Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmen Vianna dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGN8P
Resumo: A dinâmica da musicalização em grupo, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido objeto do meu trabalho há mais de 25 anos. Durante este período, tenho desenvolvido material pedagógico para musicalizar adultos por intermédio dos teclados eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste material. Adicionalmente, o estudo observou e discutiu a dinâmica do processo de musicalização e do aprendizado do teclado em grupo. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, que incluiu textos sobre a educação musical e a musicalização de adultos, estratégias de ensino em grupo, assim como textos referentes aos recursos musicais oferecidos pelo teclado eletrônico. Dalcroze, Kodály, Willems, Gainza, Swanwick, Vasconcellos Corrêa, Pichon-Rivière, Montandon e Bonals foram alguns autores relevantes que nortearam a fundamentação teórica da pesquisa, juntamente com o Sistema Yamaha de Educação Musical e uma visão panorâmica da pedagogia do piano para iniciantes.Sob o ponto de vista empírico, realizou-se uma avaliação do ensino do teclado eletrônico e musicalização em grupo ministrado pela pesquisadora, no contexto dos cursos de Licenciatura da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tal avaliação foi realizada por um grupo de educadores musicais experientes, a partir da observação de trechos retirados das filmagens das aulas de teclado. Questionários e pequenas entrevistas foram realizados com os alunos participantes, para que pudessem ser avaliadas suas perspectivas sobre o processo de aprendizado. Este estudo pretende possibilitar a realização de uma revisão crítica à abordagem e às estratégias pedagógicas adotadas nas aulas de teclado em grupo. O estudo pretende também contribuir para a renovação, ampliação e aprofundamento dos conceitos sobre a musicalização de adultos em grupo, estimulando melhoras na produção de material destinado ao ensino de teclado em grupo em cursos de Licenciatura.
id UFMG_1ae5b70fd2a98b0f9576cd5304e51ab9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECOA-7KGN8P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Furst SantiagoAntonio Carlos GuimaraesSandra Loureiro de Freitas ReisCarmen Vianna dos Santos2019-08-14T02:24:24Z2019-08-14T02:24:24Z2006-07-13http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGN8PA dinâmica da musicalização em grupo, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido objeto do meu trabalho há mais de 25 anos. Durante este período, tenho desenvolvido material pedagógico para musicalizar adultos por intermédio dos teclados eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste material. Adicionalmente, o estudo observou e discutiu a dinâmica do processo de musicalização e do aprendizado do teclado em grupo. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, que incluiu textos sobre a educação musical e a musicalização de adultos, estratégias de ensino em grupo, assim como textos referentes aos recursos musicais oferecidos pelo teclado eletrônico. Dalcroze, Kodály, Willems, Gainza, Swanwick, Vasconcellos Corrêa, Pichon-Rivière, Montandon e Bonals foram alguns autores relevantes que nortearam a fundamentação teórica da pesquisa, juntamente com o Sistema Yamaha de Educação Musical e uma visão panorâmica da pedagogia do piano para iniciantes.Sob o ponto de vista empírico, realizou-se uma avaliação do ensino do teclado eletrônico e musicalização em grupo ministrado pela pesquisadora, no contexto dos cursos de Licenciatura da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tal avaliação foi realizada por um grupo de educadores musicais experientes, a partir da observação de trechos retirados das filmagens das aulas de teclado. Questionários e pequenas entrevistas foram realizados com os alunos participantes, para que pudessem ser avaliadas suas perspectivas sobre o processo de aprendizado. Este estudo pretende possibilitar a realização de uma revisão crítica à abordagem e às estratégias pedagógicas adotadas nas aulas de teclado em grupo. O estudo pretende também contribuir para a renovação, ampliação e aprofundamento dos conceitos sobre a musicalização de adultos em grupo, estimulando melhoras na produção de material destinado ao ensino de teclado em grupo em cursos de Licenciatura.The pedagogical dynamics adopted in group musicalisation through the use of electronic keyboards and their resources has been the objective of my work for more than 25 years. During this time, I have been developingdidactic material to musicalise adult students using electronic keyboards. The present study aims at evaluating the applicability of such material. Moreover, group musicalisation process and electronic keyboard learning were observed and discussed in this study.The theoretical aspect of the study was based on a literature review, which includes texts on musical education, adult students musicalisation, group teaching strategies, as well as texts related to musical resources of electronic keyboards. Dalcroze, Kodály, Willems, Gainza, Swanwick, Vasconcellos Corrêa, Pichon-Rivière, Montandon and Bonals are some of the relevant authors that constitute the theoretical basis of this research, together with the Yamaha Musical Education System and a broad view of piano pedagogy for beginners.From the empirical point of view, an evaluation of the musicalisation process and electronic keyboard teaching