Modelo de ensino para mudanças cognitivas: um instrumento para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NPXX |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é a fundamentação teórica e a validação empírica de um modelo construtivista para o ensino de ciências. Considerando as etapas sucessivas de construção de conhecimentos causais, segundo as tríades intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1984), este modelo propõe instrumentos para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciências. Utilizou-se este referencial no planejamento e na avaliação de um curso introdutório à física térmica voltado para estudantes de 8a série do Ensino Fundamental, tendo-se em vista o estudo das Regulações Térmicas nos Seres Vivos. A partir de uma análise dos conteúdos do ensino e dos processos de aprendizagem, elaboraram-se categorias que permitiram organizar o curso em níveis crescentes de complexidade. Examinaram-se ainda, os movimentos alternados de reflexão e ação quando de sua implementação prática. As mesmas categorias foram utilizadas como referência para a avaliação da aprendizagem. Examinou-se, em detalhe, a trajetória cognitiva de quatro alunos, visando-se destacar a evolução das formas de entendimento ao longo do curso e, em função de indicadores de aprendizagem, desenvolver uma reflexão sobre o ensino. Os resultados preliminares são favoráveis na medida em que o modelo de ensino: 1. oferece instrumentos para organização de ensino de modo compatível com os processos de aprendizagem que se pretende promover; 2. permite diversificar as metas de aprendizagem, favorecendo progressões diferenciadas, conforme os interesses e as habilidades dos estudantes; 3. propicia uma reflexão sobre o ensino, com base no reconhecimento da evolução das estruturas de pensamento dos estudantes. |
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Joao Antonio Filocre SaraivaJesuina Lopes de Almeida PaccaDominique ColinvauxEduardo Fleury MortimerAntonio Tarciso BorgesOrlando Gomes de Aguiar Junior2019-08-13T11:41:37Z2019-08-13T11:41:37Z2001-03-23http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NPXXO objetivo desta pesquisa é a fundamentação teórica e a validação empírica de um modelo construtivista para o ensino de ciências. Considerando as etapas sucessivas de construção de conhecimentos causais, segundo as tríades intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1984), este modelo propõe instrumentos para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciências. Utilizou-se este referencial no planejamento e na avaliação de um curso introdutório à física térmica voltado para estudantes de 8a série do Ensino Fundamental, tendo-se em vista o estudo das Regulações Térmicas nos Seres Vivos. A partir de uma análise dos conteúdos do ensino e dos processos de aprendizagem, elaboraram-se categorias que permitiram organizar o curso em níveis crescentes de complexidade. Examinaram-se ainda, os movimentos alternados de reflexão e ação quando de sua implementação prática. As mesmas categorias foram utilizadas como referência para a avaliação da aprendizagem. Examinou-se, em detalhe, a trajetória cognitiva de quatro alunos, visando-se destacar a evolução das formas de entendimento ao longo do curso e, em função de indicadores de aprendizagem, desenvolver uma reflexão sobre o ensino. Os resultados preliminares são favoráveis na medida em que o modelo de ensino: 1. oferece instrumentos para organização de ensino de modo compatível com os processos de aprendizagem que se pretende promover; 2. permite diversificar as metas de aprendizagem, favorecendo progressões diferenciadas, conforme os interesses e as habilidades dos estudantes; 3. propicia uma reflexão sobre o ensino, com base no reconhecimento da evolução das estruturas de pensamento dos estudantes.This study intends at discussing the theoretical basis of a constructivist model for the teaching of science and at the same time its empirical validation. The teaching model departs from the theory of causal knowledge building proposed by Piaget and Garcia (1984), according to which the focus of individuals theories shifts from intra- object attributes to inter-object relations and, finally to higher order relationships, named trans-object phase. The model consists of instruments for the planning of instruction and for assessment of learning. An instructional unity on thermal physics was developed according to the model and used with students of year 8 in the study of Thermal Regulation Processes in Living Beings. Departing from a set of categories based on considerations of the structure of the content subject and of the learning processes, the teaching unity was organised following a sequence of increasing complexity. A posture of alternating between reflecting and acting was carefully adopted so as to respond to the adaptations required resulting during application. The same categories are used to assess learning outcomes. The learning trajectories of four students are examined in detail during the whole course, seeking for evidences indicating progression in their forms of understanding. We expected to develop learning landmarks from such analysis. Findings indicate the model (i) offers valuable instruments for organising instruction compatible with learning processes that it intends to promote; (ii) allows the teacher to adopt a diversity of teaching aims so as to promote differentiated progressions according to individual interests and skills of their students; (iii) incentives reflection on teaching and learning by recognising the evolution of students thinking.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalCiencia Estudo e ensinoAprendizagem AvaliaçãoConstrutivismo (Educação) AvaliaçãoCiênciaaprendizagemModelo de ensino para mudanças cognitivas: um instrumento para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000025.pdfapplication/pdf1691477https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84NPXX/1/2000000025.pdf1f4fb6d87df27b61f7d9472f797979ddMD51TEXT2000000025.pdf.txt2000000025.pdf.txtExtracted texttext/plain945286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84NPXX/2/2000000025.pdf.txt66f13799fe50568175199c85a98c3937MD521843/FAEC-84NPXX2019-11-14 22:50:02.102oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84NPXXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:50:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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