Educação musical: variantes de práticas docentes na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Magda Nogueira de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9Q5HSE
Resumo: Este trabalho compreende uma pesquisa sobre o professor de música, com foco em sua prática no contexto da escola de Educação Básica. Partindo do pressuposto de que esses profissionais produzem um conhecimento prático, pautado em suas diversas experiências adquiridas ao longo da vida e nas condições de seu trabalho, a pesquisa teve como objetivo geral investigar como se consolida a prática do professor de música na escola de Educação Básica e guiou-se pelas seguintes questões: como os educadores musicais desenvolvem suas práticas educativas? Quais as estruturas que lhes dão significado? Quais concepções e conhecimentos justificam suas ações metodológicas na sala de aula? A metodologia adotada para esta investigação compreendeu um estudo multicaso de abordagem qualitativa, tendo entrevistas e observações como principais instrumentos de coleta de dados. Como marco delimitador, concentrei-me no programa de música da Secretaria Municipal de Educação de Itabirito/MG, fundado em 2005, debruçando-me nas práticas de três professores que integram o programa. A análise dos dados ocorreu em dois momentos distintos, contribuindo para uma compreensão do tema tanto numa perspectiva singular quanto global. Em primeiro lugar, cada professor participante foi compreendido como um caso único e completo em si, organizado em três categorias que versavam sobre a formação musical inicial, a formação acadêmico-profissional e a prática docente propriamente. Posteriormente, realizei uma análise transversal orientada pelas questões da pesquisa, culminando nas três categorias que constituem as categorias de análise, as quais denominei Variantes da Prática Docente em Música. Os resultados desta investigação apontam que as variantes da formação, da coletividade e da interferência colaboram para uma prática docente não linear, dinâmica e plural, remetendo à formação do professor, às relações com outros profissionais da área e à dinâmica instável da sala de aula.
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