Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://10.1590/permusi2017-10 http://hdl.handle.net/1843/37070 |
Resumo: | As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto. |
id |
UFMG_15c60eab47d75105a52cc3aeb72df7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37070 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-07-28T17:44:31Z2021-07-28T17:44:31Z20170120171035https://10.1590/permusi2017-1023176377http://hdl.handle.net/1843/37070As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto.The historiographical and secondary sources help us to better understand part of the vocal aesthetics of the end of Renaissance and early Baroque. The influence of literary text- its meaning and diction –, of mother tongue, and vocal ornamentation becomes clear in the construction of the ideal vocal sound of the period. We conclude that vocal homogenization was not part of his ideal sound, that vocal ornamentation was extremely valued, and that he mother tongue greatly influenced the sound and how the vocal apparatus itself was used in the singing voice.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICAPer MusiTécnica vocalMúsica vocalBarroco na músicaRenascença (Música)Ttratados sobre vozEstética vocal na música antigaVoz na renascença e protobarrocoOrnamentação vocalEstética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentaçãoVocal Aesthetic in the transition of the Renaissance to the Baroque: review of historiographical sources on vocal training and ornamentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIara Fricke Matteapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEstética vocal na transição da Renascença para o Barroco.pdfEstética vocal na transição da Renascença para o Barroco.pdfapplication/pdf273785https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/2/Est%c3%a9tica%20vocal%20na%20transi%c3%a7%c3%a3o%20da%20Renascen%c3%a7a%20para%20o%20Barroco.pdfa11bd95e442e378cc86b4a022e67d3ebMD521843/370702021-07-28 14:44:31.476oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-28T17:44:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Vocal Aesthetic in the transition of the Renaissance to the Baroque: review of historiographical sources on vocal training and ornamentation |
title |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
spellingShingle |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação Iara Fricke Matte Ttratados sobre voz Estética vocal na música antiga Voz na renascença e protobarroco Ornamentação vocal Técnica vocal Música vocal Barroco na música Renascença (Música) |
title_short |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
title_full |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
title_fullStr |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
title_full_unstemmed |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
title_sort |
Estética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação |
author |
Iara Fricke Matte |
author_facet |
Iara Fricke Matte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iara Fricke Matte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ttratados sobre voz Estética vocal na música antiga Voz na renascença e protobarroco Ornamentação vocal |
topic |
Ttratados sobre voz Estética vocal na música antiga Voz na renascença e protobarroco Ornamentação vocal Técnica vocal Música vocal Barroco na música Renascença (Música) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Técnica vocal Música vocal Barroco na música Renascença (Música) |
description |
As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-28T17:44:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-28T17:44:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37070 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://10.1590/permusi2017-10 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
23176377 |
url |
https://10.1590/permusi2017-10 http://hdl.handle.net/1843/37070 |
identifier_str_mv |
23176377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Per Musi |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37070/2/Est%c3%a9tica%20vocal%20na%20transi%c3%a7%c3%a3o%20da%20Renascen%c3%a7a%20para%20o%20Barroco.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 a11bd95e442e378cc86b4a022e67d3eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589317279350784 |