Projeto Lopes Rodrigues: continuidades e rupturas nas conexões entre ensino psiquiátrico e prática assistencial em Minas Gerais (1920-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Diniz Silveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPQB
Resumo: O ensino de psiquiatria no contexto brasileiro do início do século XX é examinado, através de um estudo de caso da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais no período compreendido entre 1920 e 1930. São analisadas as condições de sustentação de um ensino médico articulado com as teorias psiquiátricas e as práticas assistenciais, tomando-se como eixo o projeto empreendido pelo professor de psiquiatria Hermelino Lopes Rodrigues (1898-1971) em Belo Horizonte. O Projeto Lopes Rodrigues, iniciado em 1929, foi idealizado com o objetivo de conectar o ensino acadêmico na Faculdade de Medicina com as práticas de assistência aos doentes mentais utilizadas no Instituto Raul Soares. Nesse hospital público, os indivíduos que apresentavam distúrbios mentais e/ou comportamentos considerados anti-sociais eram anteriormente internados e submetidos a tratamentos desumanos, incluindo o uso de violência física contra os pacientes. Buscando compreender as ações de Lopes Rodrigues no sentido de humanizar esses tratamentos, e as relações dessas ações com a história da psiquiatria e do ensino dessa ciência, foi utilizado o enfoque teórico e metodológico proposto por Bruno Latour, no qual a atividade científica é analisada em suas relações com o contexto social e cultural através da metáfora de um sistema circulatório. Nesse sistema, são considerados cinco circuitos que se integram para possibilitar a emergência dos estudos científicos: a mobilização do mundo, a autonomização, as alianças, a representação pública e os vínculos e nós. A utilização, por parte de Lopes Rodrigues, das teorias psiquiátricas originadas na Europa e disseminadas no Brasil a partir do trabalho de Juliano Moreira no Hospício Nacional, no Rio de Janeiro, foi analisada a partir do conceito de apropriação desenvolvido por Roger Chartier. Este autor demonstra que a transmissão de conhecimento não se dá de forma passiva por parte do receptor. Este, ao contrário, realiza um trabalho próprio de transformação sobre o conhecimento recebido. Foram analisadas variadas fontes de pesquisa, tais como jornais de época, revistas científicas e de circulação popular, além de documentos pedagógicos como atas de reuniões ou material de circulação interna da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Como principal resultado da análise do cruzamento dessas fontes, foi evidenciado que o Projeto Lopes Rodrigues não conseguiu incluir satisfatoriamente o ensino psiquiátrico na dinâmica de articulação entre conhecimento teórico e aplicação assistencial. A partir da perspectiva de Bruno Latour sobre a necessidade de fortalecer variadas conexões para a sustentação de um projeto científico, e do estudo do caso em questão, conclui-se que a articulação entre conhecimento teórico e prática assistencial no ensino médico é fundamental para a formação do psiquiatra. Além disso, em relação ao Projeto Lopes Rodrigues, conclui-se que seu idealizador não conseguiu realizar as conexões e articulações necessárias para a sustentação de seu projeto, principalmente por não incluir nele dimensões importantes apontadas pela metodologia de Bruno Latour nos estudos científicos.
