A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanilza Soares Fofano de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZ
Resumo: Este estudo teve por finalidade investigar a importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania, devido ao panorama emergente e crescente situação na qual vivemos onde a linguagem, o letramento escolar e a inclusão digital na escola interferem, assim como sempre interferiram, como instrumento para a construção de cidadãos críticos e participantes da sociedade. Buscou-se retratar a relação do letramento com a inclusão social, o espaço dedicado à diversidade textual na sala de aula e como essa diversidade é necessária para uma formação mais crítica do aluno; verificar a visão dos alunos com relação à importância do letramento, da cidadania e da inclusão social e também o uso e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino para formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que apropriou de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, a observação e o questionário, utilizando-se para isso, observação em sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, assim como a atuação de uma professora nesta turma. Os questionários foram dirigidos a vinte e sete alunos e à professora de Língua Portuguesa desta turma. Esse estudo fundamentou-se em autores como Freire, Soares, Ferreiro, Levy dentre outros, que há muito vem contribuindo com discussões inerentes ao letramento escolar, a alfabetização, à linguagem e a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica em contextos escolares. Através da análise e discussão dos dados foi possível perceber que o letramento escolar e a utilização de tecnologias interferem muito na formação dos alunos como cidadãos críticos e participantes da sociedade e que sem essa formação eficiente os alunos saem sem preparação crítica para a vida assídua na sociedade. O principal desafio interposto a essa prática eficiente relaciona-se com a dificuldade encontrada pelo profissional da educação no sentido de falta de equipamentos, e principalmente do desinteresse dos alunos com a leitura.
id UFMG_05e1f4d87c47157a9303b42078fe9587
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYKAZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadaniaTecnologiaLetramentoLinguagemFormação de cidadãosLíngua portuguesa Estudo e ensinoAlfabetizaçãoEste estudo teve por finalidade investigar a importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania, devido ao panorama emergente e crescente situação na qual vivemos onde a linguagem, o letramento escolar e a inclusão digital na escola interferem, assim como sempre interferiram, como instrumento para a construção de cidadãos críticos e participantes da sociedade. Buscou-se retratar a relação do letramento com a inclusão social, o espaço dedicado à diversidade textual na sala de aula e como essa diversidade é necessária para uma formação mais crítica do aluno; verificar a visão dos alunos com relação à importância do letramento, da cidadania e da inclusão social e também o uso e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino para formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que apropriou de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, a observação e o questionário, utilizando-se para isso, observação em sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, assim como a atuação de uma professora nesta turma. Os questionários foram dirigidos a vinte e sete alunos e à professora de Língua Portuguesa desta turma. Esse estudo fundamentou-se em autores como Freire, Soares, Ferreiro, Levy dentre outros, que há muito vem contribuindo com discussões inerentes ao letramento escolar, a alfabetização, à linguagem e a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica em contextos escolares. Através da análise e discussão dos dados foi possível perceber que o letramento escolar e a utilização de tecnologias interferem muito na formação dos alunos como cidadãos críticos e participantes da sociedade e que sem essa formação eficiente os alunos saem sem preparação crítica para a vida assídua na sociedade. O principal desafio interposto a essa prática eficiente relaciona-se com a dificuldade encontrada pelo profissional da educação no sentido de falta de equipamentos, e principalmente do desinteresse dos alunos com a leitura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaria Antonieta PereiraWanilza Soares Fofano de Almeida2019-08-12T08:05:32Z2019-08-12T08:05:32Z2012-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T16:56:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYKAZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T16:56:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
title A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
spellingShingle A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
Wanilza Soares Fofano de Almeida
Tecnologia
Letramento
Linguagem
Formação de cidadãos
Língua portuguesa Estudo e ensino
Alfabetização
title_short A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
title_full A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
title_fullStr A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
title_full_unstemmed A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
title_sort A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
author Wanilza Soares Fofano de Almeida
author_facet Wanilza Soares Fofano de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Antonieta Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanilza Soares Fofano de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Letramento
Linguagem
Formação de cidadãos
Língua portuguesa Estudo e ensino
Alfabetização
topic Tecnologia
Letramento
Linguagem
Formação de cidadãos
Língua portuguesa Estudo e ensino
Alfabetização
description Este estudo teve por finalidade investigar a importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania, devido ao panorama emergente e crescente situação na qual vivemos onde a linguagem, o letramento escolar e a inclusão digital na escola interferem, assim como sempre interferiram, como instrumento para a construção de cidadãos críticos e participantes da sociedade. Buscou-se retratar a relação do letramento com a inclusão social, o espaço dedicado à diversidade textual na sala de aula e como essa diversidade é necessária para uma formação mais crítica do aluno; verificar a visão dos alunos com relação à importância do letramento, da cidadania e da inclusão social e também o uso e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino para formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que apropriou de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, a observação e o questionário, utilizando-se para isso, observação em sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, assim como a atuação de uma professora nesta turma. Os questionários foram dirigidos a vinte e sete alunos e à professora de Língua Portuguesa desta turma. Esse estudo fundamentou-se em autores como Freire, Soares, Ferreiro, Levy dentre outros, que há muito vem contribuindo com discussões inerentes ao letramento escolar, a alfabetização, à linguagem e a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica em contextos escolares. Através da análise e discussão dos dados foi possível perceber que o letramento escolar e a utilização de tecnologias interferem muito na formação dos alunos como cidadãos críticos e participantes da sociedade e que sem essa formação eficiente os alunos saem sem preparação crítica para a vida assídua na sociedade. O principal desafio interposto a essa prática eficiente relaciona-se com a dificuldade encontrada pelo profissional da educação no sentido de falta de equipamentos, e principalmente do desinteresse dos alunos com a leitura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-04
2019-08-12T08:05:32Z
2019-08-12T08:05:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829829730795520