O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariane Barbosa Lemos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLNF9
Resumo: Este estudo avalia o serviço de monitoramento de notícias, formalizado no clipping de mídia impressa, com base na análise do comportamento informacional de usuários alocados em organizações, em Minas Gerais. O estudo interdisciplinar tem caráter descritivo e natureza predominantemente qualitativa. Parte-se da proposta de que as notícias integram as fontes de informação do ambiente organizacional. Buscou-se identificar as necessidades informacionais dos usuários e o consecutivo uso das informações consultadas no clipping. A amostra foi constituída por 16 organizações privadas, públicas e não-governamentais, representantes dos três setores da economia, primário, secundário e terciário, com sede em Minas Gerais. Discussões teóricas sobre temas da agenda de pesquisa da Ciência da Informação e da Comunicação Social conduziram a dois perfis distintos de usuários: os profissionais responsáveis pelo contrato do serviço, o usuário contratante ou cliente institucional; e aqueles a quem o conteúdo é direcionado diariamente, ou seja, o usuário final ou cliente individual. Em cada uma das representações, 16 profissionais responderam um roteiro de entrevista semi-estruturado. No total, foram analisados os dados de 32 respondentes. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos: um desenvolvido pela autora, a partir dos autores destacados na revisão de literatura; e outro tendo por base o aparato metodológico da abordagem Sense-Making, criada por Brenda Dervin em 1983. Os resultados demonstram que os 32 usuários têm suas necessidades informacionais atendidas, a partir de notícias relacionadas ao contexto organizacional. O conteúdo das notícias refere-se, sobretudo, à imagem da própria organização, à atuação dos concorrentes, ao comportamento dos consumidores e às tendências de mercado. Observa-se que os responsáveis pelo contrato estão alocados em setores relacionados à Comunicação. Os dados indicam que os usuários consultados, sem distinção, entendem o significado de informação para negócios, confirmando que o clipping os auxilia a tomar decisões ou a solucionar problemas. Sugerem a necessidade de se criar instrumentos periódicos de avaliação do serviço com o intuito de ampliar os níveis de uso e confiança por parte dos usuários. O estudo ressalta que o monitoramento de notícias veiculadas em outros suportes de mídia, como os blogs e microblogs, são indicados como tema para pesquisas futuras.
id UFMG_14af78f21c21438103ac21700bffba15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8XLNF9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monica Erichsen NassifBeatriz Valadares CendonRicardo Rodrigues BarbosaNisio Antonio Teixeira FerreiraAriane Barbosa Lemos2019-08-13T16:53:42Z2019-08-13T16:53:42Z2012-05-31http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLNF9Este estudo avalia o serviço de monitoramento de notícias, formalizado no clipping de mídia impressa, com base na análise do comportamento informacional de usuários alocados em organizações, em Minas Gerais. O estudo interdisciplinar tem caráter descritivo e natureza predominantemente qualitativa. Parte-se da proposta de que as notícias integram as fontes de informação do ambiente organizacional. Buscou-se identificar as necessidades informacionais dos usuários e o consecutivo uso das informações consultadas no clipping. A amostra foi constituída por 16 organizações privadas, públicas e não-governamentais, representantes dos três setores da economia, primário, secundário e terciário, com sede em Minas Gerais. Discussões teóricas sobre temas da agenda de pesquisa da Ciência da Informação e da Comunicação Social conduziram a dois perfis distintos de usuários: os profissionais responsáveis pelo contrato do serviço, o usuário contratante ou cliente institucional; e aqueles a quem o conteúdo é direcionado diariamente, ou seja, o usuário final ou cliente individual. Em cada uma das representações, 16 profissionais responderam um roteiro de entrevista semi-estruturado. No total, foram analisados os dados de 32 respondentes. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos: um desenvolvido pela autora, a partir dos autores destacados na revisão de literatura; e outro tendo por base o aparato metodológico da abordagem Sense-Making, criada por Brenda Dervin em 1983. Os resultados demonstram que os 32 usuários têm suas necessidades informacionais atendidas, a partir de notícias relacionadas ao contexto organizacional. O conteúdo das notícias refere-se, sobretudo, à imagem da própria organização, à atuação dos concorrentes, ao comportamento dos consumidores e às tendências de mercado. Observa-se que os responsáveis pelo contrato estão alocados em setores relacionados à Comunicação. Os dados indicam que os usuários consultados, sem distinção, entendem o significado de informação para negócios, confirmando que o clipping os auxilia a tomar decisões ou a solucionar problemas. Sugerem a necessidade de se criar instrumentos periódicos de avaliação do serviço com o intuito de ampliar os níveis de uso e confiança por parte dos usuários. O estudo ressalta que o monitoramento de notícias veiculadas em outros suportes de mídia, como os blogs e microblogs, são indicados como tema para pesquisas futuras.This study evaluates the monitoring service news formalized in clipping of print media, based on analysis of information behavior of users allocated in organizations in Minas Gerais. The interdisciplinary study is descriptive and qualitative. It starts with the proposition that the news are part of sources of information of the organizational environment. We sought to identify the information needs of users and the consecutive use of the information found in the clipping. We considered sample of 16 private, public and non-governmental organizations, representatives of the three sectors of the economy, primary, secondary and tertiary. Theoretical discussions on topics of the research agenda of Information Science and the Social Communication led to two distinct profiles of users: the professionals responsible for the service contract, the user contractor or institutional client, and those to whom the content is directed daily, final user or individual client. In each of the representations, 16professionals answered a guided interview semi-structured. In total, we analyzed