Acolhimento institucional : expressões de vivências profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61565 https://orcid.org/0009-0004-9507-1529 |
Resumo: | Arquivo disponibilizado a pedido da orientadora |
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Acolhimento institucional : expressões de vivências profissionaisAcolhimento institucionalCuidadorEducador socialLaço socialCapital socialPsicologia - TesesCuidadores - TesesEducadores - TesesEducadores - TesesCapital social - TesesArquivo disponibilizado a pedido da orientadoraThe study's central theme is the institutional care of children and adolescents. The objective was to analyze the potentialities and challenges relating to structural and organizational aspects in institutional residences, in addition to the difficulties in carrying out actions that favor the purpose of provisional protection measures in the social assistance network. We also sought to highlight the labor issues that occur in this environment, showing the need to look at the experience of social professionals. The dissertation consists of two articles. In the first, an autoethnography was developed from the author's memories as coordinator of two institutional residences for children and adolescents. In this way, it was possible to write a piece of writing (graphy) based on my professional experience (self) in the work and cultural environments relevant to institutional reception (ethno). This writing discusses the challenges and potentialities of these care organizations, in addition to the obstacles in communication and the weakening of interaction with the social assistance and intersectoral network. In the second article, a narrative review was used to deepen the debate on social relationships between caregivers and the children and adolescents of these social residences, with the concepts of Social Bond and Social Capital being used to demonstrate that the period in an institutional residence can develop and promote autonomy. In the results, the need for public policy investments in the reception service stands out, from structural, organizational and technical issues, as well as in the creation of spaces to reflect and deliberate on the role of the caregiver/educator as a transformative agent. This will obtain support in the construction of a non-formal education and in the social relationships established in institutional care.O estudo tem como tema central o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. O objetivo é analisar as potencialidades e os desafios referentes aos aspectos estruturais e organizacionais destes acolhimentos, além das dificuldades para executar ações que favoreçam o propósito da provisoriedade da medida de proteção na rede socioassistencial. Também buscou-se sinalizar as questões laborais que ocorrem neste ambiente ressaltando-se a necessidade de um olhar para a vivência pelos profissionais. A dissertação é constituída por dois artigos. No primeiro, foi desenvolvida autoetnografia por meio da evocação das memórias da autora como coordenadora de duas unidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Desta forma, possibilitou-se a realização de uma escrita (grafia) a partir da minha experiência profissional (auto) nos ambientes laborais e culturais pertinentes ao acolhimento institucional (etno). Essa escrita discorre sobre os desafios e as potencialidades referentes às questões estruturais e administrativas, além dos empecilhos na comunicação e da fragilização na interação com a rede socioassistencial e intersetorial. No segundo artigo foi utilizada a revisão narrativa para aprofundar o debate sobre as relações sociais entre cuidadores e acolhidos, e utilizou-se os conceitos de Laço Social e Capital Social com o propósito de demonstrar que o período no acolhimento institucional pode desenvolver e promover a autonomia dos acolhidos. Como resultados destaca-se a necessidade de investimentos das políticas públicas no serviço de acolhimento, desde as questões estruturais, organizacionais e técnicas, bem como na criação de espaços para refletir e deliberar sobre o papel do cuidador/educador como um agente transformador, para que se obtenha apoio na construção dessa educação não formal e nas relações sociais constituídas no acolhimento institucional.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior2025-10-03Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFMGLaura Cristina Eiras Coelho Soareshttp://lattes.cnpq.br/8820390638683747Lisandra Espindula MoreiraMaria Ignez Costa MoreiraClaudia Ramos de Almeida2023-11-30T16:01:41Z2023-11-30T16:01:41Z2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/61565https://orcid.org/0009-0004-9507-1529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-10-25T20:47:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/61565Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-10-25T20:47:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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