Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/42233 |
Resumo: | Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede. |
id |
UFMG_03095a18572ab7d14ec0874716a1de37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/42233 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-03T17:11:40Z2022-06-03T17:11:40Z2016511581812317-3793http://hdl.handle.net/1843/42233Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede.In a highly competitive environment, so that companies stay in the market and achieve their organizational goals, they need to strengthen relationships with their various strategic partners. Among these strategic partners are other organizations such as suppliers, b2b customers and competitors, and people as employees and end customers. The aim of this study was to determine how the production of women's clothing companies identify a customer as a strategic partner; how they make them their partners; and how they manage the relationship with them, so as to gain a competitive advantage. The theoretical framework addressed issues related to Relationship Marketing. The research methodology was qualitative and exploratory. The research procedure used was the study of multiple cases of women’s clothes manufacturers, which have showroom in the Prado area in Belo Horizonte. The main findings of this study are that the studied companies adopted relationship strategies through e-marketing and database marketing. Of the four companies studied only one escaped from transactional marketing strategies, adopting also the interaction and network marketing marketing features.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Diálogos InterdisciplinaresMarketingModaEstratégia de negóciosMarketing de relacionamentoEstratégiaModaConfecçãoEstratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/download/165/226Amanda Kerlly de Freitas SantosMarlusa de Sevilha GoslingMarcelo Aureliano Monteiro AndradeKelly Cristine Oliveira Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEstrategias de relacionamento das confeccoes de roupas femininas.pdfEstrategias de relacionamento das confeccoes de roupas femininas.pdfapplication/pdf675589https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/2/Estrategias%20de%20relacionamento%20das%20confeccoes%20de%20roupas%20femininas.pdf975b43953867df5af6c606000595fb43MD521843/422332022-06-03 14:11:40.785oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-03T17:11:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
title |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
spellingShingle |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão Amanda Kerlly de Freitas Santos Marketing de relacionamento Estratégia Moda Confecção Marketing Moda Estratégia de negócios |
title_short |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
title_full |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
title_fullStr |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
title_full_unstemmed |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
title_sort |
Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão |
author |
Amanda Kerlly de Freitas Santos |
author_facet |
Amanda Kerlly de Freitas Santos Marlusa de Sevilha Gosling Marcelo Aureliano Monteiro Andrade Kelly Cristine Oliveira Meira |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling Marcelo Aureliano Monteiro Andrade Kelly Cristine Oliveira Meira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amanda Kerlly de Freitas Santos Marlusa de Sevilha Gosling Marcelo Aureliano Monteiro Andrade Kelly Cristine Oliveira Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Estratégia Moda Confecção |
topic |
Marketing de relacionamento Estratégia Moda Confecção Marketing Moda Estratégia de negócios |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing Moda Estratégia de negócios |
description |
Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-03T17:11:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-03T17:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/42233 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-3793 |
identifier_str_mv |
2317-3793 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/42233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Diálogos Interdisciplinares |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/2/Estrategias%20de%20relacionamento%20das%20confeccoes%20de%20roupas%20femininas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 975b43953867df5af6c606000595fb43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589395381485568 |