data from 32 respondents. Two research methods were used: one method was developed by the author from the literature review; another based on the methodological apparatus of Sense- Making approach, created by Brenda Dervin in 1983. The study concludes that the 32 users have their information needs met, from news related to the organizational context. The news content refers mainly to the image of the organization itself, the actions of competitors, consumer behavior and market trends. It is observed that those responsible for the contractare allocated to sectors related to communication. The research reveals that users consulted, without distinction, understand the meaning of business information, confirming that the clipping helps them make decisions or solve problems. The study suggests the need to create tools for periodic evaluation of service with the aim of increasing levels of use and confidence of users. We emphasize that the monitoring reports in other media outlets such as blogs and microblogs are indicated as the subject for future research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão de negócios Fontes de informaçãoCiência da informaçãoServiços de informação Estudo de usuáriosÂmbito organizacionalMonitoramento de notíciasO serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdfapplication/pdf864350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLNF9/1/_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf98206e3e3d1bf8a9a9307ed2dd7f1a15MD51TEXT_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf.txt_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf.txtExtracted texttext/plain287019https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLNF9/2/_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf.txt25415f4efe68ef1f502aae4e3110f515MD521843/ECID-8XLNF92019-11-14 15:48:54.069oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8XLNF9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:48:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
title O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
spellingShingle O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
Ariane Barbosa Lemos
Âmbito organizacional
Monitoramento de notícias
Gestão de negócios Fontes de informação
Ciência da informação
Serviços de informação Estudo de usuários
title_short O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
title_full O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
title_fullStr O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
title_full_unstemmed O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
title_sort O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
author Ariane Barbosa Lemos
author_facet Ariane Barbosa Lemos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Beatriz Valadares Cendon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nisio Antonio Teixeira Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariane Barbosa Lemos
contributor_str_mv Monica Erichsen Nassif
Beatriz Valadares Cendon
Ricardo Rodrigues Barbosa
Nisio Antonio Teixeira Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Âmbito organizacional
Monitoramento de notícias
topic Âmbito organizacional
Monitoramento de notícias
Gestão de negócios Fontes de informação
Ciência da informação
Serviços de informação Estudo de usuários
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão de negócios Fontes de informação
Ciência da informação
Serviços de informação Estudo de usuários
description Este estudo avalia o serviço de monitoramento de notícias, formalizado no clipping de mídia impressa, com base na análise do comportamento informacional de usuários alocados em organizações, em Minas Gerais. O estudo interdisciplinar tem caráter descritivo e natureza predominantemente qualitativa. Parte-se da proposta de que as notícias integram as fontes de informação do ambiente organizacional. Buscou-se identificar as necessidades informacionais dos usuários e o consecutivo uso das informações consultadas no clipping. A amostra foi constituída por 16 organizações privadas, públicas e não-governamentais, representantes dos três setores da economia, primário, secundário e terciário, com sede em Minas Gerais. Discussões teóricas sobre temas da agenda de pesquisa da Ciência da Informação e da Comunicação Social conduziram a dois perfis distintos de usuários: os profissionais responsáveis pelo contrato do serviço, o usuário contratante ou cliente institucional; e aqueles a quem o conteúdo é direcionado diariamente, ou seja, o usuário final ou cliente individual. Em cada uma das representações, 16 profissionais responderam um roteiro de entrevista semi-estruturado. No total, foram analisados os dados de 32 respondentes. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos: um desenvolvido pela autora, a partir dos autores destacados na revisão de literatura; e outro tendo por base o aparato metodológico da abordagem Sense-Making, criada por Brenda Dervin em 1983. Os resultados demonstram que os 32 usuários têm suas necessidades informacionais atendidas, a partir de notícias relacionadas ao contexto organizacional. O conteúdo das notícias refere-se, sobretudo, à imagem da própria organização, à atuação dos concorrentes, ao comportamento dos consumidores e às tendências de mercado. Observa-se que os responsáveis pelo contrato estão alocados em setores relacionados à Comunicação. Os dados indicam que os usuários consultados, sem distinção, entendem o significado de informação para negócios, confirmando que o clipping os auxilia a tomar decisões ou a solucionar problemas. Sugerem a necessidade de se criar instrumentos periódicos de avaliação do serviço com o intuito de ampliar os níveis de uso e confiança por parte dos usuários. O estudo ressalta que o monitoramento de notícias veiculadas em outros suportes de mídia, como os blogs e microblogs, são indicados como tema para pesquisas futuras.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:53:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:53:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLNF9
url http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLNF9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLNF9/1/_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLNF9/2/_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98206e3e3d1bf8a9a9307ed2dd7f1a15
25415f4efe68ef1f502aae4e3110f515
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589173409480704