Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindaura Alves Coelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes.
id UFMG_196d2f6a9719abff9a39cc0937fcb7f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAPGW4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Debora D'avila ReisBernardo Jefferson de OliveiraAlfredo Luis Martins Lameirao MateusVerona Campos SegantiniAdlane Vilas Boas FerreiraLindaura Alves Coelho2019-08-11T16:35:32Z2019-08-11T16:35:32Z2016-01-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes.In the present paper I will bring an educational intervention proposal up as a motivational strategy for Physics teaching. This proposal encourages the development of activities and the mediation of Physics experiments by visitors outside the school environment. The use of information technology in the research and selection of the experiments, the construction of the instruments and the exposition mediated by students were selected as motivational resources to the process, along with the interaction and the active participation of the students. This report summarizes the performance of a Physics experiments exposition, which was mediated by a group of 11th grade students from Juscelino Kubitschek de Oliveira State High School. The exposition was showed in the Ecological Station of Federal University of Minas Gerais (UFMG). The main validity criteria of the proposal included the students motivation during the process and the interaction among the subjects and between the students and the visitors, the space and the exposition. We concluded that the students acquired responsibility, autonomy, creativity, cooperation and autoregulation throughout the development of the exposition. We also developed a textbook as a final product for Physics teachers (Appendix B) containing instructions to replicate the present proposal and the Physics experiments step by step.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus Aspectos educacionaisMuseus e escolasEducaçãoFisica Estudo e ensinoProposta pedagógicaMotivaçãoEnsino de FísicaEspaços Não Formais de AprendizagemExperimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao.pdfapplication/pdf2500794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/1/dissertacao.pdf3cb6f47f6d8efacfde288996ecc3badbMD51TEXTdissertacao.pdf.txtdissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain90632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/2/dissertacao.pdf.txt7f553deb0cc43ad0c1bd500b27500876MD521843/BUBD-AAPGW42019-11-14 10:23:41.432oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAPGW4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:23:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
title Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
spellingShingle Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
Lindaura Alves Coelho
Proposta pedagógica
Motivação
Ensino de Física
Espaços Não Formais de Aprendizagem
Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Fisica Estudo e ensino
title_short Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
title_full Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
title_fullStr Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
title_full_unstemmed Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
title_sort Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
author Lindaura Alves Coelho
author_facet Lindaura Alves Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Debora D'avila Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardo Jefferson de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alfredo Luis Martins Lameirao Mateus
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Verona Campos Segantini
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Adlane Vilas Boas Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindaura Alves Coelho
contributor_str_mv Debora D'avila Reis
Bernardo Jefferson de Oliveira
Alfredo Luis Martins Lameirao Mateus
Verona Campos Segantini
Adlane Vilas Boas Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta pedagógica
Motivação
Ensino de Física
Espaços Não Formais de Aprendizagem
topic Proposta pedagógica
Motivação
Ensino de Física
Espaços Não Formais de Aprendizagem
Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Fisica Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Fisica Estudo e ensino
description O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:35:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:35:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/1/dissertacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/2/dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cb6f47f6d8efacfde288996ecc3badb
7f553deb0cc43ad0c1bd500b27500876
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589388367560704