Violência nas escolas: testando teorias de controle social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago de Carvalho Guadalupe
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2M63
Resumo: A delinqüência escolar vem se configurando como um problema preocupante, a partir do momento em que afeta as relações sociais entre alunos, entre alunos e escolas e toda uma comunidade envolvida com esse fenômeno. Esse estudo se propôs a contribuir para o entendimento desse problema sob a ótica das teorias de controle social. Investigar os fatores que contribuem para o comportamento delinqüente nas escolas foi um dos objetivos centrais do trabalho. O referencial teórico adotado aponta para a importância dos mecanismos de controle social no ambiente escolar, principalmente relacionado aos alunos. Foram testados os conceitos de controle social de Hirschi (1969) afeição, compromisso, crença e envolvimento. Além disso, fatores contextuais como ligação dos alunos à escola e desordem social percebida nessa comunidade também foram observados. O estudo partiu da pesquisa realizada em Belo Horizonte e Região Metropolitana - Perdas Sociais causadas pela violência as Escolas / CRISP 2005. O auto-relato dos estudantes sobre a participação ou não da delinqüência escolar foram informações cruciais para o desenvolvimento de um modelo de análise. A análise, permitida por esse modelo, nos levou a apontar para a relevância da integração escolar em seus diferentes níveis individual e contextual, para a explicação da delinqüência nas escolas. Assim, vimos que a baixa associação dos alunos com a escola não é explicada por variáveis de uma única natureza. Ainda assim, esse estudo evidencia uma forte influência das características sócio-demográficas (sexo e idade) e elementos das relações sociais entre alunos, como: ligação com os colegas/escola, crença no quadro normativo escolar, aspirações e comprometimento com o futuro acadêmico; como fortes elementos explicativos para a delinqüência escolar.
id UFMG_1be1e61e71a9c312b21f4ae3f6d52f1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7Q2M63
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Corinne Davis RodriguesClaudio Chaves Beato FilhoJoana Domingues VargasThiago de Carvalho Guadalupe2019-08-12T18:15:53Z2019-08-12T18:15:53Z2007-12-13http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2M63A delinqüência escolar vem se configurando como um problema preocupante, a partir do momento em que afeta as relações sociais entre alunos, entre alunos e escolas e toda uma comunidade envolvida com esse fenômeno. Esse estudo se propôs a contribuir para o entendimento desse problema sob a ótica das teorias de controle social. Investigar os fatores que contribuem para o comportamento delinqüente nas escolas foi um dos objetivos centrais do trabalho. O referencial teórico adotado aponta para a importância dos mecanismos de controle social no ambiente escolar, principalmente relacionado aos alunos. Foram testados os conceitos de controle social de Hirschi (1969) afeição, compromisso, crença e envolvimento. Além disso, fatores contextuais como ligação dos alunos à escola e desordem social percebida nessa comunidade também foram observados. O estudo partiu da pesquisa realizada em Belo Horizonte e Região Metropolitana - Perdas Sociais causadas pela violência as Escolas / CRISP 2005. O auto-relato dos estudantes sobre a participação ou não da delinqüência escolar foram informações cruciais para o desenvolvimento de um modelo de análise. A análise, permitida por esse modelo, nos levou a apontar para a relevância da integração escolar em seus diferentes níveis individual e contextual, para a explicação da delinqüência nas escolas. Assim, vimos que a baixa associação dos alunos com a escola não é explicada por variáveis de uma única natureza. Ainda assim, esse estudo evidencia uma forte influência das características sócio-demográficas (sexo e idade) e elementos das relações sociais entre alunos, como: ligação com os colegas/escola, crença no quadro normativo escolar, aspirações e comprometimento com o futuro acadêmico; como fortes elementos explicativos para a delinqüência escolar.School delinquency has become a preoccupying problem, starting from the moment in that it affects the social relationships among students, between students and schools and the entire community involved with that phenomenon. This study intended to contribute to the understanding of that problem under the optic of the theories of social control. Investigating the factors that contribute to the delinquent behavior in the schools was one of the central objectives of this work. The adopted theoretical frame points to the importance of the mechanisms of social control in the school atmosphere, mainly related to the students. The concepts of social control of Hirschi (1969) were tested - affection, commitment, belief and involvement. In addition, contextual factors as connection of the students to the school and social disorder perceived in that community were observed also. The study is based on data collected in Belo Horizonte and Metropolitan Area - Social Losses caused by the Violence in Schools / CRISP 2005. The students' self-reports about participation or not in school delinquency were the crucial information used for the development of an analytical model. The analysis, allowed by that model, points to the relevance of the school integration different levels (individual and contextual) in the explanation of the delinquency in the schools. Thus, we saw that the students' low association with the school is not explained by variables of a single nature. Nevertheless, that study demonstrates a strong influence of the social-demographic characteristics (sex and age) and the elements of the social relationships among students, such as: connection with the peers, faith in the school normative picture, aspirations and compromising with the academic future, in predicting school delinquency.