O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/59387 |
Resumo: | A obra O Pássaro Imaginário, para flauta solo, foi composta por Silvia Berg em 2007. Ao estrear a obra em 2009, notou-se a quantidade de informações contidas na partitura. Percebeu-se, então, o quão importante seria estabelecer uma pesquisa que contribuísse na performance da peça. Berg, compositora e professora doutora na USP, faz referência ao canto do Uirapuru, pássaro que pertence ao imaginário coletivo brasileiro. A flauta tem sido utilizada para retratar canto de pássaros por diversos compositores de diferentes épocas e estilos. Este trabalho propõe relatar o processo de preparação da performance da peça com a interação compositor/ intérprete. O primeiro capítulo retrata a vida da compositora e influências recebidas. O segundo capítulo, aborda o tema pássaro, averiguando algumas obras onde o som da flauta foi relacionado ao canto do pássaro e como foi o tratamento musical dado por outros compositores. O terceiro capítulo, analisaremos a obra aplicando conceitos de proporção áurea e, em seguida, uma nova proposta de edição comentada, fruto da relação entre compositora e intérprete. |
id |
UFMG_05d7de71d2e13620ecfd2de6cf118417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/59387 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauricio Freire Garciahttp://lattes.cnpq.br/1079152472920199Lucas RobattoOiliam José Lannahttp://lattes.cnpq.br/4416407996476966Sara Lima da SIlveira Costa2023-10-10T23:26:17Z2023-10-10T23:26:17Z2013-11-28http://hdl.handle.net/1843/59387A obra O Pássaro Imaginário, para flauta solo, foi composta por Silvia Berg em 2007. Ao estrear a obra em 2009, notou-se a quantidade de informações contidas na partitura. Percebeu-se, então, o quão importante seria estabelecer uma pesquisa que contribuísse na performance da peça. Berg, compositora e professora doutora na USP, faz referência ao canto do Uirapuru, pássaro que pertence ao imaginário coletivo brasileiro. A flauta tem sido utilizada para retratar canto de pássaros por diversos compositores de diferentes épocas e estilos. Este trabalho propõe relatar o processo de preparação da performance da peça com a interação compositor/ intérprete. O primeiro capítulo retrata a vida da compositora e influências recebidas. O segundo capítulo, aborda o tema pássaro, averiguando algumas obras onde o som da flauta foi relacionado ao canto do pássaro e como foi o tratamento musical dado por outros compositores. O terceiro capítulo, analisaremos a obra aplicando conceitos de proporção áurea e, em seguida, uma nova proposta de edição comentada, fruto da relação entre compositora e intérprete.The work O Pássaro Imaginário for solo flute was composed by Silvia Berg in 2007. When the piece was debuted, in 2009, the significant amount of information in the score came to light. It was perceived how important it would be to establish research that contributed to performance of the piece. Berg, composer and professor at USP made references to Uirapuru's warble, bird that is part of the Brazilian collective imaginary. This work proposes reporting the preparation process of the performance of the piece with the interaction between composer / performer. The first chapter portrays the composer's life and some influences received. The second chapter discusses the bird theme and we will investigate some other pieces where the flute was related to the bird warble and how the musical treatment was given by other composers. The third chapter contains the analyze of the piece through the concepts of Gold Section and, after, a new proposal of commented edition that came from the relationship between composers and performer.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalMúsica para flautaBerg, SilviaPássaro ImaginárioFlautaSilvia BergRelação compositor/intérpreteRessonância RítmicaO pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérpreteO pássaro imaginário for solo fluteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59387/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALO PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG a construcão da performance através da relação compositor_intérprete .pdfO PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG a construcão da performance através da relação compositor_intérprete .pdfO PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG: a construção da performance através da relação compositor/intérpreteapplication/pdf9296735https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59387/1/O%20P%c3%81SSARO%20IMAGIN%c3%81RIO%20PARA%20FLAUTA%20SOLO%20DE%20SILVIA%20BERG%20a%20construc%c3%a3o%20da%20performance%20atrav%c3%a9s%20da%20rela%c3%a7%c3%a3o%20compositor_int%c3%a9rprete%20.pdf675f3430a430f2c002a8e9942a54200bMD511843/593872023-10-10 20:26:17.614oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-10T23:26:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
O pássaro imaginário for solo flute |
title |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
spellingShingle |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete Sara Lima da SIlveira Costa Pássaro Imaginário Flauta Silvia Berg Relação compositor/intérprete Ressonância Rítmica Performance musical Música para flauta Berg, Silvia |
title_short |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
title_full |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
title_fullStr |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
title_full_unstemmed |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
title_sort |
O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
author |
Sara Lima da SIlveira Costa |
author_facet |
Sara Lima da SIlveira Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauricio Freire Garcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1079152472920199 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucas Robatto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oiliam José Lanna |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4416407996476966 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sara Lima da SIlveira Costa |
contributor_str_mv |
Mauricio Freire Garcia Lucas Robatto Oiliam José Lanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pássaro Imaginário Flauta Silvia Berg Relação compositor/intérprete Ressonância Rítmica |
topic |
Pássaro Imaginário Flauta Silvia Berg Relação compositor/intérprete Ressonância Rítmica Performance musical Música para flauta Berg, Silvia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Performance musical Música para flauta Berg, Silvia |
description |
A obra O Pássaro Imaginário, para flauta solo, foi composta por Silvia Berg em 2007. Ao estrear a obra em 2009, notou-se a quantidade de informações contidas na partitura. Percebeu-se, então, o quão importante seria estabelecer uma pesquisa que contribuísse na performance da peça. Berg, compositora e professora doutora na USP, faz referência ao canto do Uirapuru, pássaro que pertence ao imaginário coletivo brasileiro. A flauta tem sido utilizada para retratar canto de pássaros por diversos compositores de diferentes épocas e estilos. Este trabalho propõe relatar o processo de preparação da performance da peça com a interação compositor/ intérprete. O primeiro capítulo retrata a vida da compositora e influências recebidas. O segundo capítulo, aborda o tema pássaro, averiguando algumas obras onde o som da flauta foi relacionado ao canto do pássaro e como foi o tratamento musical dado por outros compositores. O terceiro capítulo, analisaremos a obra aplicando conceitos de proporção áurea e, em seguida, uma nova proposta de edição comentada, fruto da relação entre compositora e intérprete. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-10T23:26:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-10T23:26:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/59387 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/59387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59387/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59387/1/O%20P%c3%81SSARO%20IMAGIN%c3%81RIO%20PARA%20FLAUTA%20SOLO%20DE%20SILVIA%20BERG%20a%20construc%c3%a3o%20da%20performance%20atrav%c3%a9s%20da%20rela%c3%a7%c3%a3o%20compositor_int%c3%a9rprete%20.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 675f3430a430f2c002a8e9942a54200b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589360715563008 |