Modelo de ensino para mudanças cognitivas: um instrumento para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NPXX
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a fundamentação teórica e a validação empírica de um modelo construtivista para o ensino de ciências. Considerando as etapas sucessivas de construção de conhecimentos causais, segundo as tríades intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1984), este modelo propõe instrumentos para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciências. Utilizou-se este referencial no planejamento e na avaliação de um curso introdutório à física térmica voltado para estudantes de 8a série do Ensino Fundamental, tendo-se em vista o estudo das Regulações Térmicas nos Seres Vivos. A partir de uma análise dos conteúdos do ensino e dos processos de aprendizagem, elaboraram-se categorias que permitiram organizar o curso em níveis crescentes de complexidade. Examinaram-se ainda, os movimentos alternados de reflexão e ação quando de sua implementação prática. As mesmas categorias foram utilizadas como referência para a avaliação da aprendizagem. Examinou-se, em detalhe, a trajetória cognitiva de quatro alunos, visando-se destacar a evolução das formas de entendimento ao longo do curso e, em função de indicadores de aprendizagem, desenvolver uma reflexão sobre o ensino. Os resultados preliminares são favoráveis na medida em que o modelo de ensino: 1. oferece instrumentos para organização de ensino de modo compatível com os processos de aprendizagem que se pretende promover; 2. permite diversificar as metas de aprendizagem, favorecendo progressões diferenciadas, conforme os interesses e as habilidades dos estudantes; 3. propicia uma reflexão sobre o ensino, com base no reconhecimento da evolução das estruturas de pensamento dos estudantes.
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