Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes. |
id |
UFMG_196d2f6a9719abff9a39cc0937fcb7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAPGW4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Debora D'avila ReisBernardo Jefferson de OliveiraAlfredo Luis Martins Lameirao MateusVerona Campos SegantiniAdlane Vilas Boas FerreiraLindaura Alves Coelho2019-08-11T16:35:32Z2019-08-11T16:35:32Z2016-01-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes.In the present paper I will bring an educational intervention proposal up as a motivational strategy for Physics teaching. This proposal encourages the development of activities and the mediation of Physics experiments by visitors outside the school environment. The use of information technology in the research and selection of the experiments, the construction of the instruments and the exposition mediated by students were selected as motivational resources to the process, along with the interaction and the active participation of the students. This report summarizes the performance of a Physics experiments exposition, which was mediated by a group of 11th grade students from Juscelino Kubitschek de Oliveira State High School. The exposition was showed in the Ecological Station of Federal University of Minas Gerais (UFMG). The main validity criteria of the proposal included the students motivation during the process and the interaction among the subjects and between the students and the visitors, the space and the exposition. We concluded that the students acquired responsibility, autonomy, creativity, cooperation and autoregulation throughout the development of the exposition. We also developed a textbook as a final product for Physics teachers (Appendix B) containing instructions to replicate the present proposal and the Physics experiments step by step.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus Aspectos educacionaisMuseus e escolasEducaçãoFisica Estudo e ensinoProposta pedagógicaMotivaçãoEnsino de FísicaEspaços Não Formais de AprendizagemExperimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao.pdfapplication/pdf2500794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/1/dissertacao.pdf3cb6f47f6d8efacfde288996ecc3badbMD51TEXTdissertacao.pdf.txtdissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain90632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/2/dissertacao.pdf.txt7f553deb0cc43ad0c1bd500b27500876MD521843/BUBD-AAPGW42019-11-14 10:23:41.432oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAPGW4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:23:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
title |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
spellingShingle |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física Lindaura Alves Coelho Proposta pedagógica Motivação Ensino de Física Espaços Não Formais de Aprendizagem Museus Aspectos educacionais Museus e escolas Educação Fisica Estudo e ensino |
title_short |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
title_full |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
title_fullStr |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
title_full_unstemmed |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
title_sort |
Experimentos em espaços não formais de aprendizagem na aprendizagem de Física |
author |
Lindaura Alves Coelho |
author_facet |
Lindaura Alves Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Debora D'avila Reis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bernardo Jefferson de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alfredo Luis Martins Lameirao Mateus |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Verona Campos Segantini |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Adlane Vilas Boas Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindaura Alves Coelho |
contributor_str_mv |
Debora D'avila Reis Bernardo Jefferson de Oliveira Alfredo Luis Martins Lameirao Mateus Verona Campos Segantini Adlane Vilas Boas Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta pedagógica Motivação Ensino de Física Espaços Não Formais de Aprendizagem |
topic |
Proposta pedagógica Motivação Ensino de Física Espaços Não Formais de Aprendizagem Museus Aspectos educacionais Museus e escolas Educação Fisica Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Museus Aspectos educacionais Museus e escolas Educação Fisica Estudo e ensino |
description |
O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica como estratégia motivacional para o ensino de Física, utilizando-se de atividades de elaboração e mediação de experimentos de física para visitantes de espaços públicos, localizados fora do ambiente escolar tradicional. O emprego de tecnologias da informação na pesquisa e seleção dos experimentos, a construção dos aparatos e a exposição mediada pelos estudantes foram utilizados como recursos motivacionais no processo de aplicação, ao longo do qual a interação e o protagonismo dos participantes foram incentivados. Esse relato sintetiza a realização de uma exposição de experimentos de Física mediada por uma turma de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, para o público escolar visitante da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A validade da proposta pedagógica foi avaliada tendo como elementos centrais do estudo a motivação dos estudantes durante todo o processo e o grau de interação entre os sujeitos participantes, e entre estes e os visitantes, o espaço e os experimentos realizados. Concluímos que, ao divulgar os trabalhos escolares para outros coletivos, os alunos pareceram motivados a aprender de forma autônoma e desenvolveram atitudes como responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e autorregulação. Como produto final, foi elaborada uma cartilha (APÊNDICE B) para professores de Física com algumas orientações para que iniciativas como esta possam ser replicadas em outros ambientes não formais de aprendizagem circunvizinhos à escola, como parques, praças públicas ou museus de ciência. Nesta cartilha, apresentamos também o passo a passo dos experimentos que proporcionaram maior interação dos expositores com os visitantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:35:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:35:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGW4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/1/dissertacao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGW4/2/dissertacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cb6f47f6d8efacfde288996ecc3badb 7f553deb0cc43ad0c1bd500b27500876 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589388367560704 |