Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano
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Data de Publicação: | 2012 |
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Resumo: | O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno. |
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Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesianoCyberbullying. Twitter. Mineração de Dados. Aprendizagem de Máquina. Filtro Bayesiano. O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1661110.17851/1983-3652.5.1.77-83Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 77-83Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 77-83Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 77-83Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 77-831983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16611/13371Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alencar Almeida, Rafael José2020-07-18T18:40:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16611Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:40:10Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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