Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Oliveira Pisani Martini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRGQQ
Resumo: Este estudo analisou as pedagogias para o corpo feminino propostas pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964), a partir de três noções propostas por Sant'Anna (2002) e Ory (2009): a dietética, a cosmética e a atlética/plástica. As fontes mobilizadas para a pesquisa foram os exemplares da revista ALTEROSA e documentos do Fundo Policial do Arquivo Público Mineiro. A revista ALTEROSA foi um impresso de variedades produzido para o público feminino que encontrou uma forma própria de negociar o espaço social das mulheres, tensionando os ideais e os valores a elas atribuídos, dentro de limites possíveis do período em que circulou. Pelas escolhas do conteúdo e do aspecto gráfico, ALTEROSA investiu na divulgação de pedagogias que que, organizadas em uma complexa rede de recomendações e apoiadas no discurso médico-científico, se refinaram em rituais, dietas, procedimentos e comportamentos de cuidados com o corpo e normatização da vida. Tais pedagogias atuavam de forma complementar sobre os corpos. A dietética configurou-se como uma pedagogia difusa, que visava a educação para a ingesta, a partir de duas vias principais: a do controle in natura das quantidades e da qualidade dos alimentos ingeridos e a do controle sintético, que propunha a ingestão de produtos com vistas à regulação das funções orgânicas, como reguladores digestivos, nervosos e das funções uterinas. A atlética foi definida como uma pedagogia centrada na manipulação das formas dos corpos femininos, organizada em dois tipos de intervenção: pela via passiva, da moda, investia no disfarce de formas indesejadas e na definição mecânica da silhueta feminina ideal, padronizada e universal, a partir dos modelos de corpos de misses e atrizes do cinema norte-americano); pela via ativa, a ginástica, que flexibilizava a forma do corpo quando relaciona à prática esportiva (atletas), mas que, por outro lado, estimulava a padronização das formas com a prescrição das ginásticas caseiras. Em ambas as vias, defendia-se o controle de práticas e do esforço exigido para que não houvesse prejuízo dos elementos femininos. Perpetuava-se ainda a ideia de que todo esforço deveria ser compensado por meio de práticas de lazer e de descanso ao ar livre, desde que submetidos a regras rígidas de organização. A pedagogia cosmética inclui todos os rituais, práticas e produtos destinados ao embelezamento e à higiene da mulher. Tal investimento foi responsável pela invenção, divulgação e renovação constantes dos cuidados com a aparência feminina e pelo estímulo ao consumo de produtos de beleza. Esse investimento reforçou, no período estudado, a diferenciação entre homens e mulheres pela ênfase insistente nos traços do rosto (com o uso da maquiagem) e nos cabelos (considerados a moldura do rosto) e nos cuidados com a higiene dita própria da mulher. A cosmética apareceu como último recurso de manipulação corporal, quando as ginásticas ou o controle dietético não geraram resultados desejados. Investiu assim, na correção de defeitos da aparência causados pela ausência de beleza ou pelo envelhecimento. A pedagogização do corpo da mulher pela revista ALTEROSA submeteu-o a diferentes provações, análises, verificações e julgamentos. A tríade Regular-se, exercitar-se e embelezar-se foi um discurso perene, uma orientação sub-reptícia que com e por tudo isso amalgamou um modo de ser e viver a feminilidade.
id UFMG_0827745ef51548b5d5c096a7ac5f1f64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQRGQQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea MorenoTarcisio Mauro VagoAline Choucair VazMonica Yumi JinzenjiLudmila MourãoCristiane Oliveira Pisani Martini2019-08-11T21:55:21Z2019-08-11T21:55:21Z2017-02-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRGQQEste estudo analisou as pedagogias para o corpo feminino propostas pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964), a partir de três noções propostas por Sant'Anna (2002) e Ory (2009): a dietética, a cosmética e a atlética/plástica. As fontes mobilizadas para a pesquisa foram os exemplares da revista ALTEROSA e documentos do Fundo Policial do Arquivo Público Mineiro. A revista ALTEROSA foi um impresso de variedades produzido para o público feminino que encontrou uma forma própria de negociar o espaço social das mulheres, tensionando os ideais e os valores a elas atribuídos, dentro de limites possíveis do período em que circulou. Pelas escolhas do conteúdo e do aspecto gráfico, ALTEROSA investiu na divulgação de pedagogias que que, organizadas em uma complexa rede de recomendações e apoiadas no discurso médico-científico, se refinaram em rituais, dietas, procedimentos e comportamentos de cuidados com o corpo e normatização da vida. Tais pedagogias atuavam de forma complementar sobre os corpos. A dietética configurou-se como uma pedagogia difusa, que visava a educação para a ingesta, a partir de duas vias principais: a do controle in natura das quantidades e da qualidade dos alimentos ingeridos e a do controle sintético, que propunha a ingestão de produtos com vistas à regulação das funções orgânicas, como reguladores digestivos, nervosos e das funções uterinas. A atlética foi definida como uma pedagogia centrada na manipulação das formas dos corpos femininos, organizada em dois tipos de intervenção: pela via passiva, da moda, investia no disfarce de formas indesejadas e na definição mecânica da silhueta feminina ideal, padronizada e universal, a partir dos modelos de corpos de misses e atrizes do cinema norte-americano); pela via ativa, a ginástica, que flexibilizava a forma do corpo