A possível articulação entre competências e cultura organizacional no setor cimenteiro: um estudo em empresas de serviços de concretagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98MGPJ
Resumo: Esta tese discute a possível articulação entre competências e cultura organizacional em empresas de concretagem no setor Cimenteiro considerando diferentes nuances e perspectivas que o debate carrega. Essas empresas enfrentam o duplo desafio de ofertar produtos e serviços num mercado de elevada concorrência. A metodologia utilizada envolveu três fases complementares. Na primeira, iniciou-se estudo de caso em empresa representativa do setor, tendo sido os dados coletados por meio de entrevistas, observação e análise de documentos. A segunda fase compreendeu um levantamento junto as empresas da Associação Brasileira de Serviços de Concretagem (ABESC) localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro eSão Paulo. Nessa fase, os dados foram coletados por meio de entrevistas com dirigentes e aplicação de questionário para as ocupações-chave. Foram caracterizadas as seguintes categorias analíticas identificadas a priori: 1) desafios contextuais; 2) noção de competência; 3) processo de RH; 4) organização do processo de trabalho; 5) papel da cultura organizacional na construção de competências. A terceira fase consistiu no aprofundamento do estudo de caso, e os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise de documentos. Nela procurou-se compreender como a articulação entre competências e cultura organizacional ocorre tendo em vista as seguintes componentes: 1) artefatos; 2) valores; 3)crenças. Os dados da pesquisa foram tratados por meio dos softwares NVivo 10 e PASW Statistic 18. Os resultados revelaram que a articulação entre competências e cultura organizacional é relevante para a gestão da força de trabalho e perpassa as dimensões estrutural, formativa e relacional das organizações. A cultura organizacional é consideradafator estratégico para a formação e a conformação da mão de obra. O enlace entre competências e cultura tem sua gênese no próprio sistema produtivo que requerer dos trabalhadores o saber ser, imprimindo à cultura papel relevante no contexto do trabalho, na medida em que, por meio dela, se viabiliza a aprendizagem dos saberes necessários. Como se verificou no estudo de caso, essa articulação envolve os diversos níveis e componentes da cultura, materializando-se nas práticas de gestão e na dinâmica do trabalho.
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Nessa fase, os dados foram coletados por meio de entrevistas com dirigentes e aplicação de questionário para as ocupações-chave. Foram caracterizadas as seguintes categorias analíticas identificadas a priori: 1) desafios contextuais; 2) noção de competência; 3) processo de RH; 4) organização do processo de trabalho; 5) papel da cultura organizacional na construção de competências. A terceira fase consistiu no aprofundamento do estudo de caso, e os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise de documentos. Nela procurou-se compreender como a articulação entre competências e cultura organizacional ocorre tendo em vista as seguintes componentes: 1) artefatos; 2) valores; 3)crenças. Os dados da pesquisa foram tratados por meio dos softwares NVivo 10 e PASW Statistic 18. Os resultados revelaram que a articulação entre competências e cultura organizacional é relevante para a gestão da força de trabalho e perpassa as dimensões estrutural, formativa e relacional das organizações. A cultura organizacional é consideradafator estratégico para a formação e a conformação da mão de obra. O enlace entre competências e cultura tem sua gênese no próprio sistema produtivo que requerer dos trabalhadores o saber ser, imprimindo à cultura papel relevante no contexto do trabalho, na medida em que, por meio dela, se viabiliza a aprendizagem dos saberes necessários. Como se verificou no estudo de caso, essa articulação envolve os diversos níveis e componentes da cultura, materializando-se nas práticas de gestão e na dinâmica do trabalho.This thesis discusses the possible connection between competency and organizational culture in concrcting companies in the cement sector considering different perspectives and nuances that the debate carries. These companies face the double challenge of offering products andservices in a highly competitive market. The methodology involved three complementary phases. At first, it started case study in representative tirm in the industry, having been the data collected through interviews, observation and document analysis. The second stage comprised a survey with the companies of the Brazilian Association of Concrcting Services (ABESC) located in the states of Minas Gerais, Rio de Janeiro and Sao Paulo. ln this phase, data were collected through interviews with managers and a questionnaire for key occupations. ln these phases were characterized following analytical categories identified a priori: 1) contextual Challenges; 2) concept of competence; 3) HR Process; 4 organization of work process; 5) role of organizational culture in building competency. The third phase consisted in deepening the case study and data were collected through interviews, observation and document analysis. lt sought to understand how the link between competency andorganizational culture occurs in view ofthe following components; l) artifacts; 2) values; 3) beliefs. The survey data were treated using the software NVivo 1O and PASW Statistic 18. The results revealed that the link between organizational culture and competency relevant to the management of the workforce and permeates the structural dimensions, formative and relational organizations. Organizational culture is considered a strategic factor for the formation and shaping of labor. The link between competency and culture has its genesis in the actual production system that requires workers how to be, printing paper relevant to the culture in thc workplace, in that it is made possible by learning the necessary knowledge. As noted in case study, this articulation involves different levels and components of the culture,materializing in management practices and the dynamics ofwork.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConcretoCultura organizacionalGestão de pessoasSetor cimenteiroGestão de recursos humanosCultura organizacionalEmpresas de concretagemCompetênciasA possível articulação entre competências e cultura organizacional no setor cimenteiro: um estudo em empresas de serviços de concretageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALreginaldo_de_jesus_carvalho_lima.pdfapplication/pdf95557026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98MGPJ/1/reginaldo_de_jesus_carvalho_lima.pdfbddceb50ddec9ffdd1ed0de156a55435MD51TEXTreginaldo_de_jesus_carvalho_lima.pdf.txtreginaldo_de_jesus_carvalho_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98MGPJ/2/reginaldo_de_jesus_carvalho_lima.pdf.txt131658ec452f1aebf88f2fbc0d705214MD521843/BUOS-98MGPJ2019-11-14 14:14:16.399oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98MGPJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:14:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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