was conducted within the context of undergraduate programme at the Music School of the State University of Minas Gerais. The evaluation was done by a group of experienced music educators, from the observation of some excerpts of the keyboard lessons,which had been previously recorded. Questionnaires and short interviews were conducted with the keyboard students, in order to evaluate their perspectives on their process of learning. This study intends to critically evaluate the pedagogical approach and the strategies adopted in group keyboard lessons. It also intends to promote a review, an expansion and a deepening of the concepts about adult group musicalisation and to promote improvements of pedagogical materials, useful to keyboard group teaching within undergraduate programmes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeclados (música)Educadores MúsicaMúsica Instrução e ensinoAula em grupoTecladoTeclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALintrodu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdfapplication/pdf533690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGN8P/1/introdu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf4d3f185dd909cdbf1b5bc0ff78345c9aMD51TEXTintrodu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf.txtintrodu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf.txtExtracted texttext/plain270428https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGN8P/2/introdu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf.txtd33d1603a5122c149797fe20fe7f7adbMD521843/ECOA-7KGN8P2019-11-14 11:04:12.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECOA-7KGN8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:04:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
title Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
spellingShingle Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
Carmen Vianna dos Santos
Aula em grupo
Teclado
Teclados (música)
Educadores Música
Música Instrução e ensino
title_short Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
title_full Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
title_fullStr Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
title_full_unstemmed Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
title_sort Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
author Carmen Vianna dos Santos
author_facet Carmen Vianna dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Antonio Carlos Guimaraes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Loureiro de Freitas Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmen Vianna dos Santos
contributor_str_mv Patricia Furst Santiago
Antonio Carlos Guimaraes
Sandra Loureiro de Freitas Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Aula em grupo
Teclado
topic Aula em grupo
Teclado
Teclados (música)
Educadores Música
Música Instrução e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teclados (música)
Educadores Música
Música Instrução e ensino
description A dinâmica da musicalização em grupo, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido objeto do meu trabalho há mais de 25 anos. Durante este período, tenho desenvolvido material pedagógico para musicalizar adultos por intermédio dos teclados eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste material. Adicionalmente, o estudo observou e discutiu a dinâmica do processo de musicalização e do aprendizado do teclado em grupo. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, que incluiu textos sobre a educação musical e a musicalização de adultos, estratégias de ensino em grupo, assim como textos referentes aos recursos musicais oferecidos pelo teclado eletrônico. Dalcroze, Kodály, Willems, Gainza, Swanwick, Vasconcellos Corrêa, Pichon-Rivière, Montandon e Bonals foram alguns autores relevantes que nortearam a fundamentação teórica da pesquisa, juntamente com o Sistema Yamaha de Educação Musical e uma visão panorâmica da pedagogia do piano para iniciantes.Sob o ponto de vista empírico, realizou-se uma avaliação do ensino do teclado eletrônico e musicalização em grupo ministrado pela pesquisadora, no contexto dos cursos de Licenciatura da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tal avaliação foi realizada por um grupo de educadores musicais experientes, a partir da observação de trechos retirados das filmagens das aulas de teclado. Questionários e pequenas entrevistas foram realizados com os alunos participantes, para que pudessem ser avaliadas suas perspectivas sobre o processo de aprendizado. Este estudo pretende possibilitar a realização de uma revisão crítica à abordagem e às estratégias pedagógicas adotadas nas aulas de teclado em grupo. O estudo pretende também contribuir para a renovação, ampliação e aprofundamento dos conceitos sobre a musicalização de adultos em grupo, estimulando melhoras na produção de material destinado ao ensino de teclado em grupo em cursos de Licenciatura.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T02:24:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T02:24:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGN8P
url http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGN8P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGN8P/1/introdu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGN8P/2/introdu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d3f185dd909cdbf1b5bc0ff78345c9a
d33d1603a5122c149797fe20fe7f7adb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589201127538688