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaControle socialViolência escolarViolênciaDelinqüência escolarControle socialDesordem socialLigação à escolaRelações sociaisViolência nas escolas: testando teorias de controle socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_thiago___final.pdfapplication/pdf470860https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2M63/1/disserta__o_thiago___final.pdf374a8611f13fea3a7aaadc0de3a6761bMD51TEXTdisserta__o_thiago___final.pdf.txtdisserta__o_thiago___final.pdf.txtExtracted texttext/plain175587https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2M63/2/disserta__o_thiago___final.pdf.txt946d075669ad849b902125b0341edc36MD521843/VCSA-7Q2M632019-11-14 19:07:26.261oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7Q2M63Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:07:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violência nas escolas: testando teorias de controle social
title Violência nas escolas: testando teorias de controle social
spellingShingle Violência nas escolas: testando teorias de controle social
Thiago de Carvalho Guadalupe
Delinqüência escolar
Controle social
Desordem social
Ligação à escola
Relações sociais
Sociologia
Controle social
Violência escolar
Violência
title_short Violência nas escolas: testando teorias de controle social
title_full Violência nas escolas: testando teorias de controle social
title_fullStr Violência nas escolas: testando teorias de controle social
title_full_unstemmed Violência nas escolas: testando teorias de controle social
title_sort Violência nas escolas: testando teorias de controle social
author Thiago de Carvalho Guadalupe
author_facet Thiago de Carvalho Guadalupe
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corinne Davis Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudio Chaves Beato Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joana Domingues Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago de Carvalho Guadalupe
contributor_str_mv Corinne Davis Rodrigues
Claudio Chaves Beato Filho
Joana Domingues Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Delinqüência escolar
Controle social
Desordem social
Ligação à escola
Relações sociais
topic Delinqüência escolar
Controle social
Desordem social
Ligação à escola
Relações sociais
Sociologia
Controle social
Violência escolar
Violência
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Controle social
Violência escolar
Violência
description A delinqüência escolar vem se configurando como um problema preocupante, a partir do momento em que afeta as relações sociais entre alunos, entre alunos e escolas e toda uma comunidade envolvida com esse fenômeno. Esse estudo se propôs a contribuir para o entendimento desse problema sob a ótica das teorias de controle social. Investigar os fatores que contribuem para o comportamento delinqüente nas escolas foi um dos objetivos centrais do trabalho. O referencial teórico adotado aponta para a importância dos mecanismos de controle social no ambiente escolar, principalmente relacionado aos alunos. Foram testados os conceitos de controle social de Hirschi (1969) afeição, compromisso, crença e envolvimento. Além disso, fatores contextuais como ligação dos alunos à escola e desordem social percebida nessa comunidade também foram observados. O estudo partiu da pesquisa realizada em Belo Horizonte e Região Metropolitana - Perdas Sociais causadas pela violência as Escolas / CRISP 2005. O auto-relato dos estudantes sobre a participação ou não da delinqüência escolar foram informações cruciais para o desenvolvimento de um modelo de análise. A análise, permitida por esse modelo, nos levou a apontar para a relevância da integração escolar em seus diferentes níveis individual e contextual, para a explicação da delinqüência nas escolas. Assim, vimos que a baixa associação dos alunos com a escola não é explicada por variáveis de uma única natureza. Ainda assim, esse estudo evidencia uma forte influência das características sócio-demográficas (sexo e idade) e elementos das relações sociais entre alunos, como: ligação com os colegas/escola, crença no quadro normativo escolar, aspirações e comprometimento com o futuro acadêmico; como fortes elementos explicativos para a delinqüência escolar.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:15:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2M63
url http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2M63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2M63/1/disserta__o_thiago___final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2M63/2/disserta__o_thiago___final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 374a8611f13fea3a7aaadc0de3a6761b
946d075669ad849b902125b0341edc36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589425696866304