Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdete Alves de Passos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2E
Resumo: O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações.
id UFMG_2202a83cd64f92e66ea74be3624389d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK2E
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Gomes SoaresValdete Alves de Passos2019-08-11T19:09:13Z2019-08-11T19:09:13Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2EO presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administração ConhecimentoAção-reflexãoPedagogia de projetosGestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_valdete_alves_de_passos.pdfapplication/pdf191448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/1/tcc_valdete_alves_de_passos.pdfdae782da9a0025ac600f6dc03bb4bb55MD51TEXTtcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txttcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txtExtracted texttext/plain64997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/2/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txtf856fc7fe8336434d0782dc20928ee8aMD521843/BUBD-9WNK2E2019-11-14 04:57:29.879oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK2ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:57:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
title Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
spellingShingle Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
Valdete Alves de Passos
Conhecimento
Ação-reflexão
Pedagogia de projetos
Escolas Organização e administração 
title_short Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
title_full Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
title_fullStr Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
title_full_unstemmed Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
title_sort Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
author Valdete Alves de Passos
author_facet Valdete Alves de Passos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdete Alves de Passos
contributor_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Ação-reflexão
Pedagogia de projetos
topic Conhecimento
Ação-reflexão
Pedagogia de projetos
Escolas Organização e administração 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração 
description O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:09:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2E
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2E
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/1/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/2/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dae782da9a0025ac600f6dc03bb4bb55
f856fc7fe8336434d0782dc20928ee8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589258373496832