Professores de Educação Física formados em instituições privadas e a problematização do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietrine Paiva Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPN7F
Resumo: Este trabalho parte da noção de corpo em Michel Foucault para pensar a educação física escolar. Para esse filósofo, o corpo é uma superfície modelável, produzido a partir de tecnologias políticas historicamente localizadas, que sofre influência das relações de poder e saber. Assim, a própria produção de conhecimento sobre o corpo é um exercício de poder sobre ele, estando poder e saber relacionados. Ao longo da história da educação física, no Brasil, o poder-saber sobre o corpo priorizou uma tradução simplificada do mesmo, reduzindo-o por meio da anatomia e da fisiologia humana. No entanto, intensificando-se nos anos 1980, novas maneiras de compreender o corpo, que levavam em consideração aspectos históricos, políticos e sociais, apareceram no campo da educação física. Neste trabalho, analisamos as obras de João Paulo Medina, Jocimar Daolio e Carmen Lúcia Soares, considerando-as representativas dessa ampliação do debate sobre o corpo no referido campo. Percebemos que esses autores, a partir de diferentes interpretações, contribuíram para o surgimento de novas experiências no campo da educação física. No entanto, pesquisas recentes sugerem uma pouca circulação, nos cursos de formação de professores de educação física, de conteúdos e disciplinas relacionados a essas novas maneiras de compreender o corpo. Isso acontece, sobretudo, em instituições privadas de educação física, mesmo após a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, em 2002, que insiste na presença de perspectivas de cunho social no currículo. A partir desse contexto e embasados nos princípios metodológicos foucaultianos da análise do discurso, realizamos nove entrevistas com professores de educação física formados em instituições privadas de ensino, que atuam em escolas públicas e privadas, visando a compreender como eles problematizam o corpo em suas aulas de educação física. Os resultados nos mostraram duas formas bem diferentes de problematizar o corpo e fazer educação física na escola. A primeira, realizada pela grande maioria dos entrevistados, é uma problematização característica da biopolítica, visando, por meio do estilo de vida ativo, controlar o que os alunos fazem com seus corpos, negociando no espaço escolar com a noção de cidadania, compreendida pelos professores como um meio de formar indivíduos para o bom convívio na sociedade. A segunda, representada por apenas 1 (um) dos entrevistados, embasa-se em enunciados de cunho humanista e também no discurso da diversidade, problematizando o corpo como inserido na cultura, enfatizando questões de gênero, sexualidade, entre outras. Contudo, se pensarmos em uma perspectiva foucaultiana, nenhuma dessas formas de problematizar o corpo satisfazem a questão do sujeito na contemporaneidade. Ao invés de embasar-se em certos regimes de verdade, em uma perspectiva foucaultiana, pode-se dizer que a questão não é de ofertar uma saída para os sujeitos, mas de ofertar problematizações éticas
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Neste trabalho, analisamos as obras de João Paulo Medina, Jocimar Daolio e Carmen Lúcia Soares, considerando-as representativas dessa ampliação do debate sobre o corpo no referido campo. Percebemos que esses autores, a partir de diferentes interpretações, contribuíram para o surgimento de novas experiências no campo da educação física. No entanto, pesquisas recentes sugerem uma pouca circulação, nos cursos de formação de professores de educação física, de conteúdos e disciplinas relacionados a essas novas maneiras de compreender o corpo. Isso acontece, sobretudo, em instituições privadas de educação física, mesmo após a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, em 2002, que insiste na presença de perspectivas de cunho social no currículo. A partir desse contexto e embasados nos princípios metodológicos foucaultianos da análise do discurso, realizamos nove entrevistas com professores de educação física formados em instituições privadas de ensino, que atuam em escolas públicas e privadas, visando a compreender como eles problematizam o corpo em suas aulas de educação física. Os resultados nos mostraram duas formas bem diferentes de problematizar o corpo e fazer educação física na escola. A primeira, realizada pela grande maioria dos entrevistados, é uma problematização característica da biopolítica, visando, por meio do estilo de vida ativo, controlar o que os alunos fazem com seus corpos, negociando no espaço escolar com a noção de cidadania, compreendida pelos professores como um meio de formar indivíduos para o bom convívio na sociedade. A segunda, representada por apenas 1 (um) dos entrevistados, embasa-se em enunciados de cunho humanista e também no discurso da diversidade, problematizando o corpo como inserido na cultura, enfatizando questões de gênero, sexualidade, entre outras. Contudo, se pensarmos em uma perspectiva foucaultiana, nenhuma dessas formas de problematizar o corpo satisfazem a questão do sujeito na contemporaneidade. Ao invés de embasar-se em certos regimes de verdade, em uma perspectiva foucaultiana, pode-se dizer que a questão não é de ofertar uma saída para os sujeitos, mas de ofertar problematizações éticasThis thesis intends to analyze a perspective of "body", according to Michael Foucault, in physical school education. For Foucault, the "body" is a modelable surface, produced from historically political technologies, which is influenced by relations of power and knowledge. Thus, even the production of knowledge about the body is an exercise of power over it, being related power and knowledge. Throughout the history of physical education in Brazil, the power-knowledge about the body prioritized a simplified translation of it, reducing it through the anatomy and the human physiology. However, since the 1980s, there are new ways to understanding the body that considers historical, political and social aspects. In this thesis, we analyzed the works of João Paulo Medina, Jocimar Daolio and Carmen Lúcia Soares, who are representative authors in physics education. These authors, from different interpretations of the body, contributed to the emergence of new experiences in the field of physics education. However, recent research shows a little emphasis on these new ways of understanding the body in teacher training courses. This is especially true in private universities, which insist in social perspectives, even after reformulation of curriculum guidelines, in 2002. From this context, based on the foucaultian methodological discourse analysis, we conducted nine interviews with physics education teachers who were trained in private universities. It is important to say that these teachers worked in public and private schools and we intended to understand how they problematized the body in their classes of physics education. The results showed two different ways of problematizing the body in physics education classes in schools. The first one is a biopolitics problematization which aims to control what students do with their bodies and to form them with good citizens practices. This kind of problematization was done by the majority of teachers who were interviewed (eight teachers). The second kind of problematization was based on humanist statements and also on the discourse of diversity which considers the body inside the culture, emphasizing issues of gender, sexuality, among others. Just one teacher reports this kind of problematization in his physics education classes. However, based on foucaultian perspective, none of these kinds of problematization of body satisfies discussions about subject in the contemporaneity. Thus, it can be said that the question is offer ethical problematizations in physics education classes in schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação fisica Estudo e ensinoCorpo humano Aspectos antropologicosProfessores de educação física FormaçãoAptidão física Aspectos sociaisEducaçãoCorpoMichel FoucaultEducação FísicaFormação de ProfessoresProfessores de Educação Física formados em instituições privadas e a problematização do corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pietrine.pdfapplication/pdf1676229https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQPN7F/1/disserta__o_pietrine.pdfc53a00a168bc40a178a5ffef024d55b0MD51TEXTdisserta__o_pietrine.pdf.txtdisserta__o_pietrine.pdf.txtExtracted texttext/plain487659https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQPN7F/2/disserta__o_pietrine.pdf.txtac4f95a6752b31662c584b915525b2cfMD521843/BUOS-AQPN7F2019-11-14 03:24:00.743oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQPN7FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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