Telecentros como instrumento de inclusão digital: perspectiva comparada em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFHTQ |
Resumo: | Essa dissertação objetivou avaliar o uso dos Telecentros como ferramenta tecnológica para o processo de inclusão digital. Baseado no referencial teórico da Ciência da Informação, que busca compreender os fluxos e reflexos do uso da informação em diversos campos, tomou-se nesse estudo a concepção de apropriação informacional para compreensão dos diferentes níveis elaborados pelos usuários e a utilização do software livre como suporte para instalação e expansãodos Telecentros. A análise buscou identificar a visão de inserção dos programas, bem como a forma de implantação, o seu planejamento, o conteúdo e resultados alcançados. Realizou-se um estudo comparativo de casos em dois programas de inclusão digital: um urbano, o Internet Cidadã, mantido pelo poder público, sob coordenação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e um rural, implantado pela organização não-governamental Gemas da Terra. Foram visitados dois Telecentrosem Belo Horizonte e quatro na área rural, nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Tombadouro e Rodeador; entrevistados os coordenadores dos respectivos programas, quatro gestores e 44 usuários. Os resultados obtidos indicavam que os gestores apoiavam as ações dos Telecentros envidando todos os esforços para seu efetivo funcionamento. Na área urbana os usuários utilizavam o Telecentro como fonte de lazer, pesquisa escolar e busca de trabalho e renda,enquanto na área rural o Telecentro era utilizado para mobilização comunitária, busca de desenvolvimento local e fortalecimento das relações sociais nas comunidades. Os principais aspectos negativos apresentados eram a alta demanda e a baixa qualidade dos equipamentos no caso urbano e a pouca quantidade de computadores no caso rural. Concluiu-se que o Telecentro é uma ferramentafundamental para o processo de inclusão digital, que deve ser incentivada com base no software livre para ampliação do uso pela comunidade. |
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Marta Pinheiro AunBeatriz Valadares CendonMonica Erichsen Nassif BorgesMagda Maria Bello de Almeida NevesMauro Araujo Camara2019-08-13T01:26:45Z2019-08-13T01:26:45Z2005-03-31http://hdl.handle.net/1843/VALA-6KFHTQEssa dissertação objetivou avaliar o uso dos Telecentros como ferramenta tecnológica para o processo de inclusão digital. Baseado no referencial teórico da Ciência da Informação, que busca compreender os fluxos e reflexos do uso da informação em diversos campos, tomou-se nesse estudo a concepção de apropriação informacional para compreensão dos diferentes níveis elaborados pelos usuários e a utilização do software livre como suporte para instalação e expansãodos Telecentros. A análise buscou identificar a visão de inserção dos programas, bem como a forma de implantação, o seu planejamento, o conteúdo e resultados alcançados. Realizou-se um estudo comparativo de casos em dois programas de inclusão digital: um urbano, o Internet Cidadã, mantido pelo poder público, sob coordenação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e um rural, implantado pela organização não-governamental Gemas da Terra. Foram visitados dois Telecentrosem Belo Horizonte e quatro na área rural, nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Tombadouro e Rodeador; entrevistados os coordenadores dos respectivos programas, quatro gestores e 44 usuários. Os resultados obtidos indicavam que os gestores apoiavam as ações dos Telecentros envidando todos os esforços para seu efetivo funcionamento. Na área urbana os usuários utilizavam o Telecentro como fonte de lazer, pesquisa escolar e busca de trabalho e renda,enquanto na área rural o Telecentro era utilizado para mobilização comunitária, busca de desenvolvimento local e fortalecimento das relações sociais nas comunidades. Os principais aspectos negativos apresentados eram a alta demanda e a baixa qualidade dos equipamentos no caso urbano e a pouca quantidade de computadores no caso rural. Concluiu-se que o Telecentro é uma ferramentafundamental para o processo de inclusão digital, que deve ser incentivada com base no software livre para ampliação do uso pela comunidade.This dissertation aimed to evaluate the TeleCenter as a technological tool for the process of digital inclusion. Based on the theoretical frame of Information Science, which try to understand the flows and consequences of information use in diverse fields, the conception of informational appropriation to understanding the different levels elaborated for the users, and the use of free software was overcome in this study as support for TeleCenter´s installation and expansion. The analysis searched to identify the vision of insertion of the programs, as well as the way of its establish and planning, its contents and results. The research was based on a comparative case study in two digital inclusion programs: an urban one, the Internet Cidadã, kept for the public power, under coordination of the Municipal City Hall of BeloHorizonte and a rural one, established for the not governmental organization Gemas da Terra. It had been visited two TeleCenters in Belo Horizonte and four in the rural area, in the districts of São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Tombadouro and Rodeador; interviewed the coordinators of the respective programs, four managers and 44 users. The results indicated that the managers supported the actions of the TeleCenters doing all the efforts for its effective functioning. In theurban area the users used the TeleCenters as source of leisure, school research and search of work and income, while in the rural area the TeleCenters was used for community mobilization, search of local development and to strength social relations in the communities. Some negative aspects were the high demand and low quality of hardware in the urban case and few amount of computers in the rural case. Thisdissertation concluded that TeleCenters is a basic tool to promote digital inclusion, that must be stimulated based on free software to ensure for all community to gain access to the technological tools and skills needed in the new world.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociedade da informaçãoCiência da informaçãoSoftware livreSociedade da informaçãoInclusão digitalCiência da informaçãoTelecentroSoftware livreTelecentros como instrumento de inclusão digital: perspectiva comparada em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___mauro_ara_jo_c_mara.pdfapplication/pdf803385https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6KFHTQ/1/mestrado___mauro_ara_jo_c_mara.pdf6eb46b8184b456a2841fed87cb02801bMD51TEXTmestrado___mauro_ara_jo_c_mara.pdf.txtmestrado___mauro_ara_jo_c_mara.pdf.txtExtracted texttext/plain276765https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6KFHTQ/2/mestrado___mauro_ara_jo_c_mara.pdf.txt9da738361c391d63aeff2f6a60d96448MD521843/VALA-6KFHTQ2019-11-14 20:37:57.142oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6KFHTQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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