Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2E |
Resumo: | O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações. |
id |
UFMG_2202a83cd64f92e66ea74be3624389d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK2E |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alexandre Gomes SoaresValdete Alves de Passos2019-08-11T19:09:13Z2019-08-11T19:09:13Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2EO presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administração ConhecimentoAção-reflexãoPedagogia de projetosGestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_valdete_alves_de_passos.pdfapplication/pdf191448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/1/tcc_valdete_alves_de_passos.pdfdae782da9a0025ac600f6dc03bb4bb55MD51TEXTtcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txttcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txtExtracted texttext/plain64997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/2/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txtf856fc7fe8336434d0782dc20928ee8aMD521843/BUBD-9WNK2E2019-11-14 04:57:29.879oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK2ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:57:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
title |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
spellingShingle |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas Valdete Alves de Passos Conhecimento Ação-reflexão Pedagogia de projetos Escolas Organização e administração |
title_short |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
title_full |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
title_fullStr |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
title_sort |
Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
author |
Valdete Alves de Passos |
author_facet |
Valdete Alves de Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdete Alves de Passos |
contributor_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Ação-reflexão Pedagogia de projetos |
topic |
Conhecimento Ação-reflexão Pedagogia de projetos Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T19:09:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T19:09:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2E |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK2E |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/1/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK2E/2/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dae782da9a0025ac600f6dc03bb4bb55 f856fc7fe8336434d0782dc20928ee8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589258373496832 |