quando relaciona à prática esportiva (atletas), mas que, por outro lado, estimulava a padronização das formas com a prescrição das ginásticas caseiras. Em ambas as vias, defendia-se o controle de práticas e do esforço exigido para que não houvesse prejuízo dos elementos femininos. Perpetuava-se ainda a ideia de que todo esforço deveria ser compensado por meio de práticas de lazer e de descanso ao ar livre, desde que submetidos a regras rígidas de organização. A pedagogia cosmética inclui todos os rituais, práticas e produtos destinados ao embelezamento e à higiene da mulher. Tal investimento foi responsável pela invenção, divulgação e renovação constantes dos cuidados com a aparência feminina e pelo estímulo ao consumo de produtos de beleza. Esse investimento reforçou, no período estudado, a diferenciação entre homens e mulheres pela ênfase insistente nos traços do rosto (com o uso da maquiagem) e nos cabelos (considerados a moldura do rosto) e nos cuidados com a higiene dita própria da mulher. A cosmética apareceu como último recurso de manipulação corporal, quando as ginásticas ou o controle dietético não geraram resultados desejados. Investiu assim, na correção de defeitos da aparência causados pela ausência de beleza ou pelo envelhecimento. A pedagogização do corpo da mulher pela revista ALTEROSA submeteu-o a diferentes provações, análises, verificações e julgamentos. A tríade Regular-se, exercitar-se e embelezar-se foi um discurso perene, uma orientação sub-reptícia que com e por tudo isso amalgamou um modo de ser e viver a feminilidade.This study analyzed the pedagogies for the female body proposed by the discourse of ALTEROSA magazine (1939-1964), based on three notions proposed by Sant'Anna (2002) and Ory (2009): dietetic, cosmetics and athletic/plastic. The sources mobilized for the research were ALTEROSA magazines and documents of the Minas Gerais Public Arquives (Politics Police files). The magazine ALTEROSA was a variety printed for the female audience that found a way to "negotiate" the women's social space, stressing the ideals and values attributed to them, within the limits of the period in which it circulated. By choosing the content and the graphic aspect, ALTEROSA invested in the dissemination of pedagogies that, organized in a complex network of recommendations and supported in the medical-scientific discourse, were refined in rituals, diets, procedures and behaviors of body care and standardization of life. Such pedagogies acted in a complementary way on the bodies. Dietetics was defined as a diffuse pedagogy, which aimed at education for intake, from two main routes: that of the "in natura" control of the quantities and quality of the food ingested and that of the synthetic control, which proposed the ingestion Of products with a view to regulating organic functions, such as digestive, nervous regulators and uterine functions. Athleticism was defined as a pedagogy centered on the manipulation of the forms of the female bodies, organized in two types of intervention: passive, fashioned, invested in the disguise of unwanted forms and in the mechanical definition of the ideal, standardized and universal female silhouette, the From the models of corps of misses and actresses of the North American cinema); By the active way, gymnastics, which flexibilized the shape of the body when it related to sports (athletes), but which, on the other hand, stimulated the standardization of forms with the prescription of home gymnastics. In both ways, one defended the control of practices and the effort required so that there was no prejudice of the "feminine elements". The idea that every effort should be compensated by means of leisure and outdoor recreation practices, provided that they are subject to rigid rules of organization, was perpetuated. Cosmetic pedagogy includes all rituals, practices and products intended for the beautification and hygiene of women. Such investment was responsible for the constant invention, disclosure and renewal of the care with the feminine appearance and the stimulation to the consumption of beauty products. This investment reinforced, during the period studied, the differentiation between men and women by the insistent emphasis on facial features (with the use of makeup) and on the hair (considered "the face frame") and on women's own hygiene care . Cosmetics appeared as a "last resort" of bodily manipulation, when gymnastics or dietary control did not produce desired results. He invested thus in the correction of "defects" of appearance caused by the absence of beauty or by aging. The pedagogy of the body of women by the magazine ALTEROSA subjected it to different trials, analyzes, verifications and judgments. The triad "Regulating, exercising and beautifying" was a perennial speech, a surreptitious orientation that with and through all this has amalgamated a way of being and living the femininity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBeleza físicaMulheres Aspectos sociaisEsteticaCuidados pessoais com a saúdePedagogias corporaisDietéticaCosméticaAtléticaEducação do corpoRegule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_versao_entregue_2017.pdfapplication/pdf14323545https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQRGQQ/1/tese_versao_entregue_2017.pdfccd6a57e8bea061efca66eaef756415aMD51TEXTtese_versao_entregue_2017.pdf.txttese_versao_entregue_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain466212https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQRGQQ/2/tese_versao_entregue_2017.pdf.txtc0e132d1aa63b2b7abdc05181abba20dMD521843/BUOS-AQRGQQ2019-11-14 07:00:07.79oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQRGQQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:00:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
title Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
spellingShingle Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
Cristiane Oliveira Pisani Martini
Pedagogias corporais
Dietética
Cosmética
Atlética
Educação do corpo
Beleza física
Mulheres Aspectos sociais
Estetica
Cuidados pessoais com a saúde
title_short Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
title_full Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
title_fullStr Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
title_full_unstemmed Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
title_sort Regule-se, exercite-se, embeleze-se: pedagogias para o corpo feminino pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964)
author Cristiane Oliveira Pisani Martini
author_facet Cristiane Oliveira Pisani Martini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Moreno
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tarcisio Mauro Vago
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aline Choucair Vaz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Monica Yumi Jinzenji
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ludmila Mourão
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Oliveira Pisani Martini
contributor_str_mv Andrea Moreno
Tarcisio Mauro Vago
Aline Choucair Vaz
Monica Yumi Jinzenji
Ludmila Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogias corporais
Dietética
Cosmética
Atlética
Educação do corpo
topic Pedagogias corporais
Dietética
Cosmética
Atlética
Educação do corpo
Beleza física
Mulheres Aspectos sociais
Estetica
Cuidados pessoais com a saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Beleza física
Mulheres Aspectos sociais
Estetica
Cuidados pessoais com a saúde
description Este estudo analisou as pedagogias para o corpo feminino propostas pelo discurso da revista ALTEROSA (1939-1964), a partir de três noções propostas por Sant'Anna (2002) e Ory (2009): a dietética, a cosmética e a atlética/plástica. As fontes mobilizadas para a pesquisa foram os exemplares da revista ALTEROSA e documentos do Fundo Policial do Arquivo Público Mineiro. A revista ALTEROSA foi um impresso de variedades produzido para o público feminino que encontrou uma forma própria de negociar o espaço social das mulheres, tensionando os ideais e os valores a elas atribuídos, dentro de limites possíveis do período em que circulou. Pelas escolhas do conteúdo e do aspecto gráfico, ALTEROSA investiu na divulgação de pedagogias que que, organizadas em uma complexa rede de recomendações e apoiadas no discurso médico-científico, se refinaram em rituais, dietas, procedimentos e comportamentos de cuidados com o corpo e normatização da vida. Tais pedagogias atuavam de forma complementar sobre os corpos. A dietética configurou-se como uma pedagogia difusa, que visava a educação para a ingesta, a partir de duas vias principais: a do controle in natura das quantidades e da qualidade dos alimentos ingeridos e a do controle sintético, que propunha a ingestão de produtos com vistas à regulação das funções orgânicas, como reguladores digestivos, nervosos e das funções uterinas. A atlética foi definida como uma pedagogia centrada na manipulação das formas dos corpos femininos, organizada em dois tipos de intervenção: pela via passiva, da moda, investia no disfarce de formas indesejadas e na definição mecânica da silhueta feminina ideal, padronizada e universal, a partir dos modelos de corpos de misses e atrizes do cinema norte-americano); pela via ativa, a ginástica, que flexibilizava a forma do corpo quando relaciona à prática esportiva (atletas), mas que, por outro lado, estimulava a padronização das formas com a prescrição das ginásticas caseiras. Em ambas as vias, defendia-se o controle de práticas e do esforço exigido para que não houvesse prejuízo dos elementos femininos. Perpetuava-se ainda a ideia de que todo esforço deveria ser compensado por meio de práticas de lazer e de descanso ao ar livre, desde que submetidos a regras rígidas de organização. A pedagogia cosmética inclui todos os rituais, práticas e produtos destinados ao embelezamento e à higiene da mulher. Tal investimento foi responsável pela invenção, divulgação e renovação constantes dos cuidados com a aparência feminina e pelo estímulo ao consumo de produtos de beleza. Esse investimento reforçou, no período estudado, a diferenciação entre homens e mulheres pela ênfase insistente nos traços do rosto (com o uso da maquiagem) e nos cabelos (considerados a moldura do rosto) e nos cuidados com a higiene dita própria da mulher. A cosmética apareceu como último recurso de manipulação corporal, quando as ginásticas ou o controle dietético não geraram resultados desejados. Investiu assim, na correção de defeitos da aparência causados pela ausência de beleza ou pelo envelhecimento. A pedagogização do corpo da mulher pela revista ALTEROSA submeteu-o a diferentes provações, análises, verificações e julgamentos. A tríade Regular-se, exercitar-se e embelezar-se foi um discurso perene, uma orientação sub-reptícia que com e por tudo isso amalgamou um modo de ser e viver a feminilidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:55:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRGQQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRGQQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQRGQQ/1/tese_versao_entregue_2017.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQRGQQ/2/tese_versao_entregue_2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ccd6a57e8bea061efca66eaef756415a
c0e132d1aa63b2b7abdc05181abba20d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589412592812032