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Nesse hospital público, os indivíduos que apresentavam distúrbios mentais e/ou comportamentos considerados anti-sociais eram anteriormente internados e submetidos a tratamentos desumanos, incluindo o uso de violência física contra os pacientes. Buscando compreender as ações de Lopes Rodrigues no sentido de humanizar esses tratamentos, e as relações dessas ações com a história da psiquiatria e do ensino dessa ciência, foi utilizado o enfoque teórico e metodológico proposto por Bruno Latour, no qual a atividade científica é analisada em suas relações com o contexto social e cultural através da metáfora de um sistema circulatório. Nesse sistema, são considerados cinco circuitos que se integram para possibilitar a emergência dos estudos científicos: a mobilização do mundo, a autonomização, as alianças, a representação pública e os vínculos e nós. A utilização, por parte de Lopes Rodrigues, das teorias psiquiátricas originadas na Europa e disseminadas no Brasil a partir do trabalho de Juliano Moreira no Hospício Nacional, no Rio de Janeiro, foi analisada a partir do conceito de apropriação desenvolvido por Roger Chartier. Este autor demonstra que a transmissão de conhecimento não se dá de forma passiva por parte do receptor. Este, ao contrário, realiza um trabalho próprio de transformação sobre o conhecimento recebido. Foram analisadas variadas fontes de pesquisa, tais como jornais de época, revistas científicas e de circulação popular, além de documentos pedagógicos como atas de reuniões ou material de circulação interna da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Como principal resultado da análise do cruzamento dessas fontes, foi evidenciado que o Projeto Lopes Rodrigues não conseguiu incluir satisfatoriamente o ensino psiquiátrico na dinâmica de articulação entre conhecimento teórico e aplicação assistencial. A partir da perspectiva de Bruno Latour sobre a necessidade de fortalecer variadas conexões para a sustentação de um projeto científico, e do estudo do caso em questão, conclui-se que a articulação entre conhecimento teórico e prática assistencial no ensino médico é fundamental para a formação do psiquiatra. Além disso, em relação ao Projeto Lopes Rodrigues, conclui-se que seu idealizador não conseguiu realizar as conexões e articulações necessárias para a sustentação de seu projeto, principalmente por não incluir nele dimensões importantes apontadas pela metodologia de Bruno Latour nos estudos científicos.The teaching of psychiatry in the context of early twentieth century Brazil is examined, through a case study of the Faculty of Medicine of the University of Minas Gerais, in the period between 1920 and 1930. The conditions for sustaining a medical school linked to theories and practices of psychiatric care are analysed, focusing on the project undertaken by Hermelino Lopes Rodrigues (1898-1971), professor of psychiatry in Belo Horizonte. The Lopes Rodrigues Project, initiated in 1929, was designed with the purpose of connecting the teaching position at the Faculty of Medicine with the practices of assistance to the mentally ill used at Institute Raul Soares. In this public hospital, individuals who presented mental disorders and / or anti-social behaviours were hospitalized and previously subjected to inhuman treatments, including the use of physical violence against patients. With the purpose of understanding the actions of Lopes Rodrigues aimed at the humanization of these treatments, and the relationships between these actions and the history of psychiatry and of scientific teaching, the theoretical and methodological approaches proposed by Bruno Latour for the analysis of the history of science were used. From Latours point of view, scientific activity is better understood when analyzed in its relations with the social and cultural context through the metaphor of a circulatory system. In this system, five circuits are considered to examine integrated scientific studies: mobilization of the world, autonomization, alliances, public representation, and links or knots. The use made by Lopes Rodrigues of psychiatric theories originated in Europe and disseminated in Brazil through the work of Juliano Moreira at Hospício Nacional in Rio de Janeiro was analyzed from the standpoint of the concept of appropriation developed by Roger Chartier. This author shows that, in the process of transmission, knowledge is not passively acquired by the receiver. On the contrary, the person performs a work of transformation on the knowledge received. We examined various sources for the research, such as newspapers of the time, scientific journals, magazines, in addition to educational documents such as minutes of meetings or materials provided by the daily life of the Faculty of Medicine of the University of Minas Gerais. The crossing of these various sources showed that Lopes Rodrigues Project did not succeed in including psychiatric education in the dynamics of the relationship between theoretical knowledge and practical assistance to the mentally ill. Stemming from Bruno Latours emphasis on the need to strengthen various connections to provide support for a scientific project, and from the historical evidence provided by this case study, it is concluded that the link between theoretical perspectives and practical assistance within the medical school is essential for the of training the psychiatrist. Also, in relation to Project Lopes Rodrigues, it is concluded that its creator could not perform connections and joints necessary for the support of his project, mainly because he did not include important dimensions identified by the methodology of Bruno Latour in scientific studies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDoenças mentais  TratamentoAssistência socialHospitais psiquiátricosEducaçãoPsiquiatria  Estudo de casosEnsino de Psiquiatria em Minas GeraisMedicina na faculdade de MGProjeto Lopes Rodrigues: continuidades e rupturas nas conexões entre ensino psiquiátrico e prática assistencial em Minas Gerais (1920-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000142.pdfapplication/pdf51329015https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KPQB/1/2000000142.pdf26eb90828a325faaee6bbca6f5f0b7ceMD51TEXT2000000142.pdf.txt2000000142.pdf.txtExtracted texttext/plain630926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KPQB/2/2000000142.pdf.txt3f62930623910e138eac665e173e25b1MD521843/FAEC-84KPQB2019-11-14 14:26:33.563oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KPQBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:26:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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