Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iara Fricke Matte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://10.1590/permusi2017-10
http://hdl.handle.net/1843/37070
Resumo: As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto.
id UFMG_15c60eab47d75105a52cc3aeb72df7ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37070
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-07-28T17:44:31Z2021-07-28T17:44:31Z20170120171035https://10.1590/permusi2017-1023176377http://hdl.handle.net/1843/37070As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto.The historiographical and secondary sources help us to better understand part of the vocal aesthetics of the end of Renaissance and early Baroque. The influence of literary text- its meaning and diction –, of mother tongue, and vocal ornamentation becomes clear in the construction of the ideal vocal sound of the period. We conclude that vocal homogenization was not part of his ideal sound, that vocal ornamentation was extremely valued, and that he mother tongue greatly influenced the sound and how the vocal apparatus itself was used in the singing voice.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICAPer MusiTécnica vocalMúsica vocalBarroco na músicaRenascença (Música)Ttratados sobre vozEstética vocal na música antigaVoz na renascença e protobarrocoOrnamentação vocalEstética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentaçãoVocal Aesthetic in the transition of the Renaissance to the Baroque: review of historiographical sources on vocal training and ornamentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIara Fricke Matteapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEstética vocal na transição da Renascença para o Barroco.pdfEstética vocal na transição da Renascença para o Barroco.pdfapplication/pdf273785https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/2/Est%c3%a9tica%20vocal%20na%20transi%c3%a7%c3%a3o%20da%20Renascen%c3%a7a%20para%20o%20Barroco.pdfa11bd95e442e378cc86b4a022e67d3ebMD521843/370702021-07-28 14:44:31.476oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-28T17:44:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Vocal Aesthetic in the transition of the Renaissance to the Baroque: review of historiographical sources on vocal training and ornamentation
title Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
spellingShingle Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
Iara Fricke Matte
Ttratados sobre voz
Estética vocal na música antiga
Voz na renascença e protobarroco
Ornamentação vocal
Técnica vocal
Música vocal
Barroco na música
Renascença (Música)
title_short Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
title_full Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
title_fullStr Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
title_full_unstemmed Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
title_sort Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
author Iara Fricke Matte
author_facet Iara Fricke Matte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iara Fricke Matte
dc.subject.por.fl_str_mv Ttratados sobre voz
Estética vocal na música antiga
Voz na renascença e protobarroco
Ornamentação vocal
topic Ttratados sobre voz
Estética vocal na música antiga
Voz na renascença e protobarroco
Ornamentação vocal
Técnica vocal
Música vocal
Barroco na música
Renascença (Música)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Técnica vocal
Música vocal
Barroco na música
Renascença (Música)
description As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-28T17:44:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-28T17:44:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37070
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://10.1590/permusi2017-10
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 23176377
url https://10.1590/permusi2017-10
http://hdl.handle.net/1843/37070
identifier_str_mv 23176377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Per Musi
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/2/Est%c3%a9tica%20vocal%20na%20transi%c3%a7%c3%a3o%20da%20Renascen%c3%a7a%20para%20o%20Barroco.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
a11bd95e442e378cc86b4a022e67d3eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589317279350784