Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinaldo de Souza Xavier
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCJG5
Resumo: A coleta de lixo consiste de um veículo e de um conjunto de empregados que devem atender às demandas existentes nos segmentos de ruas, respeitando-se as restrições existentes. Oatendimento deve ser feito reduzindo-se os custos relativos à coleta de lixo, e tais custos dizem respeito principalmente à minimização do custo de combustível cuja característica não linear dificulta a elaboração de algoritmo eficaz para a sua solução. O propósito desta dissertaçãoé apresentar uma solução de minimização de consumo de combustível, utilizando técnicas de programação linear associadas a métodos heurísticos. O modelo é validado em um conjunto de problemas-teste no decorrer do seu desenvolvimento e, em seguida, aplicado em um dosdezoito distritos da área urbana de Montes Claros - Minas Gerais, permitindo uma comparação dos valores obtidos com aqueles atualmente praticados. Foi obtida uma redução de 5% no consumo de combustível que é um valor bastante significativo, haja vista que os gastos com os serviços de limpeza urbana representam 15% do custeio total do município
id UFMG_1f1cb8ddeb47595c97df45ef428d2fe2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CCJG5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriano Chaves LisboaRodney Rezende SaldanhaDouglas Alexandre Gomes VieiraReinaldo de Souza Xavier2019-08-10T22:23:14Z2019-08-10T22:23:14Z2010-01-01http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCJG5A coleta de lixo consiste de um veículo e de um conjunto de empregados que devem atender às demandas existentes nos segmentos de ruas, respeitando-se as restrições existentes. Oatendimento deve ser feito reduzindo-se os custos relativos à coleta de lixo, e tais custos dizem respeito principalmente à minimização do custo de combustível cuja característica não linear dificulta a elaboração de algoritmo eficaz para a sua solução. O propósito desta dissertaçãoé apresentar uma solução de minimização de consumo de combustível, utilizando técnicas de programação linear associadas a métodos heurísticos. O modelo é validado em um conjunto de problemas-teste no decorrer do seu desenvolvimento e, em seguida, aplicado em um dosdezoito distritos da área urbana de Montes Claros - Minas Gerais, permitindo uma comparação dos valores obtidos com aqueles atualmente praticados. Foi obtida uma redução de 5% no consumo de combustível que é um valor bastante significativo, haja vista que os gastos com os serviços de limpeza urbana representam 15% do custeio total do municípioThe waste collection consists of a vehicle and a set of workers that should collect the demand identified in the edges, considering the existing constraints. The attendance should be made reducing the garbage collecting costs, and such costs refer mainly to the fuel consumption whose nonlinearity characteristic embarrasses the formulation of algoritms that can solve the problem. The purpose of this work is to present a solution to the fuel consumption minimization,using linear programming model joined with heuristic methods. The model isauthenticated in a set of problems during the development of the model and after that it is tested in the garbage collection in one urban district of Montes Claros - Minas Gerais, allowing a comparison between both of the values. It was perceived a reduction of 5% in the fuel consumption when both of the cases are compared. This percentage is expressive, considering that urban cleanness services are responsible for 15% of the costs of the municipalityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia elétricaEngenharia elétricaModelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.pdfapplication/pdf1179933https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CCJG5/1/tese.pdf065071cf4bafcd0daa892b096b93852cMD51TEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain145926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CCJG5/2/tese.pdf.txtf006a3ecdf2712f1eef4fd5295ad32a1MD521843/BUOS-8CCJG52019-11-14 06:57:57.345oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CCJG5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:57:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
title Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
spellingShingle Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
Reinaldo de Souza Xavier
Engenharia elétrica
Engenharia elétrica
title_short Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
title_full Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
title_fullStr Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
title_full_unstemmed Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
title_sort Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo
author Reinaldo de Souza Xavier
author_facet Reinaldo de Souza Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriano Chaves Lisboa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rodney Rezende Saldanha
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv Douglas Alexandre Gomes Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinaldo de Souza Xavier
contributor_str_mv Adriano Chaves Lisboa
Rodney Rezende Saldanha
Douglas Alexandre Gomes Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
topic Engenharia elétrica
Engenharia elétrica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia elétrica
description A coleta de lixo consiste de um veículo e de um conjunto de empregados que devem atender às demandas existentes nos segmentos de ruas, respeitando-se as restrições existentes. Oatendimento deve ser feito reduzindo-se os custos relativos à coleta de lixo, e tais custos dizem respeito principalmente à minimização do custo de combustível cuja característica não linear dificulta a elaboração de algoritmo eficaz para a sua solução. O propósito desta dissertaçãoé apresentar uma solução de minimização de consumo de combustível, utilizando técnicas de programação linear associadas a métodos heurísticos. O modelo é validado em um conjunto de problemas-teste no decorrer do seu desenvolvimento e, em seguida, aplicado em um dosdezoito distritos da área urbana de Montes Claros - Minas Gerais, permitindo uma comparação dos valores obtidos com aqueles atualmente praticados. Foi obtida uma redução de 5% no consumo de combustível que é um valor bastante significativo, haja vista que os gastos com os serviços de limpeza urbana representam 15% do custeio total do município
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T22:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T22:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCJG5
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCJG5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CCJG5/1/tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CCJG5/2/tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 065071cf4bafcd0daa892b096b93852c
f006a3ecdf2712f1eef4fd5295ad32a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589251182362624