Formación docente y la aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de e/le en las escuelas técnicas”, Jorgelina Tallei e Iandra María Weirich Silva Coelho procuram refletir sobre o lugar do professor e do aluno em cursos específicos também para o ensino de língua espanhola pelas novas tecnologias. Angélica Ilha Gonçalves, em “Aprendizagem de língua espanhola na EaD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?”, discute e descreve características que um professor tutor para tornar a prática de ensino-aprendizagem de línguas mais eficiente. Ainda nesse eixo temático, Fátima Faya Cerqueiro mostra um bom exemplo de ferramenta digital para ensino de línguas no texto “La producción oral en lenguas extranjeras más allá del aula con el foro de voz VOXOPOP”. Patrícia Margarida Farias Coelho enfatiza em “Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas” o uso dos aplicativos e games educativos e a necessidade de adequação das escolas para atender o novo perfil de seu público. Carlos Henrique Silva de Castro dá exemplos e aborda criticamente a criação de comunidades interativas em “Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional”. No artigo “Sites de Editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor”, Laura Márcia Luiza Ferreira relata o como os sites de editoras de livros didáticos ajudam no trabalho do professor em sala de aula. Julianna Silva Glória, em “A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola”, demonstra novos aspectos agregados às tarefas escolares pelo suporte digital. Em “A formação do professor para o uso das TICS em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre”, de Darlan Machado Dorneles, o Projeto Um computador por aluno é discutido tendo em vista o uso de tecnologias para formação dos professores. “Explorando a autoria de hipertexto por meio de um processo e de uma ferramenta para a retextualização digital”, de autoria de Antônio Robson de Paula e Ivan L. M. Ricarte, apresenta uma revisão de pesquisas sobre a produção de hipertextos a partir de textos lineares. Por fim, Izabel Cristina Diniz e Leila Aparecida Anastácio dedicam o texto “Natureza do hipertexto no jornalismo digital em dois suplementos para o público infantil” à abordagem dos hipertextos em jornais online para verificar a adequação das práticas ao público-alvo e ao contexto. Incentivamos a leitura de todas essas referências na relação entre linguagem e tecnologia, acreditando que se constituem elas importantes tendências nas pesquisas acadêmicas.   Daniervelin Renata Marques Pereira Comissão Editorial Executiva da Revista Texto LivreUniversidade Federal de Minas Gerais2012-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1661210.17851/1983-3652.5.2.i-iiTexto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-iiTexto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-iiTexto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-iiTexto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-ii1983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16612/13372Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Daniervelin Renata Marques2020-07-18T18:42:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16612Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:42:14Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Pereira, Daniervelin Renata Marques
Linguagem
Tecnologia
Educação
Semiótica
Sistemas de Informação
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Pereira, Daniervelin Renata Marques
author_facet Pereira, Daniervelin Renata Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniervelin Renata Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Tecnologia
Educação
Semiótica
Sistemas de Informação
topic Linguagem
Tecnologia
Educação
Semiótica
Sistemas de Informação
description Editorial para Revista Texto Livre, volume 5, número 2, 2012   Este volume 5, número 2, da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia reúne 11 artigos em torno dos eixos Educação e Tecnologia e Produção Textual e Tecnologia. Diversificada em seus olhares, esta edição traz importantes contribuições sobre formação de professores, ferramentas digitais para ensino de línguas, especificidades do hipertexto e outros estudos que contemplam as influências do ciberespaço nas práticas educativas. Abrindo o número, Gerson Bruno Forgiarini de Quadros foca em seu artigo “Aprendendo idiomas em ambientes virtuais na internet” a aprendizagem de língua espanhola em uma comunidade virtual do Livemocha. Em “Formación docente y la aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de e/le en las escuelas técnicas”, Jorgelina Tallei e Iandra María Weirich Silva Coelho procuram refletir sobre o lugar do professor e do aluno em cursos específicos também para o ensino de língua espanhola pelas novas tecnologias. Angélica Ilha Gonçalves, em “Aprendizagem de língua espanhola na EaD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?”, discute e descreve características que um professor tutor para tornar a prática de ensino-aprendizagem de línguas mais eficiente. Ainda nesse eixo temático, Fátima Faya Cerqueiro mostra um bom exemplo de ferramenta digital para ensino de línguas no texto “La producción oral en lenguas extranjeras más allá del aula con el foro de voz VOXOPOP”. Patrícia Margarida Farias Coelho enfatiza em “Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas” o uso dos aplicativos e games educativos e a necessidade de adequação das escolas para atender o novo perfil de seu público. Carlos Henrique Silva de Castro dá exemplos e aborda criticamente a criação de comunidades interativas em “Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional”. No artigo “Sites de Editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor”, Laura Márcia Luiza Ferreira relata o como os sites de editoras de livros didáticos ajudam no trabalho do professor em sala de aula. Julianna Silva Glória, em “A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola”, demonstra novos aspectos agregados às tarefas escolares pelo suporte digital. Em “A formação do professor para o uso das TICS em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre”, de Darlan Machado Dorneles, o Projeto Um computador por aluno é discutido tendo em vista o uso de tecnologias para formação dos professores. “Explorando a autoria de hipertexto por meio de um processo e de uma ferramenta para a retextualização digital”, de autoria de Antônio Robson de Paula e Ivan L. M. Ricarte, apresenta uma revisão de pesquisas sobre a produção de hipertextos a partir de textos lineares. Por fim, Izabel Cristina Diniz e Leila Aparecida Anastácio dedicam o texto “Natureza do hipertexto no jornalismo digital em dois suplementos para o público infantil” à abordagem dos hipertextos em jornais online para verificar a adequação das práticas ao público-alvo e ao contexto. Incentivamos a leitura de todas essas referências na relação entre linguagem e tecnologia, acreditando que se constituem elas importantes tendências nas pesquisas acadêmicas.   Daniervelin Renata Marques Pereira Comissão Editorial Executiva da Revista Texto Livre
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16612
10.17851/1983-3652.5.2.i-ii
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16612
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.5.2.i-ii
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16612/13372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-ii
Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-ii
Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-ii
Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; i-ii
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141269602304